Aromas e sabores

28 de setembro de 2008

A minha mãe faz uma fabulosa sopa de feijão, mas a alma desta sopinha é a segurelha*.
Uma erva aromática que normalmente me vejo grega para encontrar à venda.
A sopa em si leva feijão encarnado, nabo aos cubos pequenos, feijão verde cortado muito pequenino, massinhas de canja e cenoura em quartos pequenos.
Uma maravilha! Foi hoje o meu almoço.

*A Segurelha fica bem com guisados de carne e, sobretudo, com feijão e outras leguminosas. Esta planta tem uma afinidade especial com os feijões, tanto verdes como secos, tanto que em alguns países ela é conhecida como "erva-do-feijão". Também fica bem com couves, legumes de raíz, peixe, sopas, saladas, pizzas e sandes. Das folhas também se pode fazer chá.
É uma excelente planta para ter no quintal pois ela actua como repelente de insectos indesejáveis, quando se tem uma horta biológica.
Resta só dizer que as meninas grávidas não podem usar, o que aliás acontece com a maioria das plantas medicinais.

7 comentários:

  1. Que foto linda!

    Reclamação 1 - este template demora imenso tempo a abrir.

    Reclamação 2 - Isto de andares sempre a mudar de template é vicio? De cada vez que cá venho começo por pensar que entrei noutro blog de outra pessoa!!!

    Reclamação 3 - Tenho saudades tuas :)

    ResponderEliminar
  2. nunca usei nos meus temperos... nem sabia que existia! tu conheces com cada coisa ;)

    ResponderEliminar
  3. ó sôdona Lótus: pois que sou como os cães quando se querem armezandar para dormir, que dão vinte voltas para um lado e outras tantas para o outro até encontrar posição. Acho que desta vez acertei, portanto terás de levar com este template.

    tb tenho saudades tuas...desde a história da carraça que te evaporaste da minha vida!!! SNIF!

    ResponderEliminar
  4. Nham, Nham, só de ler já estou com água na boca! Ora pois como não estou grávida e infelizmente acho que já não vou voltar a estar, resta-me a consolação de posso usar e abusar da Segurelha!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Feijão brrrrr!!!
    Não gosto!!! Essa sopa não me inspira... Sorry!!!

    ResponderEliminar
  6. Ai o que eu ADORO sopa de feijão!
    Principalmente a da minha Mãe (mas não leva esta plantinha).
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Nãoooooooooooooooooo, Nã posso usar......mas tem bom aspecto ia ja procurar essa coisa.....

    Bjokas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |