Dos blogs (loongo)

22 de maio de 2007

Hoje, depois de lêr o post desta amiga e, especialmente depois de lêr os comentários, ficou-me, mais uma vez, a ideia de que as mães que põem fotografias dos filhos no blog são criminosas da pior espécie. Já me questionei muitas vezes se estou a ser ou não uma mãe negligente sem o querer.
Quando comecei o blog em Junho de 2005, tinha o Gabriel 6 meses. Era muito inocente em relação a tudo o que dizia respeito ao mundo da internet. Achava que era tudo fantástico, fazer amigos, partilhar experiências, conhecer novas perspectivas em relação à maternidade.
Tenho saudades desse tempo...
Quando engravidei pela 2ª vez, começaram a surgir polémicas, que vieram com os blogs falsos, com os plágios de outros blogs estrangeiros...mas já há muito que se falava desta atitude de mães irresponsáveis que expunham demasiado os filhos em imagens.
E eu sempre senti esse dedo acusador, porque sempre pus fotografias dele e agora ponho dela (embora agora o blog seja privado).
Privatizei depois dela nascer. Fiquei triste por ter de tomar essa atitude. Mas tudo o que se foi passando á minha volta e no Mundo, me fez achar que era o melhor a fazer, dado que eu não queria prescindir de pôr fotos.
O blog, para mim, é um albúm. De momentos, de expressões deles, de evoluções, de sentimentos. E o bom é poder partilhar tudo isto com pessoas das quais aprendi a gostar, mesmo sem lhes ter visto o rosto, na grande maioria dos casos.
Por opção, foi ponto assente que não ia dar convites a quem chegasse depois da privatização e que nunca tivesse sido leitor assíduo do 1º blog.
As pessoas que me lêem são pessoas em quem confio. Pessoas com quem na grande maioria já troquei mails, já falei no msn. Pessoas que hoje, fazem mais parte do meu dia a dia, do que pessoas da minha família ou amigos pessoais.
Porque o nosso quotidiano nos aproximou mais do computador do que das pessoas, verdade.
Porque a internet ligou o meu caminho ao de pessoas, que jamais teria conhecido se não fosse assim.
Porque as afinidades existem também por cabo, porque sentimos o Amor de outras pessoas, por nós, pelos nossos. Porque me dá prazer e alegria ver crescer crianças, de quem aprendi a gostar ainda no ventre das mães.
Enfim, sou lírica demais na minha análise. Mas é assim que sempre fui.
A privatização deu-me segurança. Um mínimo. Porque nisto da net nada é a 100%.
Se um dia decidir que é impossível manter um blog nestes moldes que me dão gozo, então é nesse dia que esta Aventura termina, com um ponto final definitivo.
E sei que se esse dia chegar vou ter umas saudades imensas de tudo o que aqui vivi.


o 1º blog, desde há dias, está privado. só eu posso aceder a ele. daqui a uns tempos o mesmo acontecerá a este. outro novo surgirá. mas as histórias ficam, para nós. da maneira que mais as gosto de contar. com fotos.

14 comentários:

  1. É incrível como somos obrigados a ver a maldade onde, para nós, ela nunca existiu nem pensámos ser possível, havendo mesmo que raie o exagero como dizes...
    Infelizmente, por vezes tem que ser assim para pensarmos em tudo para nos protegermos...
    Espero que nunca seja preciso terminar as nossas "odisseias"...
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. pois compreendo te.

    apesar das fotos dos meus n serem explicitas já pensei em acabar c o meu blog.

    mas é como disses os amigos e as relações q fizemos e poderemos fazer.não me considero negligente e nem penso nisso,nem admito q me apontem o dedo,pq faço por eles o melhor(claro q o melhor p mim pode n ser p os outros né?)

    claro q adorámos ver as fotos dos bebés mas quem n vê e nem imaginamos quem seja né??

    ResponderEliminar
  3. Olá Rakel!

    Gostei deste teu post e percebo como te sentes. Eu também noto aí pela blogosfera um certo tom acusador relativamente a quem põe fotos na net. Eu gosto muito do teu blog e fiquei contente por poder continuar a aompanha-lo...sou uma leitora mais silenciosa do que participativa, mas ando sempre aqui! E este teu diário vai encantar os teus filhos (e netos!) quando eles crescerem!

    Beijinhos e continua:)

    ResponderEliminar
  4. Compreendo bem amiga...é pena que exista tanta maldade neste mundo!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Amiguinha,
    Eu também tenho o blog do Tiago para ter um diário que nunca tive. Assim registo os melhores momentos dele (e nossos), para que no futuro os veja e reveja...
    Privatizei nao por coincidencia... cada vez mais ouvimos este ou aquele caso, em que as pessoas "más" fazem de TUDO para atingirem os seus fins...
    Assim, (com pena) fechei a janelinha para o mundo... para além da familia e colegas de trabalho, dei acesso a apenas 3 ou 4 pessoas... tu és uma delas.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Rakel!!
    Concordo plenamente com o k escreves-te,nao faz sentido um "diário",sem fotos ,sem bocadinhos nossos...
    A ameaca constante,é como um dia com nuvens...cinzento e com algumas chuva!
    Por isso,eu acredito que nem tudo é assim tao ameacador...se calhar sou inocente...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Tb ponho do Bi, às vezes. Enfim, se é um erro não sei. Acho que devemos evitar certos pormenores, com onde vamos, onde comemos, etc. Porque se alguém nos quiser encontrar, dessa forma, é mais fácil. Mas o resto, olha, tb confio. Pelo menos em quem me comenta. Dos que só lêem não faço ideia. Por isso privatizar, às vezes, é melhor.

    ResponderEliminar
  8. Neste mundo dos blogs, o meu percurso foi igual ao teu. Primeiro a euforia, depois a calma. Acho que é normal. Neste momento não ponho qualquer foto que permita uma identificação no blog público, que mantenho, porque gosto de partilhar e porque foi assim que vocês chegaram até mim. O blog privado foi criado para poder escrever mais à vontade, dizer de onde venho, para onde vou... (um dia hei de falar nisso por lá) e para poder continuar a partilhar fotos livremente. A quantidade de pessoas que o lêem é mínima e são todas do tempo da "euforia blogosférica". Desse tempo é tb o primeiro "Blog da Mocas", carregadinho de fotos nossas ... agora tb privatizado.

    bj Grande! E que cá continuemos por muito tempo, com maior ou menor inocência, porque a blogosfera é boa, se vivida com moderação (como tudo aliás)

    mocas

    ResponderEliminar
  9. Às vezes as pessoas mais próximas podem ser mais perigosas do q as desconhecidas. Infelizmente, já passei por isso.
    Esta é uma questão q dá pano para mangas...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu sou daquelas pessoas, que, como sabes, coloco uma série de fotos da minha Joana... também olho para um blog com alguma ingenuidade e gosto de fazer dele, um album de fotos, dos nossos bons momentos e do crescimento dela... privatizei o blog precisamente por isso, e arrependo-me de o ter tido tanto tempo sem ser privatizado... quando o privatizei, não dei convite a ninguém que não conhecesse o rosto, excepto tu. Tenho sempre muito poucos comentários porque apenas 4 amigas (e amigas a sério que conheço desde miuda e que considero amigas do peito) e tu têm acesso a ele... também tive pena de ter de tomar esta atitude, mas acho que foi a mais acertada... no entanto, tal como tu, sei que na net, nada é 100% fiavel... e o receio persiste... mas eu vou continuando a colocar as fotos todas que me apetecer, não vejo nada de criminosos nisso, porque quando o faço é com a melhor das intenções, é apenas para ir dando notícias nossas às minhas amigas, para elas poderem ir acompanhando o crescimento da Joana porque não estamos juntas todas as semanas, apesar de conversarmos por telefone ou e-mail várias vezes por semana... é pena que haja más pessoas, com má índole, nunca fui pessoa de conversar muito no msn, ou através da net com pessoas que desconheço, também a verdade é que nunca tive muito tempo para o fazer e daí, a minha atitude de privatizar o blog e restringi-lo a tão reduzido numero de meninas... mas tenho muita pena, nós que não temos maldade é que perdemos com isto tudo, porque apesar de não te conhecer, senti muito amor no blog que constrois dia a dia e isso, foi o que me agradou e o que me levou a acompanhar-te ao longo destes anos, porque gosto da forma carinhosa como vês os teus filhos, como lidas com a tua vida, com a desenvoltura bonita com que escreves, identifico-me com a tua forma de pensar e agir muitas vezes, e acho os teus filhos um encanto. E nunca me passaria pela cabeça ver algum mal nisso, mas a verdade é que há gente que não pensa nem age assim e penso que privatizar é mesmo a melhor opção, por enquanto, até que surga outra bomba qualquer e que se veja que o ideal é mesmo acabar com isto dos blogs :(
    Beijinhos,
    momentosaoluar

    ResponderEliminar
  11. Tens razão naquilo que escreves, por acaso acho que foi no fsm na tv que deu um documentário de que existiam 70 milhões de blogs...e foste tu quem me veio logo à ideia, pq acho q ler o teu blog já é um "vicio" diário e que iria ter mta pena se deixasses de o fazer...mas os "nossos" acima de tudo, portanto age da melhor maneira que a tua consciência ditar. Beijinhos Carina

    ResponderEliminar
  12. claro que não importo que linkes.
    os comentários deram a azo a outras discussões que não foi meu objectivo no post, mas são saudaveis. eu nem sequer falei em fotos.
    isso fica ao critério de cada um, e não acho que seja nenhum crime, nem nunca vi ninguem apontar isso.
    vou-te dizer que acho pior fornecer dados do que colocar fotos, e fornecer dados. quem coloca fotos só, não é tão perigoso como quem coloca fotos e dá dezenas de dados, nome das escolas, dos locais que frquentam, as horas a que vão... isso, desculpa, mas acho muito inconsciente estar a fazer-se num local publico. mas são opiniões e por isso mesmo é que uns põem, outros não, uns privatizam, outros não.
    é triste, como disse, privatizarem, mas uma atitude muito correcta.
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Amiga, não sei se sabes, mas muito antes de existir internet já os adultos abusavam sexualmente das crianças e muitas desapareciam misteriosamente. Privatizar o blog é uma ilusão... a verdadeira segurança está em confiar que Deus e os seus anjos protegem os nossos bebés... ;)

    ResponderEliminar
  14. Também eu fico muito confusa em relação a este assunto. E oiço opiniões e chego à conclusão que a vida (continua) a ser um risco, e que não vamos conseguir criar (nem queremos) os nossos filhos numa redoma de vidro.

    Eu quero perder um bocadinho a rever o meu blog, já que ao inicio era demasiado descritiva. Apagar a descrição de factos, alguns links, enfim...

    Um beijinho

    Carla

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |