Ando um pouco insatisfeita

16 de abril de 2009

A nível do desenvolvimento escolar deles. Sinto que não são suficientemente estimulados na escola. O ano passado, quando o Gabriel trouxe a capa dos trabalhos foi uma grande desilusão. Inúmeras folhas cheias de rabiscos. Nada que saltasse à vista.
Este ano ainda não houve uma única reunião de pais. Podiam pelo menos ter algum informativo aos pais, para que tivessemos uma noção da evolução deles. Nada.
O Gabriel ainda não sabe sequer copiar o próprio nome. Com 4 anos já há crianças que assinam os seus trabalhos. Ele não sabe. Se conhece algumas letras é em casa que lhe ensinamos.
Quando o deixo, olho para os placards e não vejo nada que me indique que já trabalhem com eles coisas mais específicas de preparação ao pré escolar.
Na sala dela já vejo mais algum cuidado e criatividade. A Educadora é de outra geração e talvez já tenha outras noções, ou simplesmente tenha mais vocação, não sei.
Sei que sinto que tomam mais conta deles, e a este nível nada tenho a apontar, mas que a parte do estímulo da aprendizagem fica um pouco de lado.
No outro dia o Gabriel recebeu um livro de actividades do Ruca. Devorou aquilo tudo. Enquanto não fez todas as actividades não descansou. Notei-lhe o interesse e a curiosidade e acho que vou fazer eu a minha parte em casa.
Comprei este para ela (porque vai ver o irmão e não quero que se sinta de parte) e este para ele (o do 3º trimestre).
Devagarinho, para preencher tempos mortos, quando pede para desenhar, quando estiver irrequieto e quiser atenção. Mas vou eu tratar de lhe dar algumas noções, coisa que acho que na escola está a falhar.

12 comentários:

  1. Ola,

    Na escola do meu filho(na alemanha) passa-se o mesmo, eles fazem desenhos mas nunca vejo nada feito por ele, a desculpa delas é que ele nao gosta de pintar...enfim,o meu sabe assinra o noe dele mais foi eu que lhe ensinei, porque se nao a unica coisa que ele sabia da escola é os dias da semana em alemao e contar.
    Eu sei que aqui eles querem é que os putos se desenrrasquem sozinhos, comerem de garfo e faca, vestirem se sozinhos, atarem os sapatos, etc...

    ResponderEliminar
  2. Olha a Inês tb ainda não sabe escrever o nome dela, mas na escolinha à os tais trabalhos afixados no placard (que falas), fichas de trabalho idênticas às que vêm nos livros de actividades para 4 anos.

    Se calhar devias falar com a educadora, tentar saber o que fazem e dar sugestões ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. desculpa ter escrito tanto... entusiasmei-me... ;)

    ResponderEliminar
  4. não podes marcar uma reunião com a educadora, só tu e ela?
    tentavas perceber quais são realmente os objectivos planeados por ela... no colégio da Joana já fomos a duas reuniões de pais (haverá ainda uma 3ª agora brevemente) e também já marcamos duas reuniões só nós dois - eu e o Jorge - e a Educadora para falarmos concretamente do caso da Joana.
    Pelo que vi, estimulan-na muito e tb noto isso em casa, ou seja, que ela desenvolveu bastante, no entanto, também noto que dão mais valor ao jogo simbólico, à aquisição de autonomia, da motricidade fina e grossa, etc, mas na minha opinião, aos 2/3 anos, isso é fundamental, mais até, do que eles saberem as letras ou os números, porque enquanto não tiverem estas aquisições, as crianças não têm maturidade para perceber a matemática nem a escrita. De qualquer modo, acho que aos 4 já podiam começar a introduzir as letras, o nome, os dias da semana, etc... a minha Joaninha tem desses blocos de actividades que compraste aos teus filhotes. São muito bons. O dos 2/3 anos já o fez inteiro. A Joana não é criança de se entreter sozinha, como tu sabes, e eu, para te ser sincera, farto-me muito de brincar sempre aos bebés, cabeleireiros, carros, compras, etc... prefiro ler-lhe livros (leio imenso para ela), ensinar-lhe letras, numeros, formas geométricas, cores, animais... deixa-la pintar com digitinta, e fazer dessas actividades de pré escolar, então, gasto algum dinheiro em livros de actividades, ela tem do Ruca, da Moranguinho, da Kitty, desses que compraste agora e dos da Camila. Depois, também tem uns que para além das actividades têm uma parte com autocolants que ela adora... Por norma, para a idade dela já faz tudo bem... e olha, se na escola não passarem tudo, eu tenho noção que em casa vou fazendo e estimulando bastante e por enquanto, estou satisfeita com o resultado. Mas eu posso assegurar-te que quando estou em casa, estou 100% de volta dela, ela não me deixa fazer nada e é por isso que te digo que invento actividades, senão, saturo!!!ela absorve-me completamente. Relativamente a trabalhos expostos, isso, há sempre imensos nas paredes e janelas da sala e, até mesmo na entrada do colégio, é mt giro... quando temos reuniões de pais, mostram-nos gravações que fazem durante as actividades e até nos gravam CDs que nos oferecem e que nos permitem ver, em casa, o que fazem com as crianças. Disso também não tenho razão de queixa. A sério miga, secalhar devias tentar marcar uma entrevista com a educadora, mal não faz, só estás a querer saber como vai o teu filho na escola... eu elogio sempre as coisas que gosto na escola e que são muitas, mas quando acontece algo que não me agrada tanto, também digo, educadamente e a bem, mas digo... com aquilo que pago, é que era impensável calar-me :)

    ResponderEliminar
  5. Não querendo defender a classe, quero só dizer que há coisas muito mais importantes aos 4 anos do que saber escrever o nome e conhecer letras. Muito do trabalho realizado no Jardim de Infância não se vê nos placares. É importante que percebas o que é feito durante o dia, que tipo de actividades realizam, o que diz o Projecto Educativo. Pode ser feito trabalho muito válido... mas também podem estar lá a passar o tempo! E os pais têm o direito de perceber isso. E se não há reuniões... faz como diz a Rita, marca uma reunião com a educadora!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. POis...estou com a Sara, existe muito trabalho nos bastidores que não é visivel nos placares da escola. Mas é claro que, para mim, a parir dos 4 anos as crianças tem de ser estimuladas noutras directrizes de forma a desenvolverem outras competencias. Pró ano como deves saber vou ter o meu grupo com 4 anos e os meus planos são muitos. Estou agora com os 3 anos e a alguns meninos já dei o nome para tentarem copiar. Mas dei, porque ao nivel do desenho estão com outras capacidades, pois uma crianças que rabisque não vai desenhar as letras, como é obvio. Tudo depende da capacidade e do ritmo de cada um deles. E tudo depende de quem está à frente.
    Acho que deves falar com a educadora, e procura saber como funciona a coisa.

    JOcas

    ResponderEliminar
  7. No nosso caso nem sequer tenho razão de queixa alguma.Fazem imensos trabalhos de pinturas recotes, fichas dos livros de actividades, cada aluno tem o seu.O gonçalo tambem nao assina ainda o nome, mas ja sabes fazer as letras A E I O U ainda que por vezes um pouco aldrabado.O nome penso que deve aprender quando e setembro passar para a sala da pre primaria.No fim do ano entregam todos os trabalho encardenados juntamente com cd de fotos do ano inteiro.Ja ca em casa os livros de actividades nao tem tido muito sucesso!
    Sei que o meu menino é preguiçoso, mas aos poucos vai!
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Nem de propósito,acabei de escrever acerca disto e estou completamente desiludida com os "progressos" do meu filho,com a agravante da lingua...
    Estou a tentar arranjar vaga noutro sitio,porque já esgotei todas as conversas que podia ter com as educadoras.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Cada um com a sua cruz. :) (Brincadeira, mas percebo o q dizes.)

    O meu mais velho nãp demonstra qq interesse por letras ou por escrita, e isso ñ me preocupa, e acho q terem a obrigatoriedade de trabalhar tds os dias deve ser cansativo (é, pq ele di-lo) para ele. Mas, se calhar, se estivesse na posição contrária diria o mm q tu.

    Tenta saber qual é o projecto educativo da sala (se o há) e o q fazem para o implmentar.

    ResponderEliminar
  10. Deixa-o chegar ao primeiro ciclo... não te quero assustar, mas o trabalho mais arduo é dos pais. Os professores de hoje não se estão para chatiar com quem aprende e quem não aprende.
    São bons livros de trabalho, no continente ou modelo tambem encontras muitos. Cá por casa houve e haverá sempre livros de exercicios.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tal e qual como com o Gonçalo. O que ele sabe sou eu que lhe ensino! Nem o nome sabe copiar, sabe fazer o G, de Gonçalo e as primeiras letras dos nomes lá de casa porque lhe ensinamos em casa. Sabe as figuras geométricas porque o pai lhe ensinou, sabe que o nosso país é Portugal porque lhe dizemos, enfim, tudo o que ele sabe foi ensinado pelos pais. Está bem que como pais temos também o papel de educadores e professores, mas a escola também serve para isso. Já esgotei os falatórios na escola, não ensinam nada, a mim o que me dá ideia é que passam o dia a ver televisão e a brincar no recreio! Os trabalhos que fazem são riscos, nada de concreto. Não sei se sou eu que sou exigente ou se no fundo são todos assim!

    ResponderEliminar
  12. Compreendo a tua frustração, mas talvez devesses tentar falar com a educadora... Tanto lhe pode estar a escapar a ti alguma coisa como a ela também..

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |