Bolo de aniversário (receita da Rute Marinho)

4 de dezembro de 2006

Bolo branco:
Bate-se 4 ovos com 260 gramas de açúcar.
Depois junta-se 260 gramas de farinha, 1 colher de sopa de fermento em pó e 2
colheres de café de essência de baunilha.
Não esquecer a margarina e farinha na forma rectangular
Vai ao forno, 45 minutos, nos 180º

Bolo de chocolate:
Bate-se 4 ovos com 260 gramas de açúcar
Depois junta-se 260 gramas de farinha, 1 colher de fermento em pó e 50 gramas de
chocolate em pó.
Não esquecer a margarina e a farinha na forma rectangular
Vai ao forno, 45 minutos, nos 180º

Cortar ao meio cada um destes bolos.
A ideia é ficar com quatro camadas alternadas (chocolate/ baunilha/chocolate/baunilha)

Para que os bolos não sequem no dia a seguir à festa, fazer uma calda
com:
1/2 litro de água
300 gr de açúcar
2 casquinhas de laranja
1 pau de canela
1 colher de sopa de vinho do Porto

Para a cobertura de chocolate:
200 gr de chocolate em barra
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de vinho do Porto
1 dl de natas
Vai tudo a dissolver em banho-maria.

Com tudo isto pronto:
Colocar (já no prato de aniversário) a primeira camada do bolo branco, regar com
a calda e, por cima, nham, nham, doce de frutos silvestres ou de morango (Para
esta receita, eu precisei de 1 frasco e meio). Pôr a primeira metade de
chocolate por cima, também com a calda e o doce e fazer assim até à última
camada.

Eu experimentei e dei-me bem!
Mais uma vez obrigada Rute!

9 comentários:

  1. Ai mulher, depois de reler isto... tu és a minha heroína! Alguma vez eu me aventurava a fazer uma coisa destas? Tinha q estar muuuuuiiito inspirada!

    ;p

    ResponderEliminar
  2. Epá! Deve ser mesmo bom! Vou fazer na primeira oportunidade... Talvez agora no Natal... depois conto-te como correu!
    Obrigada por partilhares! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou magnífico! Já agora os meus Parabéns atrasados.
    Espero que o rabinho da tua Diana esteja melhor. Sabes, descobri que as toalhitas huggies são as únicas que não têm alcool, e eram apenas essas que o rabinho do meu filhote tolerava.
    beijos

    ResponderEliminar
  4. duas perguntas:

    1 - o bolo não leva margarina/azeite/óleo?

    2 - quanto tempo demoraste a fazê-lo??

    ResponderEliminar
  5. Oh meu deus...eu nem espero pelo Natal para o experimentar; vai ser já este fim de semana!!! :)))
    Tem um óptimo aspecto. Ainda agora almocei e já estou com água na boca:))
    Bjs e obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  6. inesn: a única gordura que leva é a margarina que usei para barrar a forma.

    ResponderEliminar
  7. Lá se vao as dietas!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |