Roma ♥

7 de novembro de 2017

Novembro chegou, e com ele trouxe o momento de desfrutar da minha prenda de aniversário.
Partimos no dia 1, feriado, e o voo atrasou 2 horas por conta do nevoeiro cerrado que se fazia sentir em Lisboa nesse dia.
Um bocadinho frustrados por perder todo o dia, chegámos a Roma ao fim da tarde. Às 17h30 já era noite escura. Ainda assim, cheios de vontade de explorar, lá fomos à descoberta.
O metro de lá é uma sombra do nosso. Só há duas linhas e nenhuma delas passa pelo meio da cidade, calculo que para não correrem o risco de danificar o subsolo sob todas aquelas ruínas históricas. Então o verbo foi mesmo andar, andar, andar. Fomos de metro até à Piazza del Popolo. Seguimos a pé até à Piazza di Spagna, comemos umas castanhas assadas e ao virar uma esquina absolutamente comum demos de caras com a Fontana di Trevi. A pessoa até fica sem ar de tão despreparada que está para contemplar tal obra de arte.
Passámos pelo Panteão e pelo Templo de Adriano e por fim, com a barriga a dar horas, parámos num dos inúmeros restaurantes de rua, amorosos e acolhedores para saborear uma pasta. O ambiente nas ruas é animado e o aroma é de dar fome, mesmo.
Já cansados, percorremos o caminho até à estação de metro do Coliseu, para regressar ao nosso quarto, perto da Estação Termini. E que visão...o monumento em honra de Vitório Emanuel, primeiro rei de Itália, é de um portento inexplicável. Colocar um carro puxado a cavalos, conduzido por homens com asas e de ar heróico no topo de qualquer edifício é meio caminho andado para imprimir no observador um espírito de deslumbramento e temor. 
E depois, mesmo ao fim da mesma avenida, revelando os seus contornos à medida que avançamos, ei-lo, o Coliseu.
Não vou ser exaustiva, para não aborrecer quem lê, mas gostámos muito da zona de Trastevere, pitoresca e casual. O caminho ao longo do rio Tevere é maravilhoso, sob as árvores a mudar a cor das folhas, inclinadas perante as margens do rio. A Praça de S. Pedro, e todos aqueles edifícios à volta é, também ela, uma zona grandiosa. Nesse dia apanhámos uma bela duma chuvinha. Mas depois da chuva parar, tudo ficou mais bonito.
E Roma é isto. Um colosso. 







5 comentários:

  1. Olá, leio-te sempre, mas não comento. Tenho uma Rita da idade da Diana, está tudo dito, apesar das diferenças de personalidade... Roma é a minha viagem há muito adiada, por isso tive de vir comentar. Adorei o que contaste e fico à espera de mais. Queria saber, sobretudo, do alojamento e das deslocações (andar, andar, ok... ;) ), do que gostaste mais e menos, da comida... Beijinhos! MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, M João Monteiro! Obrigada pelo teu comentário. Nós quando viajamos sozinhos não somos esquisitos com o alojamento (até porque não temos orçamento para ser muito exigentes). Desde que seja limpo e tenha WC privativo, está ok. Só vamos ao quarto tomar banho e dormir. A localização também é importante. Ficámos no Albergo Enrica, perto de Termini, que é de onde partem os transportes para todo o lado. Não sendo no centro está perto dos transportes. Achei satisfatório. Pessoal simpático. Só achei o pequeno-almoço pobrezinho. Gastámos 6€/dia no metro. Utilizávamos de manhã para ir para a cidade e depois ao fim do dia para regressar ao quarto. De resto, foi andar para toda a parte. Nas zonas dos restaurantes é chato, porque te chamam quando passas, sempre a aliciar para entrares. É mais caro comer do que cá e beber então... É difícil comer por menos de 12€/pessoa a menos que vás ao Mac. Sinceramente, acho que é difícil comer mal em Itália. Os queijos são maravilhosos e as pastas também. Não consigo dizer que não gostei de alguma das refeições que fiz. Há pizzas melhores e piores, mas mesmo as que não são o pináculo da gastronomia são boas. Tentar sempre não comer em zonas demasiado turísticas. Escolher sítios mais afastados. E é isto...assim de repente, que me lembro. Beijinho

      Eliminar
  2. Muito obrigada por tão rápido comentário personalizado! De facto, penso que em Itália se come bem (já lá estive, há séculos, mas não em Roma, por isso quero muito ir.A ideia é irmos os 3), mas que é caro, apesar de ser mais barato do que a Inglaterra ou a Holanda, ode a variedade é pouca e o preço exagerado. Sou professora de português (e francês, este deixado de lado) e adoro estas viagens. No entanto, a idade deixa-nos preguiçoso e no verão só queremos é sopas e descanso e acabamos por nos assustar com os preços de 4 dias numa cidade, por mais que nos interesse... Prioridades de gente acomodada. Fico À espera de mais fotos e mais comentários. Hoje estou a distrair-em dos testes que tenho de inventar...

    ResponderEliminar
  3. Tb eu fiquei num hostel perto da estacao termini, tb eu adorei Trastevere...mesmo nao gostando de queijo adoro a comida italiana....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha. Tanta coisa em comum. ;) Mas já eu adoro queijo...embora a comida italiana vá para além do queijo. :)

      Eliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |