Das idades e do ser mãe ou De mim

6 de dezembro de 2007

Quando eu nasci, a minha mãe tinha 19 anos. Quando fiz 10 anos era a menina com a mãe mais jovem na turma. Estava no 5º ano e a minha mãe ainda não tinha 30 anos.
Sempre acalentei este desejo de não ser uma mãe 'velha' para os meus filhos.
Acabei por o conseguir. No contexto da sociedade actual, chegar aos 27 anos com 2 filhos é uma óptima média.
Houve muita coisa que ficou para trás, a faculdade principalmente. Não ia ter filhos antes do casamento, e para me casar era preciso dinheiro. Quando não se tem pais ricos, temos que juntar. E para juntar algum, depois do 12º ano, a prespectiva de ir logo trabalhar pareceu-me a que tinha mais lógica.
Acabei o 12º em 1998, com 19 anos. Casei em 2002, com 23.
Sempre disse que não queria ter filhos depois dos 30. Também sempre disse que gostava de ter o meu último filho aos 30. Ainda o podia concretizar...mas a vida não mo permite e digo com paz, porque me sinto suficientemente completa com as minhas duas crianças, que não guardarei mágoas nem insatisfações por não ter acontecido como tinha imaginado desde miúda.
Quando o meu filho fizer 10 anos (a Diana terá 8), eu terei 35.
Acho que, mesmo com o que ficou para trás, cumpri o objectivo mais importante de todos. E ainda que fique por vezes essa tristeza (momentânea) de não ter prosseguido com os estudos, eles provam-me todos os dias que a minha felicidade maior foi alcançada.

18 comentários:

  1. claro que sim! afelicidade maior são eles! eu cá não tinha planeado ter filhos antes dos 30 (como sabes) mas ainda bem que veio a pirralhita aos 25. cá me vou amanhando só com esta e a prespectiva de ser só esta está a ganhar forma...

    bjs***

    ResponderEliminar
  2. o mais importante é sentires-te realizada e bem! tb adorava ter sido mãe jovem, mas não fui... nem sequer tinha namorado para pensar em casar... então, prosegui na faculdade... e encontrei o meu principe no final do curso e casamos 2 anos depois. A Joana não veio logo, mas assim que a decidimos ter ainda andei um tempo a tentar engravidar... demorou um bocado e ela foi uma filha muitíssimo desejada e pensada, mas realmente ainda demorei um ano inteiro para conseguir "faze-la"... quando ela fizer 10 anos, eu faço 40, já não sou assim muito jovem mas paciência...

    ResponderEliminar
  3. E vivam os filhos :)
    VALHA-ME DEUS! tantas novidades e eu sem tempo :( (conduziste??? GANDA MALUCAAAA! YESS! és muita boa! eu bem te digo!)
    Beijocas e desculpa a ausência...

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que alcancaste quase todos os teus objectivos! E aos 35, com eles meio aviados, vais seguir estudos na certa!E ser ainda mais feliz!

    Eu encalhei em tudo, com as expectativas do que nunca mais veio... Podia ter sido eu a escrever quase tudo que aqui escreveste, mudava umas datas e estava a andar. És especial, sabes disso. :D

    ResponderEliminar
  5. E parabéns muito atrasados ao Gabriel (desculpa o atraso)

    ResponderEliminar
  6. Sou como tu!!!!
    Quero ser mãe antes dos 30! De preferência aintes dos 25! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Tambem tenho a mesma visao da vida:)
    A minha mae tinha 17 anos quando eu nasci,tambem sempre fui a menina com a mae mais nova,mas nao sei até que ponto foi bom para mim e para ela...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Tanta coisa em comum...Também casei em 2002 com 23 anos, fui mãe pela 1ª vez aos 25 e voltei a ser aos 28. Gostava de ser mãe novamente, mas se por qualquer motivo não poder ser, serei imensamente realizada na mesma.

    Os estudos valem o que valem como já tivemos oportunidade de falar...A tua felicidade e realização sente-se em cada uma das tuas palavras e isso é o que ralmente conta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. :) Não se consegue ter tudo, e tu já tens muito do que sonhaste! Uma família feliz é o principal...
    E o curso? Se um dia o quiseres mesmo tirar ainda há tempo. Tenho uma tia que tinha o 9º ano e com 40 anos decidiu que ia terminar o secundário, entusiasmou-se e tirou a licenciatura e agora está a acabar o mestrado! (e tinha 3 filhos!)

    bjo grande

    ResponderEliminar
  10. Nunca digas nunca... Olha aqui esta cota de 35, feliz da vida com mais uns pezinhos e mãozinhas em reboliço na bariga... Quem sabe? Mas percebo tão bem esse sentimento de plenitude, de mãe completa e feliz!... Bem te podes gabar de ter escolhido sempre o melhor caminho em cada cruzamento da vida! PARABÉNS!

    ;)

    ResponderEliminar
  11. ...Eu casei em 2000, com 23! Em 2002 nasceu o meu filho. Já nem sei a quantas ando. Este lapso a somar a outros quantos distúrbios não augura nada de bom quanto ao meu estado de saúde mental! :)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. ...essa da condução...LOL !!!!

    o meu percurso de vida tb conheces...mas queria queria mais um filho ...até aos 35!!!

    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  13. Tantas coincidências, tal como a tua mãe, também eu fui mãe pela primeira vez aos 19 anos, o meu filho tb tem a mãe mais nova da turma, está no 9º e eu ainda não tenho 35. Também não queria ter filhos depois dos 30 e a mais nova veio mesmo no limite :o)

    Quanto aos estudos também não segui faculdade, mas também me sinto muito realizada com a minha vida até à data.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. assim de repente até parece que controlas a tua vida...

    ResponderEliminar
  15. E este post poderia ter sido escrito por mim... corresponde a tudo o que me aconteceu, tb casei com 23 anos, só que como tive de ajudar a minha mãe a criar 3 irmãs, fui tirar o 12º ano à noite...
    e eu tal como tu sinto-me feliz pelas escolhas que fiz, até pq hoje em dia um curso superior nem sempre é uma mais valia.

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. E se te dizer que ter o 2º aos 30 para mim é razão para pensar que devia ter começado bem masi cedo? Não minto, soubesse o que sei hoje e aos 24 tinha feito o 1º! Mas as cores da nossa vida n são só definidas por nós! ;)

    ResponderEliminar
  17. Não interessa o que deixamos para trás e sim o que conquistamos e a serenidade que atingimos.
    Eu ainda não atingi essa serenidade, mas um dia hei-de lá chegar...LOL

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |