Maravilhas da neurose nacional com a Gripe A

18 de novembro de 2009

Começo a ficar verdadeiramente agastada com tudo isto. Febre, que resulta de tantas outras maleitas que são fruta da época, como diz o povo, agora é um drama. Hoje, na escola dele, não mo queriam deixar entrar.
- papel do médico, tem?
- não. só tenho o papel do Centro de atendimento à gripe, em como ele tinha de ficar o dia 16 e 17 em casa para ser vigiado. ao fim de 24h sem febre e se não surgisse mais nenhum sintoma, que foi o caso, poderia regressar.
- pois, mas temos recomendações específicas da delegada de saúde...
- pois, e eu e o meu marido temos de ir trabalhar e nem sabemos se o que ele teve foi Gripe A, porque nem sequer lhe fizeram análises. Ninguém em casa teve nada e estivémos sempre a cuidar dele. no centro de atendimento à gripe não se mostraram preocupados com o caso dele, senão tinham passado a quarentena de 7 dias.
- pronto, deixe-o, já sei que vou ser chamada à atenção...traga-me lá então o papel da justificação que lhe deram.
E andamos assim...estou com uma neura daquelas.
No meio disto tudo, o que é mais descabido para mim nem é pedirem um papel do médico a atestar que ele está bem, é que, quem fica os 7 dias em casa, não precisa de justificativo nenhum e pode bem não ter tido Gripe A nenhuma, porque agora não fazem análise a ninguém que não tenha problemas crónicos de saúde ou respiratórios. É perfeitamente idiota.

adenda: liguei para a escola e falei com a coordenadora, no sentido de lhe dizer que ao fim da tarde iríamos com ele ao centro novamente, para que, após observarem o Gabriel, passassem o papel com como não tem nada e não representa perigo de contágio para ninguém.
Foi muito simpática, percebeu o meu ponto de vista, mas reiterou, e eu percebo, que têm de cumprir as ordens que recebem, mesmo quando não fazem muito sentido.

6 comentários:

  1. Podes crer...agora tudo é um drama xiça!


    Bjs

    ResponderEliminar
  2. sim...

    olha a B. há 1 mês teve febre na escola. SÓ febre e no telefonema a pedirem me para ir buscá-la pediram me para não comentar com ng(nenhum dos pais) que ela tinha febre

    ResponderEliminar
  3. Que exagero...nunca vi nada assim :!

    *********

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, mas as orientações do plano de contingência para todas as escolas do país passa por aí: em caso de febre ficam 7 dias em casa, para regressar antes só com declaração médica em como não há perigo de contágio. A explicação é simples - o contágio da gripe A dura 7 dias, logo a partir daí já não há perigo.
    Claro que é complicado para os pais, mas é uma questão de prevenção. E não vale a pena reclamar na escola, as orientações vêm de cima.

    ResponderEliminar
  5. opá nem me digas nada, a minha hoje vomitou o almoço e fizeram-me ir busca-la à escola para a vigiar em casa achas normal? amanhã regressa porque não tem nada...

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |