Os dias cinzentos da minha maternidade

1 de novembro de 2013

Acho que nunca me senti tão cansada como ultimamente. Nem quando eles eram bebés. 
Parece que me falta aquele ânimo que sempre me caracterizava...
Os olhos ardem, de manhã tenho muito sono, à noite o sono vem igualmente cedo. 
Neste mesmo instante em que vos escrevo, só me apetecia ir dormir até amanhã.
Acho que não sou grande companhia.
Hoje foi um dia particularmente difícil. O Gabriel partiu uma garrafa de vidro cheia de água no chão da cozinha. Tudo alagado e cheio de vidros. Ele não se cortou, verdade. Isso sim, seria verdadeiramente trágico. Mas ainda assim, da minha boca só saiu um: - como é que foste fazer uma coisa destas? só sabem fazer asneiras! (na minha cabeça debatiam-se outras palavras. Melhores. Mais misericordiosas, menos amargas, mas foram aquelas que saíram, plenas de cansaço).
Nem meia hora depois, após várias recomendações para irem tomar banho, chego à casa de banho e, apesar de terem ambos o banho tomado a casa de banho estava repleta de sapatos. Todos os que podiam ter tirado do armário da Diana estavam lá. Alguns tinham areia dentro e naquele momento esta cobria os mosaicos da casa de banho. Mais uma vez, encolerizei-me. Foi mais forte que eu. Nos movimentos bruscos que fiz fui eu que estraguei o caixote do lixo pequenino. 
E tudo isto me consome. Porque o que sei em teoria, nem sempre é o que faço na prática.
Nem sempre consigo ser paciente e calma. A ser completamente honesta diria mesmo, quase nunca consigo.
Riem-se muitas vezes sem motivo, falam muito alto, dizem parvoíces, não conseguem parar. 
E eu desespero...o cansaço é mais forte que tudo o resto. Não sabem brincar juntos sem exageros, que nunca acabam bem. Felizmente não são todos os dias assim, mas são muitas vezes. 
Em que as palavras de repreensão não encontram ouvidos que as acolham. Em que vêm de volta, como um boomerang e me ferem. E eu, em vez de lamber a ferida e procurar dentro de mim uma ínfima parte estóica que me ajude a ser superior ao que não estou a conseguir controlar, só quero ferir de volta. 
É isto. Hoje não foi um dia bom.

6 comentários:

  1. Olha eu que só sou mãe há quase 3 anos já me sinto assim em vários dias, mas como o dizes o cansaço é o maior culpado de não nos conseguirmos controlar...
    Um beijo grande cheio de força...vais ver que controlando esse cansaço começas a conseguir controlar...

    ResponderEliminar
  2. sim, o cansaço é um grande inimigo. as "crises" cá em casa rebentam quase sempre quando estou cansada. evita ao máximo as noites mal dormidas, mesmo que outras coisas fiquem por fazer, elas não são o essencial. o essencial é o teu sono e o teu equilíbrio. um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ah! Como te compreendo. Um abraço solidário

    ResponderEliminar
  4. Estou com a Mocas...nesta fase é obrigatório que durmas mais e melhor. mesmo que fiquem outras coisas por fazer! e lembrar sempre e sempre que é uma fase e que...vai passar!

    beijinho, não te martirizes, passamos todas por isso ♥

    ResponderEliminar
  5. Se te faz sentir melhor...somos todas ou quase todas assim...e é assim mesmo, é a vida real...é o contexto profissional e o chegar a casa e dar atenção e mimos e afetos e tratar do jantar e ver roupas...e na realidade temos que agradecer tudo isto a Deus, mas há dias em que estamos também nós a precisar de um colinho! ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Como te entendo, minha querida...
    Vou estar atenta aos conselhos que também os preciso, porque há dias em que os cinzentos são muito escuros...

    beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |