Londres - Viagem das manas

17 de outubro de 2016

{dia 1 - 12/10}

Aeroporto, descarregar malas em casa dos nossos amigos, fazer umas compras rápidas e, depois de um longo percurso de autocarro (com muito trânsito, MUITO MESMO, e aproveito para dizer que andar de autocarro no andar de cima e no banco da frente é TOP) chegámos ao centro de Londres já perto do cair do dia. Palmilhamos a Oxford Street e perdemo-nos no Liberty London, um centro comercial com vários andares, estilo da era Tudor, todo em madeira. A loja do Natal era a loucura. Os preços eram, digamos que, inflacionados. 
{dia 2 - 13/10}

Saímos de casa bem cedo, debaixo de chuva, apanhamos o comboio e, incrivelmente, quando saímos no centro de Londres, um dia que se adivinhava tenebroso, estava belíssimo. Muito frio, mas chuva, graças a Deus, nem vê-la. Estivémos junto ao gradeamento do palácio de Buckingham uma meia-hora, à espera do render da guarda, mas aquilo não passava do mesmo e fomos embora sem ver a cerimónia. Vimos os soldadinhos "de chumbo" de um lado para o outro e a chegada da guarda real a cavalo, já não foi mau. Seguimos para o Parque de St. James, onde encontrámos esquilos amorosos (eu ia preparada com uma caixinha de frutos secos, just in case, e tive sorte). Experiência fofinha. Fiquei mesmo encantada. Saímos perto da Abadia de Westminster e vi o Big Ben ao fundo, imponente, contrastando com o céu azul e a roda a espreitar do lado esquerdo. ♥ 
Com a barriguinha a dar horas, tratámos de provar o famoso fish & chips, no The Old Star. Adorámos o espaço, empregados simpáticos e a comida era ótima.
Depois de almoço atravessámos a ponte de Westminster e descansamos as pernas no jardim do Hospital de St. Thomas, que tem uma vista linda para a ponte e para o Big Ben
Já do outro lado do Tâmisa, fizemos o percurso junto ao rio, que é muito agradável, passa pelo Tate Modern e tem vários artistas de rua, restaurantes, cafés e as casas-de-banho públicas mais asseadas que já vi. Pagam-se, claro, (50p) mas não me importo de pagar para ir a um wc limpo. 
Voltamos para trás pelo mesmo caminho sem ter chegado a ver a Tower Bridge, porque não queríamos chegar atrasadas ao London Eye, a roda gigante.
A roda demora cerca de 20 minutos a dar a volta, mais coisa, menos coisa e vale a pena. A vista é imperdível, quer do lado mais antigo da cidade quer do lado mais moderno. 
Depois apanhamos o metro para Tower Hill, porque os pés e as pernas já imploravam misericórdia. Vimos a Tower Bridge, versão by night, em tons lilás. Muito bonita. 
Acabámos o dia no Starbucks das docas de St. Katharine, que tem um edifício diferente, em formato circular e com umas colunas ao estilo grego. Não sei se era da fome, mas o pumpkin spice latte e o folhado quente e estaladiço de cheddar e cogumelos souberam-nos pela vida.
{dia 3 - 14/10}

Dia de rumar a Camden Town e Notting Hill.
O The Coffee Jar estava na minha lista de sítios a visitar há muitos meses e não desiludiu. Café maravilhoso e que pena não termos tido barriga para os bolinhos e cookies caseiras.
Notting Hill passou a estar no mapa de muita gente depois do filme com o mesmo nome, e a porta azul da casa utilizada no filme foi passagem obrigatória, assim como a livraria onde trabalhava o Will (personagem do Hugh Grant), que hoje está transformada numa loja de souvenirs (mantiveram o letreiro da livraria, por causa dos fãs do filme, o que foi inteligente).
Fomos ao Camden Market e ao mercado de rua de Portobello Road. Camden é muito pitoresco. É a parte excêntrica de Londres. Portobello fica em Notting Hill por isso caracteriza-se pelas casinhas de várias cores coladas umas às outras. Quando se gosta de antiguidades, é de uma pessoa perder a cabeça. 
Antes de regressarmos a casa fomos atestar à Peggy Porschen, que é só aquela casinha de chá que imaginamos para as nossas bonecas quando somos pequenas, mas em ponto grande.
Fachada rosa-bebé, candeeiros românticos suspensos no teto, a montra de outono perfeita e bolos e cupcakes para todos os gostos. Bebemos um chá, porque até parecia mal estar em Londres e não beber chá uma única vez, e cada uma pediu um cupcake. Delícia!!! ♥ Claro que trouxe um livro de receitas (o mais barato, que a malta é pobre).
{dia 4 - 15/10}

Fomos à igreja de manhã e passámos um dia mais tranquilo na companhia dos nossos amigos, que tão amavelmente nos receberam.
Como era um dia especial, aniversário da baby sister, à noite fomos para o centro novamente e jantamos no Jamie's Italian de Picadilly. Só posso dizer muito bem. Do serviço, do espaço, da comida. No fim da refeição perguntei à waitress se podiam trazer um bolinho com uma vela. Ela disse q não tinham velas, mas que podiam pôr uma das que colocam no centro das mesas num brownie. Assenti, imaginando um brownie num prato com uma vela de centro em cima. Vá, era melhor que nada.
10 minutos depois, chega ela, com uma tábua. Brownie decadente de um lado (com gelado em cima e pipoca caramelizada, coberta de caramelo), duas framboesas ao meio e a vela do outro, com as palavras "Happy Birthday" escritas a molho de caramelo ao longo da tábua. Uau! E o melhor veio no fim, quando nos trouxeram a conta sem o brownie incluído. - It's her birthday! It's on the house. ♥ - Jamie, és do best!
Picadilly Circus, Chinatown e loja dos M&Ms. Foi assim que terminou a nossa viagem a Londres. E ficou tanto para ver...
(fica para a história da viagem o momento em que, já no autocarro de regresso a casa, bem depois da meia-noite, embrenhada no Instagram, digo à minha irmã para estar atenta à estação em que tínhamos de fazer transbordo e ela adormece. foi lindo. só que não. já passámos? não? sim? entre os mal encarados que tínhamos atrás e o gamer alucinado que estava ao lado, optei pelo gamer alucinado e ele abanou a cabeça dizendo que sim e saímos disparadas na paragem seguinte, para percebermos que afinal Stratford ficava apenas duas estações depois).
See ya London! Esperamos voltar!

2 comentários:

  1. As fotos estão deliciosas....que dias tão bons. Dias de manas.
    Esses momentos são únicos.
    Adorei a reportagem fotográfica. Beijinho às duas.

    ResponderEliminar
  2. Relato e fotos magníficas , que bem que gostaram e pretendem voltar. londres é sempre linda :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |