Na sexta feira, dia 1 de Junho, Dia da Criança

29 de maio de 2007

Vou começar a tirar as fraldas ao Gabriel.

Assumo assim um compromisso perante os meus leitores, isto, em jeito de auto pressão, para ver se não desisto à 1ª contrariedade.
Andei a pesquisar bastante e após algumas sugestões acho que vou guiar-me por estas.


"Antes de começar deverá providenciar um assento apropriado para crianças e colocá-lo em cima da sanita, assim ela sentir-se-á mais segura quando se sentar.

Comece pela fralda utilizada durante o dia e só 4 meses depois da criança ter deixado completamente o uso da fralda durante o dia, é que você deverá começar a tirar a fralda noturna.

A nossa sugestão é a seguinte:

Primeira semana: leve o seu filho à casa de banho para fazer xixi a cada duas horas. O horário de fazer cocó deve ser aquele a que a criança está habituada. Nesta primeira fase, fique ao lado
dele à espera que ele termine. Não o apresse, deixe que ele demore o tempo que for preciso. Assim que ele terminar as necessidades, limpe-o e vista-o. Mostre bastante entusiasmo e orgulho por ele ter ido à casa de banho, bata palmas, faça uma grande festa. Se ele não conseguir, não o repreenda, diga que da próxima vez vai correr bem.

Segunda semana: continue com o mesmo processo da primeira semana, com uma diferença: desta vez deixe-o sozinho e peça que ele a chame quando tiver terminado. Não se desespere se ele fizer alguma coisa "errada", tente controlar-se, não se esqueça que ele é só um bebé ainda. A dica é não ralhar com ele e dizer que foi apenas um deslize.

Terceira semana: Agora é a vez dele ir sozinho à casa de banho. Deixe que ele decida quando quer e peça para ir à casa de banho. Pergunte, pelo menos quatro vezes ao dia, se ele quer fazer xixi ou cocó.

Se correr tudo bem, continue no último processo até que ela (a criança) já o tenha dominado e só depois passe para a retirada da fralda noturna, agora, se não der certo mesmo depois de todo seu esforço, não desanime, mas suspenda o processo por 15 dias e tente novamente.

IMPORTANTE: Não ralhe com o seu filho se o xixi escapar, respire fundo e mantenha a calma, isso é muito importante. Quando se decide que chegou a hora da criança aprender a fazer xixi na sanita, é necessário retirar definitivamente a fralda, deixando-a de cuecas, e trocando sempre que acontecerem os acidentes."

Wish me luck!

18 comentários:

  1. Amiga vai correr tudo bem...e o mais importante deixa-te guiar pelo teu instinto de mãe e vais ver que ele te vai surpreender!

    Beijinhos sem fralda

    ResponderEliminar
  2. Vais ver que ele vai adorar. Experimenta ir com ele às compras para te ajudar a escolher o redutor e umas cuequinhas. A Carolina já pede muitas vezes porque nós fazemos uma estrela num papel ( lembras-te daquele livro que falavamos? Esta é a versão de gente tesa lol) e tem resultado muito bem. A cara dela de orgulho de cada vez que fazemos uma estrela colorida no papel é impagável. Beijokas e boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Vai correr tudo bem, mais demorado menos demorado, com mais xixi fora que dentro, mas vai tudo dar certo :) a minha Joana já faz sempre o coco no bacio, porque só faz depois de jantar e eu sento-a lá (obvio que ela não pede e se eu não a colocar, ela acaba por fazer na fralda, no entanto, já me vem avisar que tem o coco), sempre que ela faz, bato-lhe palmas e faço uma festa brutal: começo a dizer-lhe: "a Joana fez xixi e coco no bacio, que linda!" e bato palminhas, se tu visses o ar de felicidade dela, ela adora levantar-se do bacio e olhar lá para dentro, assim que vê que fez alguma coisa, ri-se e começa logo a bater palminhas, é o máximo... ele vai gostar vais ver! Já passaste a fase do bacio ou vais começar a tentar directamente na sanita com o redutor?

    ResponderEliminar
  4. BOA SORTE!!!
    Cá em casa já está a começar a correr melhor.
    Um conselho: não sigas regras muito rígidas... deixa-te levar mais pelo instinto.
    Vais ver que com paciência e persistência a coisa vai.

    ResponderEliminar
  5. E como concordo com tudo o que li, só te desejo, BOA SORTE!!

    Bjinhos,

    ResponderEliminar
  6. GOOD LUCK!!
    Com a Lú foi assim, de repente e funcionou :)
    A pediatra disse que se estivesse 1 semana com a fralda da noite seca para lha tirar; e não é que não fez mais?? (claro que houve uma noite ou outra que fez mas muito espaçadas e depois nunca mais mas as criançs não são todas iguais).
    Que corra tudo bem!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. BOA SORTE!
    Vai correr tudo bem!
    Também tinha esse receio, mas foi ultrapassado rapidamente!
    O Tiago também deixou a fralda do dia aos 2 anos e meio, e resultou muito bem!!
    ... o pior mesmo tem sido a fralda da noite!... mas estas férias não escapa!

    Beijinhos
    (gostei da alteração no blog)

    ResponderEliminar
  8. Fixe! Já somos duas! Também tinha marcado (mentalmente) esse dia para dar início ao desfralde. Por ser dia da criança e tb porque parece que o calor vai vir aí, com as suas evidentes vantagens na secagem rápida da roupa!

    Obrigada pelas dicas! Não percebi foi uma coisa. Se não estiver a dar certo suspende-se o processo todo 15 dias ... ou seja, volta-se completamente à fralda?

    bjs e boa sorte para nós e para os nossos rapazes!!

    ResponderEliminar
  9. MC: foi isso que percebi...suspende-se tudo...e tanta-se novamente 15 dias depois.

    ResponderEliminar
  10. Good Luck! Só pode correr bem!!! Com um menino tão "quescido" que até toma conta da mana... Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Boa sorte! Com estas dicas todas acho que tudo vai correr muito bem! :)
    Beijoss

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte e obrigada pelas dicas pa daqui a uns tempos lol :)
    jinhus

    ResponderEliminar
  13. Boa Sorte.. Caso faça, nada de ralhar... apenas mostrar q te entristeceu.. vais ver q resulta... Beijos

    ResponderEliminar
  14. eu ja começei esta semana!
    bjs sorte para as duas!

    ResponderEliminar
  15. Boa sorte! Penso que (e foi como fizemos, com óptimos resultados) só se deve tirar as fraldas durante a noite quando a rotina diurna estiver bem estabelecida, assim será mais fácil, com menos percalços. :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |