Educar...esse bico de obra

10 de outubro de 2013

Ontem, para não variar muito, em quase todos os pedidos que lhe fazemos, seja para cumprimento de tarefas (trabalhos de casa, arrumar algo, por a mesa) ou simplesmente dar seguimento a rotinas normais do dia a dia (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, tomar banho, vestir o pijama, calçar os chinelos) ela adia, contesta ou, em último caso, recusa-se ou impõe condições para cumprir o que lhe pedimos.
Sim, leram bem, impõe condições, do género "só se vieres comigo..." ou "só se me deixares fazer A ou B...".
Também acontece desculpar-se com o irmão "mas o Gabriel isto ou aquilo".
Claro que comigo dá-se muito mal porque ainda não cheguei ao ponto de achar que ela pode mandar.
E isto, meus amigos, faz com que eu tenha de dar o litro para a ir dobrando.
É uma verdadeira fadiga quando aquilo que para mim seria um dado adquirido, pela experiência, pelo respeito, pela simples razão de ser mãe dela, tem de ser conseguido com muito suor e muitas lágrimas.
Ontem disse-me que não sabia ser obediente.
Eu disse-lhe: Sabes, sim. Sabes muito bem, mas não queres, e esse é que é o problema.
E ela insistiu, e insistiu, como de costume, na sua ideia e eu rebati com a minha outras tantas vezes, até que ela disse.
- Eu sei, mas eu não gosto.
E eu lembrei-me deste versículo, desta angústia do apóstolo Paulo, espelhada na resposta da minha filha de quase 7 anos.

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.  Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. "

Romanos 7:18 e 19

E disse-lhe:
 - nem sempre podemos fazer só o que gostamos, mas sim o que devemos.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; "
I Coríntios 6:12

E se são estes os diálogos e as batalhas que tenho com ela na infância, pergunto-me quais serão as que ainda espero num futuro não muito distante.

3 comentários:

  1. Pode ser o caso de ela resolver melhor as fraquezas dela mais cedo. olha, é pedir sabedoria a Deus nesta tarefa dura de educar!

    ResponderEliminar
  2. Raquel, leio os versículos que publicas e, aos 43 anos, ainda me revejo neles. Muitas vezes sei que estou a fazer algo que não queria fazer, que sei que está errado, mas faço na mesma... Todos os dias tento mudar, todos os dias peço ajuda a Deus para me ajudar nessa tarefa. Beijo grande!

    ResponderEliminar
  3. Testamento á parte : tenho duas dessas, a de 5 pior. Se souberes como para além do meu cansaço diz... :(

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |