...

30 de abril de 2010

Pedi à minha mãe para lá ir, de modo a minimizar a minha falta. Foi pior a emenda que o soneto. Ela reagiu muito mal. Não ligou nenhuma à avó e, depois de a minha mãe falar com ela, pois estava triste ao colo da auxiliar e não queria ir para junto dela, perguntou-lhe:
- queres que a avó se vá embora?
E ela respondeu que sim. Fiquei triste, zangada ao mesmo tempo, sei lá. Um misto de sentimentos.
A minha mãe acabou por ir embora. 
O que mais me enervou foi, quando a fui buscar, tudo me soar a falso. Como se a educadora nem tivesse dado conta que ela tinha estado triste. Eu estava de cara trancada e ela só falava de que depois me arranjaria fotos, e que a Diana tinha estado muito animada. Animada??? Depois do que a minha mãe me contou???
Não devia ser da minha filha que ela estava a falar e quando a confrontei, percebi que nem tinha dado conta que a minha mãe lá tinha estado. Acabei por não dizer de minha justiça, pois estava muita gente, não era o momento nem o local, mas hei-de fazê-lo.
Chegadas a casa, falei a sós com ela. Repreendi-a por ter sido má para a avó. Perguntei-lhe porque se tinha comportado daquela maneira e fi-la ligar à avó para se desculpar. Ao ouvir a avó do outro lado, vieram-lhe as lágrimas aos olhos.
Morri por dentro quando ela disse:
- mas eu cantei para ti e tu não estavas lá.
E agora digam-me lá. Uma educadora não devia pensar nestas coisas quando marca eventos destes? 
Há pedagogia ou psicologia neste tipo de situações???
E a minha filha, que tem 3 anos, sente estas coisas e não vai lá com manobras de diversão. Sentiu-se traída quando viu a minha mãe, porque deve ter percebido que ela vinha para "tapar o buraco". 

8 comentários:

  1. oh amiga, um grande beijinho e um grande abraço. Compreendo a tua zanga. Também compreendo a Diana, coitadinha. A tua mãe também deve ter ficado triste. Que situação. Tenta fazer o que te sugeri. Faz qualquer coisa só com a Diana, pede-lhe para te cantar a canção outra vez. Fizeste bem em fazê-la pedir desculpa à avó, mas se calhar também tens de lhe pedir desculpa a ela, ainda que a culpa não seja tua. Eles percebem bem mais do que a gente pensa - como aliás a reacção dela à presença da avó mostrou. Acho muito bem que digas de tua justiça e o quanto antes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. e eu fiquei de lágrimas nos olhos...como te compreendo e teria ficado igual.
    Também acho que a escola tem de ter em consideração que nem todos os pais se podem dar ao luxo de pedir tardes sempre que é necessários ir aos eventos da escola.Ainda esta semana houve um passeio na escola, algumas mães foram, eu não pude ir. :(

    ResponderEliminar
  3. eu continuo a achar o dia da mãe e do pai uma parvoíce, pk para além de ser uma fonte de stress para mtas famílias (por não conseguirem acompanhar os filhos), existem mtas crianças sem mãe e sem pai que sofrem imenso nesses dias. A culpa é do sistema!! e do cavaco, claro! lol

    ResponderEliminar
  4. Não podia concordar mais contigo, Rodrigo.

    ResponderEliminar
  5. Raquel, as crianças são muito sensíveis e sentem isso tudo mesmo. estes dias, tipo da mãe, do pai, da criança, servem para quê? para nada. são dias pura e simplesmente comerciais. servem para vender produtos porque no fundo, quem é mãe, é mãe todos os dias, quem é pai, é-o diariamente e as crianças que o podem ser, tb, o são todos os dias... acho que a escola deve trabalhar o tema, e acho fundamental tentarem envolver os pais nas rotinas e actividades, sem dúvida, mas percebo perfeitamente que muitas mães e pais não possam estar e os miudos ficam abalados com isso, já te contei do episódio de carnaval no colégio da minha. cortou-me o coração :( a mim soube-me bem ter estado com a Joana no colégio e vivenciado um pouco da rotina dela, mas sei que muitas mães não têm a minha sorte e sim, é cruel fazer uma criança passar por uma situação destas. beijinho querida... acho que nenhuma palavra que te diga te çpossa ajudar a minimizar a tua dor e a dor da tua menina... mas queria dizer que gosto muito de vocês...

    ResponderEliminar
  6. As escolas esquecem-se disso... e eles ficam realmente tristes.... No colégio dos meus marcaram o dia da família com 2 meses de antecedência para que os pais (pai e mãe ) possam marcar a tarde de férias ou avisar atempadamente no emprego... Um beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |