Viajar em Tempo de Pandemia

30 de dezembro de 2021

Já tinha saudades de vir aqui escrever um texto, e não apenas publicar as minhas leituras no Goodreads.
Talvez em 2022 deva investir mais aqui, mas não faço promessas, porque sou uma procrastinadora nata e já sei como funciono com compromissos de passagem de ano.
Adiante. Pensava que 2021 seria mais um ano sem viagem alguma. Não é que adore andar de avião, e até é conveniente que me esqueça entre um voo e outro...
Mas depois de muitas peripécias e imprevistos, cancelamentos, reembolsos e vouchers, decidimos num impulso ir a Barcelona. 
Chegámos dia 27 ao fim do dia, fizémos check-in no hotel, fomos jantar e dar uma volta e depois, descansar. 





O dia 28 foi o mais cansativo. Andámos quilómetros e quilómetros. O Bairro Gótico e a Ciutat Vella são zonas maravilhosas, cheias de personalidade e recantos encantadores. A antiguidade da grande parte das fachadas de lojas e outros estabelecimentos foi preservada e mantida. 
Tapeámos muito e comemos o tradicional "xocolat amb xurros". 🤤
Conhecemos o motorista de autocarro mais antipático e fomos ao Park Guell. Gaudí foi um fora de série. Que privilégio contemplar um pouco daquilo que povoava a sua imaginação. 





Comprámos, online, e com antecedência, um passe para 48h, que contam a partir do momento em que é ativado. Chegados ao aeroporto, foi só ir à máquina, colocar o código e retirar os passes.

Fomos do aeroporto para o centro de metro. A cidade é muito bem servida de transportes.

Na última manhã de estadia, fomos à Casa Batlló, a Barceloneta e a Camp Nou.



Foi curto, mas intenso.

Intensos foram também os preparativos burocráticos. Quem tem certificado de vacinação ou de recuperação não precisa de teste negativo para entrar em Espanha.
Mas tivémos de preencher o formulário de controlo sanitário
Para voltar a entrar em Portugal, quem tem certificado de vacinação tem de apresentar na mesma um teste negativo, ou PCR (feito há 72h) ou antigénio (feito há 48h). Quem tem certificado de recuperação, não precisa. O que é necessário, antes de embarcar, é apresentar também o código QR gerado pelo preenchimento do Passenger Locator Card. Tive de ajudar um senhor mais velho, que viajava com o neto, e que ficou visivelmente aflito quando lhe pediram este documento. Para quem não sabe e não domina as tecnologias, pode ser complicado navegar por este mar de papéis digitais.

Ou seja, antes de irem para qualquer lugar, o melhor é irem ao site do aeroporto e pesquisar tudo o que é preciso para o destino desejado. Surpresas à boca da porta de embarque é que não.

Em Espanha, em 99% dos restaurantes/bares tivémos de apresentar o certificado de vacinação (ou de recuperação). Quem não tem, não entra.

Se foi trabalhoso? Foi. Se valeu a pena? Sempre.

Amei Barcelona.

1 comentário:

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |