Tomou consciência de que sou mãe dele

8 de novembro de 2005


há poucos dias.
Esta é a minha ideia. Sempre me senti um pouco triste por não ter tido a felicidade de amamentar, embora nunca me achasse pior mãe por causa disso. Mas reinava a sensação de que os nossos laços talvez não fossem tão estreitos quanto eu desejava.
Pelo menos era o que sentia.
Ele sempre foi um bebé meigo e carinhoso. Mas era comigo e com toda a gente. Não havia diferença.
Tanto lançava os braços para mim como para outra pessoa qualquer.
Isso deixava-me feliz e um pouco triste ao mesmo tempo.
Via bebés a chorarem por não quererem sair do colo das mães e o meu nunca o fazia.
Devem estar a pensar, olha esta parva que quer que o filho chore. Não. Não é nada disso, mas sentia que para ele não era diferente estar comigo ou com outra pessoa qualquer.
De há uma semana para cá, sinto que ele já percebe que eu e o Pai somos diferentes do resto das pessoas.
De manhã depois de beber o leite encosta a cabeça à minha barriga enquanto cheira a fralda(o ó-ó dele).
E repete este gesto várias vezes até que finalmente começa a brincar, como que a dizer que já despertou e está pronto para mais um dia.
Á noite em pé apoiado nos meus ombros, abraça-me, deitando a cabeçinha enquanto lhe ajeito o babygrow.
Durante o dia gosta que fique junto dele enquanto ele brinca mesmo que eu não brinque com ele.
Gosta de me seguir enquanto faço as tarefas domésticas.
Sempre que no meio destas coisas lhe ofereço um miminho ele fica todo contente.
Acho que sim. Que agora já sabe que sou mãe dele.

9 comentários:

  1. Compreendo esse sentimento embora nunca o tivesse sentido!

    Mas agora já estás de coração ainda mais cheio!!!

    E isso é bom!

    (O facto de não amamentares pode até ter contribuido para esta demora, mas isso não quer dizer que não consigas estabelecer uma ligação mãe/filho igualmente forte ou superior!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga... ele sempre soube. Todos os bebés são capazes de distinguir a voz e o cheiro da mãe desde o momento do nascimento. Já foram feitos vários testes com recém-nascidos que comprovam o que estou a dizer. Eles são capazes de reconhecer a voz da mãe no meio de várias vozes femininas e sorriem mais facilmente perante o rosto materno. E tb conseguem distinguir o cheiro do leite e do colo materno, mesmo que as mães não amamentem. Isso que tu estás a experimentar agora é o processo de vinculação, onde tu representas a base de segurança^^

    ResponderEliminar
  3. Ele sempre soube que eras mãe dele, mesmo antes de nascer. Não viste o documentário "Vida no Ventre"? Acho que esse documentário tira as dúvidas a qualquer mãe. Já ouvi muitas mães comentarem que os filhos, mesmo antes de nascerem, reagiram mais rapidamente à sua voz do que à voz de outras pessoas.
    Eu acho que mãe não é só quem gera o filho mas, também, quem cria e dá amor. E eles sabem reconhecer tudo isso.
    Jocas
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Claro que sabe! Sempre soube mas agora aprendeu a mostrar...

    ResponderEliminar
  5. ele sabe que és a mãe dele desde o dia em que nasceu.as vezes sao mais desligados.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. de há uns dias para cá o pai do diogo começou a dizer que ele está mais piegas com a mãe...
    também só agora comecei a sentir que há uma diferença entre o tratamento que me dá e que dá às outras pessoas...
    compreendo-te perfeitamente!
    ;o)

    ResponderEliminar
  7. é claro que sempre soube!!

    Mas sabes eu tb já tive essa sensação com a Camila, mas que mudou recentemente.
    Deve ser a idade!

    ResponderEliminar
  8. Também nunca amamentei e também tive esse medo, mas a Joaninha sempre foi muito apegada a mim e sempre chorou quando ma tentavam tirar do colo... apenas com os meus isso não acontecia, mas mesmo entre mim e o pai, ela sempre me preferiu e quando quer colo, vem sempre pedir-me... eles sabem bem quem é a mamã deles...

    Bjs momentosaoluar

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |