Pomares em imagens

31 de agosto de 2010

Com os primos Bernardo, Miguel e Madalena.
Na piscina fluvial de Pomares.
No parque infantil de Pomares.
Na piscina fluvial do Agroal.

De volta

31 de agosto de 2010

Mas ainda de férias...
Foram óptimos os dias em Pomares. Como sempre, aliás. Esteve sempre calor e nada melhor que mergulhar na piscina fluvial, cheia de seixos polidos por baixo dos pés.
Aquela água límpida, ainda que fria, é sempre convidativa e eu nem sou friorenta.
De qualquer modo, sabe sempre muito bem chegar a casa.

O que será mais bonito?

24 de agosto de 2010

Ver um pôr-do-sol ou vê-lo nascer?

Ontem, em plena ponte 25 de Abril, pouco antes das 7 da manhã.

Ontem foi dia de revisitar o passado

24 de agosto de 2010

E foi muito bom. Triste também, com tudo o que recordar nos traz...
A casa dos meus bisavós ruiu por dentro. Está tudo destruído. As fachadas estão por um fio.
A nossa romãzeira lá estava, invicta e pejada de romãs, que não estavam boas para comer, mas ainda assim, carregadinha.
O tanque de tantos banhos de infância também lá sobrevivia. Enfim, espero que possamos, todos em conjunto, arranjar maneira de conseguir lá fazer uma casinha em lugar desta que já não tem remédio.
Os miúdos adoraram. O rio dá vida à vila, a serpentear pelos montes, o castelo lá em cima a guardá-la. É uma vista muito bonita. Estivémos na barragem de Belver e depois fomos para a outra margem, a um sítio mais escondido, mas muito bonito. 
Apanhámos chuva no caminho para baixo. Parecia que tínhamos vindo de outro planeta. 




A 7 horas de mais duas semanas de férias...

20 de agosto de 2010

...e mal posso esperar.
Na 2ª feira, começamos com chave d'ouro e vai a famelga toda à terra dos meus avós. Belver - Alvisquer, distrito de Portalegre. Já não vou lá, provavelmente, há uns 10 anos. As saudades são muitas e os meus filhos não conhecem. Vai ser uma espécie de regresso ao passado.

Não é d'agora

14 de agosto de 2010

Mas acho gritante o que eles crescem no Verão. 
É pés, cabelo, altura....quase que se sente de um mês para o outro.

E hoje tivemos companhia à tarde

14 de agosto de 2010

Os primos apareceram e eles gostam sempre de brincar todos juntos. O Rodrigo está muito lindo e crescido. Já esboçou uns sorrisos e até se portou muito bem, tendo em conta o verdadeiro xinfrim que os maiores fizeram no entra e sai, rua-casa.
Nós, as mamãs, pusémos a converseta em dia e engordámos mais um bocadinho à conta da mousse com chantilly que eu preparei para o lanche.  

Trança embutida

14 de agosto de 2010

Ela pediu-me muito. (eu sou um zero nestas coisas e com uma filha que só recentemente vai tendo algum cabelo que permita penteados, não tenho praticado). 
Hoje experimentei, foi uma coisa de instinto, pois nunca soube como se fazia. 
Acho que não me saí muito mal, mas não sei se ficou técnicamente correcta.
E amo-a muito, sim...sempre...

Têm sido dias difíceis

14 de agosto de 2010

Com a Diana. Achei, honestamente, que uma semana após termos entrado de férias, em que me debati com ela até à exaustão, estava mais calma, mais obediente. Uma semana após ter recomeçado na escola, o caos instalou-se novamente. Sinto-me muito saturada. São muitas as vezes, senão quase sempre, que me sinto uma falhada na minha tarefa de educar. Esta semana tive um princípio de noite de cão. Nem consigo encontrar palavras para descrever o estado de nervos em que fiquei, devido ao comportamento dela, muito menos conseguir explicar o circo que ela armou por uma insignificância. Sei que me descontrolei, que levou a primeira tareia, que lhe dei um banho de água fria, tal era o histerismo em que ela estava, que se mijou pelas pernas abaixo enquanto subia as escadas e gritava desalmadamente (coisa tão histérica para a deixar rouca no dia seguinte, não foram uns gritinhos). 
E isto tudo porquê? Tão simples como eu a ter chamado umas 3 vezes para vir para a cama e ela ter feito ouvidos moucos. Comecei a subir as escadas com o Gabriel e ela ainda me disse: mas eu quero colo! Eu disse que não havia problema nenhum, era só ela vir até às escadas que eu a apanhava (das escadas ao sofá, onde ela estava, são 2 metros, se tanto). Estive ali uns 5 minutos a insistir com ela e nada. Cansei-me. Disse:
- ou vens ou a mãe vai subir e depois tens de vir sozinha. Vens ou não?
E não se mexeu. Subi. E o espectáculo deplorável começou segundos depois. 
Sei que o coração quase que saía pela boca, de tão descompassado e que as pernas ficaram fracas.
Depois de já a ter deitado, chorei. Sentia-me a pior criatura à face da terra. Secou-se-me a garganta de a saber deitada sem um beijo meu. Ao mesmo tempo revolta-me ela ser assim. Não sou assim tão intransigente, o que será que faz com que me prove a este ponto? Que mal faço eu? 
E andamos nisto. Ela acha que temos de nos vergar perante as exigências dela, quando e como quer...e eu sei que não posso facilitar, mas nunca sei se estou a fazer a coisa certa.

Foi há meio século

13 de agosto de 2010

Que a minha mãe nasceu.
Happy Birthday Mom!

E hoje foi dia

13 de agosto de 2010

De trazer a cria mais velha comigo para o trabalho. O que vale não temos por cá chefias e estamos numa de relax.
Falta pouco para eu gastar uma resma de papel à conta dos desenhos que ele já pintou. Agora está numa de fazer corridas com a cadeira de rodinhas. Acho que ainda destrói o gabinete do boss...ai!

Da vida

11 de agosto de 2010

Normalmente não falo do que me atormenta. Porque na verdade os pensamentos vêm ter comigo, mas eu não os alimento. Mas eles cá andam. Não sou diferente de ninguém.
Fez, há dias, um ano desde o assalto à nossa casa. Um ano. E ainda hoje o meu, já de si, sono leve se desperta em sobressalto com algum ruído fora do comum. Será que a porta ficou bem fechada? Será que?
Uma das coisas que se cimenta, aos poucos, na nossa vida de adultos e que no fundo torna tudo tão cru, é a morte. Odeio a morte, de morte. Depois de ser mãe ainda me adensei mais nesta coisa que parece que paira sempre sobre a nossa cabeça, para onde quer que a gente vá.
Não vou dizer que me tira o sono, mas invade-o mais vezes do que gostaria. Antes de ir de férias, os pensamentos de todas as possíveis ameaças à minha felicidade surgem sempre, a conta gotas. As piscinas, viajar de carro....e mais...
Vejo tanta desgraça a acontecer a boa gente, que penso, que raio faço eu, para merecer estas poucas boas coisas que tenho? As mais importantes...os meus, a saúde, a vida...a oportunidade de continuar...
 As imperfeições deste mundo agigantam-se em nós...é o que mais detesto, nisto de ser crescido.
Mas como mãe, tenho de os largar ao mundo que temos, é nele que têm de se fazer homem e mulher, aprender, amar, brincar, chorar, rir...tenho de os soltar aos elementos. Porque nada pára, à espera que as minhas inseguranças se calem. E só quando me tornei mãe percebi que amar é isto. Correr riscos todos os dias. Correr o risco de perder.
E tenho a minha fé...o meu Deus...real...e os medos existem, ainda assim. Pergunto-me como será mil vezes mais vazia e angustiante a vida de quem não se aquece com a fé, de quem não se alivia nela.
E pergunto-me, em tantos momentos, se a fé me fará corajosa, caso nalguma altura infame a vida me pregar alguma rasteira.

Coisas dela

11 de agosto de 2010

O meu marido tem um leão tatuado na omoplata direita. Agora é normal andar sempre em tronco nu pela casa. Há dois ou três dias, estavam ambos na cozinha e ouvi a conversa da Diana para o pai:
- ó pai, onde é que arranjaste esse leão? foi no Bolicao?
Eu, na sala, já me ria, em modo surdo-mudo.
- não, filha. Fui a uma loja e um senhor desenhou na pele do pai.
. ah!!! eu também quero uma. 
- não, filha. Ainda és pequenina. 
- mas quando for grande, quero. Da Barbie. 
ahahahahahahahahahahah!!!!

3 anos e 10 meses

11 de agosto de 2010

E ela já só pensa em fazer 4 anos.
Desde tão cedo, cheios de pressa de crescer...se eles soubessem...

Sádicos

10 de agosto de 2010

Os meus filhos têm especial prazer em ouvir a história de como "nadaram" dentro da minha barriga durante 9 meses, em como a esticaram muito até não dar mais e que por causa deles a barriga da mãe é mais gordinha.
Ao melhor estilo do Capuchinho Vermelho, a pergunta impõe-se várias vezes ao dia:
- porque é que tens uma barriga tão grande, mãe???
E quando me faço desentendida, por estar farta de repetir a mesma lenga-lenga, eles repetem-na por mim. Tão bom (not!)
Acho que vou deixar de tomar banho com o raio dos pirralhos, sob pena de a minha auto-estima não aguentar a pressão.

Do calor

10 de agosto de 2010

Já aqui desabafei muitas vezes, que nestas alturas penso muito no quão bom seria poder proporcionar aos meus filhos férias de Verão à antiga. 3 meses de lanzeira...aproveitar o calor até o deitar pelos olhinhos. 
Como tal não passa de um desejo, hoje lá levámos o Gabriel à minha irmã (que felizmente está de licença de maternidade, em casa e pode socorrer-me este ano) e a Diana ao colégio (que, felizmente também, está aberto todo o ano). Com temperaturas de 39º, ontem pediram-nos que levássemos biquíni e toalha, para poderem dar banhos de mangueira à criançada. É o melhor que se arranja, filhota...e sei que te divertes, de certeza.

Uma das minhas maiores paixões vintage é a Sarah Kay

9 de agosto de 2010


E fiquei deslumbrada quando me deparei com estes looks inspirados por esta boneca que me fez e faz sonhar.  Uma espécie de Sarah Kay para miúdas mais crescidas.
Quero!!!!!!

Pequenos nadas, que me dão tanto prazer

8 de agosto de 2010

Saborear uma bola de berlim sem creme (e não é porque tem menos calorias, é porque é assim que gosto delas) na praia.

Da praia de hoje

8 de agosto de 2010

A água estava uma maravilha. Sempre nublado, mas um calor daqueles. Vento quase 0. Estivémos lá muito bem até às 19:30. Os miúdos nem queriam vir embora.
E amanhã já é dia de horários, trabalho e escola. São só 2 semanas. Depois há mais descanso.

Das bimbices

8 de agosto de 2010

Pois que bimbei nesta última semana, uma maravilhosa e fresca mousse de limão com bolacha de que ficámos fãs, aventurei-me nos pastéis de bacalhau, que passaram com distinção nas papilas gustativas do perito cá de casa (o pai) e ontem, na derradeira facada à linha, fiz uma mousse de chocolate com chantilly e bolacha moída.

Hoje acordámos com chuva a bater na janela...

8 de agosto de 2010

...mas, apesar de cinzento o dia está abafado. A casa continua quente e eu não deixo de me sentir pegajosa a toda a hora. 
Os meus filhos estão numa jornada contínua de Tom Sawyer desde as 10:30 da manhã. O pai queria ir à praia, mesmo assim. Eu não estou com muita vontade.
Veremos.

I'm a vintage person II

7 de agosto de 2010

Tenho a sorte de ter poucos, mas bons amigos

7 de agosto de 2010

Daqueles que gostam dos meus filhos à séria, daqueles a quem confio as minhas pequenas crias sem pestanejar. Que os mimam e repreendem, que os abraçam e lhes torcem o nariz quando eles ultrapassam os limites do razoável. Às vezes têm mais paciência para eles do que eu, que ando saturada e gasta e agradeço pelo tempo que lhes dispensam. E o melhor de tudo é o carinho que os meus filhos lhes têm, que cresce na proporção do convívio e do amor que lhes é dado. Só posso ficar grata e muito feliz.

Manos

7 de agosto de 2010

Últimamente têm andado mais cooperantes e amigos. Sinto-lhes a cumplicidade a crescer, ainda que isso aconteça fruto de muitas zangas e desavenças.

Enquanto o pai parou para comprar umas coisas de última hora

6 de agosto de 2010

E o mano dormia no banco detrás, nós divertímo-nos a tirar fotos. É que ela está sempre pronta a colaborar. 
(normalmente só não não o faz quando a contrario e ela usa isso para se "vingar")

Último dia de férias

6 de agosto de 2010

A preguiça e o calor imenso estavam a toldar-me a vontade, mas como o marido não equaciona outro programa durante o Verão que não seja praia, lá fomos, queimar a última tarde de férias.
Estivémos na praia até às 19:30. Não resisti a levar a máquina para poder registar a minha miúda no mar. É uma coisa verdadeiramente banal para toda a gente, mas eu esperei quase 4 anos para a ver feliz a brincar nas ondas.
 Já o Gabriel, só pensa em jogar à bola. :)

Aos quase 6 anos

5 de agosto de 2010

Enquanto joga à bola pela casa e finta cadeiras e mesas, faz o relato em simultâneo.
- e nuno andré coelho passa para liedson e liedson finta, não consegue, passa para miguel veloso...
O pai interrompe - ó Gabriel, o miguel veloso já não é jogador do Sporting.
- na minha concepção ainda é.
Ficámos embasbacados a olhar um para o outro, pois...

Shouting out loud

4 de agosto de 2010

A minha filha entrou no mar!!! A minha filha entrou no mar!!
Do nada, sem ninguém lhe dizer uma palavra, foi molhar os pés na zona de rebentação. Voei para o pé dela. Nem queria acreditar.
- vês, mãe, já não tenho medo. Estás feliz comigo?
E por ali esteve, na zona em que as ondas já vêem pelo joelho (dela), até começar a sentar-se e a levar com as mini ondas nas costas. Eu estava boquiaberta. Ao fim de quase 4 anos a minha miúda tomou banhos de mar.

Ela é a minha miúda mais boa

4 de agosto de 2010

Digo muitas vezes que a sorte dela é ser gira e fofa. Os nossos dias não são fáceis. Dou por mim, muitas vezes, mais do que as que desejaria, a gritar com ela e a recorrer às palmadas. Ontem foi um dia bom, no meio de todos os dias de neura. À noite, já à hora de deitar, mesmo na altura em que lhe dou o beijinho de sempre, perguntou-me:
- hoje portei-me bem, não portei, mãe?
E eu recapitulei em segundos o nosso dia e disse-lhe que sim:
- sim, filha, a mãe ficou muito feliz por te teres esforçado para ser obediente, hoje. Não é bom?
E vou almejando que estes dias sejam o normal e não o contrário.

Actividades radicais

4 de agosto de 2010

Para o pai, arvorismo. Para o filho, iniciação ao surf. Diz que até se conseguiu pôr de pé e tudo, mas desse feito não há fotos.

Da ternura imensa (II)

3 de agosto de 2010

Do que me foram lembrar

3 de agosto de 2010

Capilé é só sinónimo das tardes de Verão da minha adolescência. 
Há muito que não degusto um refresco destes. 

João, o Feliz

3 de agosto de 2010

João Pedro - 3 meses e 1 semana

Foi uma semana de delícias com este miúdo giro. Tem uns sorrisos contagiantes, que não precisamos de lhe  arrancar a ferros. Eles fluem à velocidade da luz. Não deu trabalho nenhum, não perturbou nunca a dinâmica de grupo. 
Concluo que as mulheres da família é que são duras de roer, porque os machos são doces e bonacheirões, coisa que o João veio confirmar.

Primos tontos

3 de agosto de 2010

Do próximo ano lectivo

3 de agosto de 2010

Ainda não é este ano que o Gabriel entra no 1º ciclo. Só abriram uma turma, de 24 crianças. Quase nenhum dos condicionais entrou. Será mais um ano de pré-escolar.
O pior é que a Diana também não entrou na pré da escola dele. Significava ficar ao pé do irmão, perto de casa e uma poupança significativa nas nossas contas. Está em lista de espera, em 6º lugar. Não sei se terá hipóteses de entrar ainda no decorrer deste ano. Ou seja, continuará tudo igual.

Férias 2010 - Zmar

3 de agosto de 2010

 Praia dos Banhos - Porto Covo
 Praia da Zambujeira
 Parque de Campismo - Zmar
 Na piscina
 Praia de Odeceixe
 Praia do Malhão
A piscinar....outra vez
Moínho da Asneira

Ora cá estamos, de regresso a casa

3 de agosto de 2010

Esta semaninha fora soube muito bem. Gostámos imenso do parque de campismo. As casas de banho são muito limpas, com condições acima da média. A piscina é uma maravilha. O parque infantil idem. Gostei de tudo. A falta de árvores nem me fez assim tanta confusão. Conhecemos praias que ainda não tínhamos visitado e gostei de todas. Nada como a costa alentejana, na minha opinião, claro.
O menos bom foram mesmo as birras e teimosias constantes da Diana, que aconteceriam em qualquer sítio, mas enfim...já não sei que faça. Aguardo pelo dia em que isto acalme, senão dou em maluca.
Segue-se a reportagem fotográfica.
Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |