Afinal a minha filha não é uma bandida da pior espécie

28 de janeiro de 2010

Hoje liguei para falar com a Educadora. Infelizmente, nunca consigo vê-la porque à hora a que a deixo na escola ela ainda não está.
Partilhei com ela a minha preocupação com as últimas atitudes da Diana e ela descansou-me um pouco.
A Diana entrou naquela escola com 22 meses. Já não usava fraldas de dia e falava pelos cotovelos. Tem uma personalidade muito vincada e é extremamente comunicativa. A menina que tem sido alvo das atitudes menos simpáticas por parte da Diana é um ano mais velha. Na altura eram inseparáveis, muito porque a Diana era quase idolatrada pela amiguinha que, segundo a educadora explicou, é muito insegura e reservada. Pergunta-lhe constantemente se é amiga dela e se gosta dela. Tem uma quase obsessão pela Diana, que faz com que não se ligue a mais nenhuma criança da sala convenientemente. (o ano passado, depois das nossas férias, chegaram a dizer-me que a menina em questão parecia andar muito triste, e que quando a Diana voltou mudou radicalmente de disposição)
A Diana está mais velha, cada vez mais independente, e chegou provavelmente a um estado de saturação. Claro que temos que lhe mostrar que não está a ser correcta, mas a educadora diz que estão a tentar de tudo para que a outra criança corte os laços profundos que criou e que se ligue a outros colegas. As crianças não medem e ela está a reagir como pode, e eles são muitas vezes cruéis, porque ainda não sabem ser políticamente correctos. Pelo menos agora consigo dar o desconto. Vamos devagarinho, espero que passe e que ela aprenda com tudo isto.

3 comentários:

  1. Acho que estás a agir lindamente em relação a este assunto. Acho a Diana ainda não tem noção de muita coisa (só tem 3 anos) e obviamente terá as suas razões inconscientes para agir desta forma, e isso tem pouco a ver com a educação que lhe dás. No entanto, e se eu fosse a outra mãe, provavelmente gostaria que falásses comigo e me explicasses que desaprovas a atitude da tua filha e que estás a fazer (o que é um facto) tudo o que está ao teu alcance para fazeres ver isso à Diana. Apenas porque isso é tranquilizante para a outra mãe. Entretanto, e pode parecer cruel, uma pequena encenação à Diana do que significa provar do mesmo veneno (sendo também gozada) talvez fizesse milagres, porque apesar de ser forte e independente certamente também não gostará.
    Na escola do David já soube de vários casos de Bullying que, by the way, cada vez começam mais cedo, e que foram sanados assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. era o que te tentava passar no e-mail que te escrevi, que a AL precisa que a ensinem a reforçar a sua auto estima e precisa de vingar, no entanto, acho muito importante que faças ver e sentir à Diana que é cruel a atitude dela, é importante ela perceber que se lhe fizessem o mesmo, ela iria ficar tão triste quando a AL e iria sentir-se igual a ela. nunca ninguém disse que a tua filha era uma bandida da pior espécie :)! exagerada! estas coisas entre crianças são mt comuns e como nenhuma é igual à outra, umas têm feitios como a tua, outras, têm feitios como a AL, ou como a minha que penso que está no meio termo mais para a AL, precisamos é de ensina-las, a ambas, a crescer o mais equilibradamente possivel.

    ResponderEliminar
  3. Como sempre acho que agiste correctamente!
    REalmente essa foi a forma coo ela encontrou de dizer à amiga que também precisa de espaço!

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |