Ementa para sábado

6 de fevereiro de 2014

Este sábado temos um almoço comunitário lá na igreja. É uma ocasião em que todos levam o seu almoço e podemos partilhar a refeição entre todos.
Gosto de levar coisas práticas e que não exijam uma grande logística.
Estes hambúrgueres da Mafalda Pinto Leite parecem-me maravilhosos. Vou experimentar!

 [receita aqui]

Depois pensei, então mas vou fazer hambúrgueres saudáveis e depois vou comê-los dentro de um pão sem nutrientes nenhuns, como os que se vendem para os hambúrgueres por aí?


Vai daí, fui pesquisar receitas de pãezinhos de hambúrguer integrais. 

Aqui está a tradução que fiz. Às vezes é difícil fazer a conversão das medidas, por isso, se virem alguma incongruência, deixem comentário, que eu ajusto. ☺

Ingredientes

· 350g farinha integral
· 350g farinha tipo 55
· 2 c. de sopa de farinha de glúten (opcional– se puderem, usem pois dá uma textura ótima ao pão e permite que cresça mais)
· 1½ c. de chá de fermento em pó
· ½ c. de chá de bicarbonato de sódio
· 1 c. de chá de sal
· 350ml água morna
· 2 c. chá açúcar
· 3 c. de sopa óleo vegetal

Instruções
1. Misturem o açúcar, 118ml de água morna e o fermento numa taça e reserve por 10 minutos até a mistura começar a fazer uma espuma, que indica que o fermento está vivo e de boa saúde.

2. Peneirem todas as farinhas, o sal, e o bicarbonato para a tigela. Misturem a baixa velocidade com a varinha ou durante 3 minutos à mão, vão deitando os 236ml de água que resta até terem uma massa tipo plasticina, suave mas ligeiramente pegajosa. Se não usarem a farinha de glúten, amassem pelo menos mais 2 minutos.

3. Adicionem o óleo e continuem a amassar até o óleo ter sido absorvido pela massa, depois mais 1 minuto.

4. Coloquem-na depois numa taça untada com óleo, dando-lhe umas voltas para que fique toda coberta com o óleo, cubram com um pano, e reservem para levedar durante 2 horas.

5. Pressionem a massa para esta baixar e dividam-na em 6 bolas.

6. Moldem bolinhas suaves. Coloquem os pães num tabuleiro forrado a papel vegetal ou num tapete de bolachas ligeiramente untado e polvilhado com farinha, separados por alguns centímetros. Alisem o topo dos pães ligeiramente com os dedos, e deixem-nos levedar por uma hora.

7. Pré aqueçam o forno a 180/190º. Coloquem os pães no forno e deixem cozer por 25 minutos.

8. Pincelem o topo com um pouco de óleo para ficarem com um aspeto mais bonito e brilhante. Polvilhem com sementes sésamo ou de papoila, se desejarem.

9. Retirem para uma rede e deixam-nos arrefecer antes de os partirem.

1 comentário:

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |