Ser irmão

12 de junho de 2010

Lembro-me muitas vezes de como éramos um núcleo tão fechado, nós, entre irmãs.
Os conflitos existiam, óbvio, disputávamos brinquedos, protagonismos nas brincadeiras, posições, primazias, o que era de quem, quem era quem, quem fazia isto ou aquilo. Mas, honestamente, não me lembro de chamar os meus pais (mais a minha mãe, que era quem estava todo o dia em casa) para dentro das nossas confusões para que as resolvessem, aliás, tenho a viva noção de que achavamos isso pouco desejável e evitavamos essa situação a todo o custo. Tenho presente que sempre que a minha irmã ameaçava chorar ou contar alguma coisa à minha mãe, eu arranjava maneira de contornar diplomáticamente as minhas vontades de maneira a que ela ficasse satisfeita e que eu não ficasse totalmente prejudicada. Recordo momentos em que me apetecia esganá-la, em que as coisas corriam mesmo mal, mas as celeumas eram nossas e em nós ficavam. Terão havido excepções, acredito que sim, mas a regra era esta. 
Hoje não noto isto nos meus filhos. Não se esforçam por negociar entre si, trazem-nos quase todos os conflitos para que os resolvamos por eles. Será um sinal dos tempos??

6 comentários:

  1. acho que é um sinal dos tempos sim. ou então, somos nós... que não fazemos o que os nossos pais faziam das poucas vezes que tínhamos a brilhante ideia de fazer deles juízes de conflito: Um tabefe a cada filho e não queriam ouvir nem mais um piu! :)

    ResponderEliminar
  2. eu acho que tem a ver com as idades...deixa-os crescer mais um bocadinho e logo vês ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu não acho... sou mais nova que o meu irmão 22 meses - ele super arrelaidor e eu super queixinhas.

    ResponderEliminar
  4. acho que tem a ver com as idades e personalidades. mas tb acho que eles vão aprender a negociar entre si quando perceberem que ir chagar os pais só "os vai lixar". provavelmente as tuas recordações reportam-se a uma idade mais crescidinha. .... deixa-os poisar .... lol

    ha e agora lembrei-me de uma coisa que a minha mãe fazia connosco: se não resolvêssemos os nosso assuntos a bem nos puséssemos com queixinhas, ela nem queria ouvir, ficávamos logo os dois de castigo e pronto (o castigo era quase sempre limpar a casa lol)

    ResponderEliminar
  5. eu acho que talvez isso contigo e a tua irmã acontecesse mais tarde Raquel. o Gabriel e a Diana ainda são muito pequenos para esses "esquemas"... da-lhes tempo!

    ResponderEliminar
  6. Concordo a 1000%. Mãe e pai fora das discussões. Estes estão sempre a chamar por nós. LOL

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |