Mas estou quase sem voz.
Tv ligada na Rtp 2. Estão a dar os desenhos de uns pinguins. Diana quer ver o Zig Zag, porque deve estar quase a dar o Ruca e reina a harmonia. Gabriel acha que aquilo é uma chachada e preferia ver o canal Panda, porque está a dar o Jerónimo Stilton e termina a harmonia. Mãe faz-se de parva e retira o comando das manápulas da mais nova e guarda-o bem longe. Pai intervem, sem necessidade, muito embora a mãe entenda perfeitamente os seus motivos, mas tinha escolhido não abrir a boca pois o mais velho, como sempre ( eu sei que faço mal) resigna-se e estava a comer e a mais nova estava a comer também e ninguém estava a chorar, o que, básicamente, é o grande objectivo matinal da mãe.
Mas o pai muda de canal (OMG!) e diz:
- oh Diana, estes desenhos não prestam, são para bebés, estes aqui são muito mais giros.
Gabriel em silêncio, Diana abre a goela, chora, 5 minutos depois ainda não agarrou na colher para comer, eu dou-lhe umas ordens mais acesas, para não lhe dar uma galheta, ela diz que lhe dói a barriga e reina o caos. Pai sai de fininho e mãe vai atrás dele agradecendo-lhe a sua infinita sabedoria, mas que há conflitos que podemos evitar a bem da sanidade mental de todos.
10 minutos depois:
- oh mãe, a Diana não está a comer!
- porque dói-me a barriga...(com tom de lamúria enervante)
. oh mãe, a Diana não come com a boca fechada!!!
- porque eu não consigo!
Visualizar mãe a morder-se para não os esganar. E ter uma casa de dois andares não ajuda. Grita-se um bocado, para não se ter que andar a subir e a descer escadas a cada instante.
(e isto sem falar na minha filha a acordar às 4 da manhã, com um timbre límpido e desimpedido, como quem não estava a dormir a perguntar quanto tempo falta para se levantar)