Da reunião

28 de abril de 2009

Correu bem. Não vou dizer que fiquei satisfeita a 100%, mas...
Ela mostrou-se disponível. Deixou-me trazer o Projecto Pedagógico do colégio para casa, para analisar e disse-me que está tudo bem com o Gabriel.
Manifestei-me em relação ao facto de achar que ele está muito atrasado nos grafismos. Os desenhos são super rudimentares (os braços, na figura humana, ainda saem da cabeça, não faz pescoço) e isso preocupa-me. Ainda não definiu a lateralidade. Continua a passar a colher ou os lápis de uma mão para a outra enquanto come ou desenha.
Ela desvalorizou tudo. Para ela, avaliando o todo, não existe nada de errado que motive preocupação. Acha simplesmente que ele ainda é muito infantil e precisa de brincar. Segundo ela, os rapazes despertam para as manualidades e para o desenho mais tarde, e que cada criança tem o seu próprio ritmo. Acha que de um momento para o outro ele "dá o salto" e que, muito embora ele faça trabalhos quando assim tem de ser não se deve impôr ou exigir que ele já saiba fazer números e letras, ou mesmo escrever o próprio nome.
Não sei se concordo, mas acabei por me calar e decidi ver como corre até ao fim do ano.

5 comentários:

  1. Compreendo a tua posição.
    Acho que fazes bem em esperar para voltar a avaliar a situação... Há-de correr tudo bem!

    ResponderEliminar
  2. Calma!
    Ele tem tempo de crescer!
    Vais ver que "dá o salto" de ummomento para o outro!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. olá!
    já há mto tempo k n comento mas hj n podia deixar passar em branco!
    o Gabriel está na sala dos 4 anos, certo?
    ainda n escreve o nome, nem faz grafismos simples?
    realmente cada escola é uma escola, no JI onde trabalho os meninos de 4 anos começam a escrever e fazer fichas logo no início do ano lectivo... mas isso depende de escola para escola e de modelo de ensino para modelo.
    quanto a não teres acesso ao projecto é que não me parece bem, afinal não sabes o que os gabriel vai fazer ao longo do ano lectivo.
    é certo que trabalho há mto pouco tempo mas na minha formação sempre foi muito claro que os projectos têm que ser entrgues no inicio do ano lectivo.
    mas não te preocupes que no pré escolar ele recupera e como ele é uma menino muito inteligente vai ter muito sucesso!
    beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  4. eu só acho que deverias ter acesso (e ter contigo!) ao projecto pedagógico no início do ano lectivo e não agora...!

    ResponderEliminar
  5. a minha opinião tu já sabes e concordo mt com a Inês, devias ter tido logo no inicio essa reunião e teres-te enteirado logo do projecto educativo para veres se te interessava. mas dá o beneficio da dúvida, aguarda até ao final do ano e tendo presente que o que ela te disse de cada menino ter o seu próprio ritmo de crescimento, ser verdade. um beijinho grande e um excelente fim de semana. Não devo voltar aqui mais até à semana que vem. vamos de mini férias. bjs nos pequeninos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |