Um dia deixamos de beber leite de vaca

17 de outubro de 2013

Hoje foi o dia.
Era uma decisão que já andava há muito para ser tomada. Por este ou aquele motivo, foi sendo adiada. Não sei se precipitada pelo problema de saúde que o Gabriel manifestou esta semana (e que estou em crer que está a melhorar) mas o que é certo é que, a partir de hoje, cá em casa só se vai beber leite de soja (ou de aveia, ou de arroz, que ainda não tive oportunidade de provar). 
São melhores para quem tem problemas respiratórios (graças a Deus não é o caso), para quem sofre de alergias ou problemas de pele, etc.
O leite de vaca que bebemos hoje em dia já não é o leite que bebiam os nossos bisavós, que criavam os seus animais e bebiam o leite directamente da fonte, sem passar por fábricas, conhecendo os animais que lhe davam origem. Os leites UHT estão cheios de conservantes e os animais pejados de medicamentos também os passam para o leite que produzem. 
Um dia, volto a ser vegetariana a 100% outra vez. Um dia...um passo de cada vez. Já esteve mais longe. Praticamente só consumimos o peru e o frango, mas a minha rica comidinha vegetariana é tão melhor. 


8 comentários:

  1. Certifica-te de que os leites vegetais que vão passar a consumir são livres de organismos geneticamente modificados (sem OGM ou GMO free) porque, caso contrário, são bem piores que o leite de vaca. E quase toda a soja no mercado é transgénica. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Raquel, pelo que pude pesquisar, testes que foram conduzidos em vários hipermercados só detetaram a presença de OGM nos óleos alimentares. De qualquer das formas, julgo que o leite de vaca continua a ser mais prejudicial. Sobretudo o UHT, que era o que nós consumíamos. É escolher o mal menor, porque, honestamente, hoje em dia, já deve de haver pouca coisa verdadeiramente "natural" e "biológica", a menos que sejas tu a produzir e controles todo o processo do princípio ao fim. Mas agradeço-te o alerta. É uma questão pertinente.

    ResponderEliminar
  3. Não, mas esteve muito preso dos intestinos e aproveitámos que fez uma pausa no leite de vaca para mudarmos de vez para o de soja.

    ResponderEliminar
  4. A minha área é mesmo a biotecnologia vegetal e só alertei para os rótulos porque quase toda a soja cultivada atualmente é geneticamente modificada.

    http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=dailytip&dbid=290

    À partida, o estudo que indicas será fiável mas, pelo sim, pelo não, nesse tipo de alimentos de alto risco é sempre melhor terem a certificação biológica. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. atenção - já aqui foi dito- actualmente o leite de soja é tão mau em termos "industriais" como o leite de vaca. e o leite de soja é perigoso para os rapazes em termos de sistema reprodutor.

    leite de espelta, arroz, aveia ou amêndoa.

    ResponderEliminar
  6. Tal como tudo, o equilíbrio é fundamental. Nós bebemos o equivalente a dois copos de leite por dia. (1 ao pequeno-almoço e outro ao lanche)
    Não creio que os malefícios sejam tão nefastos como o que descreve (e como o que encontrei por esse google fora na pesquisa que fui fazer após o seu comentário, que muito agradeço, afinal isto do blog serve, também, pela partilha). Penso que se se reflectisse no mal que faz o leite de vaca talvez fossemos encontrar outras tantas "teorias da conspiração" em relação a este. São indústrias muito fortes e há muitos interesses económicos por detrás. Creio que com conta, peso e medida tentamos fazer o melhor por nós e pelos nossos.
    Obrigada, Catarina.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |