Empatia

14 de março de 2019


"É a identificação mental e afectiva de uma pessoa com o estado de ânimo de outra."

As tragédias e a importância que elas ocupam no nosso sentimento de pesar e contrição não se medem pelo lugar onde acontecem, nem por quem são as pessoas atingidas. Pessoas são pessoas, em qualquer lugar do mundo e a perda de uma vida reveste-se sempre de um lamento inexprimível de dor, para quem assiste/sabe/assimila de longe e, sobretudo para quem, a partir de determinado dia fatídico passa a ter de lidar com o vazio insubstituível da perda de alguém que amava. 
Mas há uma coisa que aguça esta empatia. O sentimento de grupo ou de pertença. 
Os meus filhos são Desbravadores. O Samuel era Desbravador. Tinha 16 anos. Um pai, uma mãe, uma irmã. Também somos 4 lá em casa. Também tenho um casal de filhos. O Samuel fechou ontem os olhos, executado na sua sala de aula, em Suzano, S. Paulo.
Não compreendemos. Esta é a estranheza de todo o ser humano perante a morte. Toda a morte, mas ainda mais a prematura. Não compreendemos, mas confiamos que um dia compreenderemos. 
Sim. Todas as tragédias mexem comigo. Mas esta deixou a minha garganta embrulhada e o meu coração apertado.

C.S. Lewis em tempos escreveu que: "A vida com Deus não é estar imune às dificuldades, mas ter paz quando passamos por elas."

"Não queremos que andem na ignorância a respeito dos que morrem, para não se mostrarem tristes como os outros que não têm esperança.Pois se nós acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, também Deus reunirá com Jesus todos os que morreram em união com ele." I Tessalonicenses 4:13 e 14

"Sejamos firmes em proclamar a nossa esperança, certos de que Deus não deixará de cumprir as suas promessas." Hebreus 10:23

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |