Conversas

16 de março de 2009

Hoje encontrei uma das educadoras lá do colégio (são 3).
Não há quem não saiba quem a Diana é. Só me disse maravilhas. Fico muito orgulhosa, como qualquer mãe. Sei quem tenho em casa, mas é sempre bom saber que não são só os meus olhos que vêem.
- a Diana é uma menina muito crescida para a idade dela. percebe conceitos complicados, aprende muito depressa e é muito madura. Não olhamos para ela como uma menina de 2 anos. Fala imenso, é uma líder. Não se lhe fica indiferente.
No outro dia, enquanto a C. mediava uma disputa e explicava que tinham de brincar à vez, a Diana virou-se e disse logo para um dos meninos:
- tu não sejas egoísta D.!! é um de cada vez!
Lembrei-me um pouco de mim. É verdade. Não falo nisto como uma forma de gabarolice, até porque crescer depressa demais tem pontos menos bons. Lembro-me que, com 10 anos, já era menstruada e ligava muito pouco a bonecas, para grande frustração da minha irmã.
Sempre fui muito responsável. Isso levava a que esperassem sempre muito de mim e, o que numa idade até nos dá um certo incentivo, a partir de certa altura torna-se uma pressão sufocante.
Na escola, era procurada por colegas, rapazes e raparigas, para ombro amigo e conselhos nunca faltavam.
O dia na escola correu como sempre, sem stress. Eu andava preocupada, por achar que ela iria ressacar da chucha ao ver os colegas de chucha na boca.
Sei que elas se esforçam ao máximo por evitar que os miúdos usem chucha. Tentam dar-lhas só na hora da sesta, mas há sempre um ou outro, mais dependente, que pede a dita a qualquer hora.
Nada disso.
- sou muito "quexida" - disse ela quando chegou.
- não "peciso" da chucha pa' do'mir. só f 'aldinha.


e quem diria que estas eram as últimas para registo futuro...com chuchinha

7 comentários:

  1. Boa!
    Nós tentamos por alturas do Natal, quando estava à beira de fazer 2 anos porque já há algum tempo que só a usava para dormir. Não correu bem e ao fim de 2 semanas a dormir pouco e mal(até à sesta!), a acordar aos gritos a chamar pela chucha, percebi que ainda não era o timing dela e o "Pai Natal" trouxe-a de volta.

    Well done Diana!

    ResponderEliminar
  2. Ai amiga!

    REalmente tenho que te dar os parabéns, de teres feito o desmame da chucha tão bem!

    Sabes, com a Mimi estou a dizer-lhe que a chucha é para os bebés e que ela é uma princesa crescida...e durante o dia nutre efeito...mas para dormir, nem pensar, pelo menos por enquanto!

    bjs

    ResponderEliminar
  3. é mesmo... tb a acho mt crescida p a idade, em tudo. comparando c a minha (que inevitavelmente o faço) não tem nada a ver. a Joana é mt mais bebé em tudo... eu própria, sempre fui mt responsável, mas ao mesmo tempo, mt criança... até mt tarde, no entanto, sempre c mta cabecinha :) tb fiquei mestruada mt cedo, tb com 10 anitos... mas brinquei c bonecas até aos 15 :) tb era procurada p conselhos e ombro p chorar... era mt certinha, no entanto, mt menina. acho que a minha filha vai ser um pouco assim, nunca tem vontade de crescer, diz sempre que quer ser bebé... e que só é um bocadinho crescida, mas o eu elogia-la dizendo que já está uma princesa linda e crescida não a motiva nada... levo sempre com um não redondo e acrescenta, eu ainda tou a tua bebé! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |