Tão cansada...

17 de maio de 2011

Há dias que são piores para educar...tenho a certeza. Dias em que eles escolhem esticar a corda até ao limite, senão mesmo até partir. Dias em que o discernimento foge por entre tamanha asneirada consecutiva. Logo de manhã, para abrir as hostilidades até ao momento em que se deitam e o silêncio é devolvido à casa. 
A Diana deve funcionar por fases, ciclos de mau comportamento. Os mecanismos a que recorro parecem não funcionar em moldes nenhuns. E este cansaço que se apodera da minha mente é tal que sinto que já não há mais nada a fazer com ela. Que não aprende. Que estou a fazer tudo mal.
Hoje disse-lhe, já em total desespero que erros todos cometemos, mas que a burrice grande é fazê-los uma vez, ser repreendido, castigado ou mesmo apanhar uma palmada e voltar a repeti-los, sabendo das consequências. 
Ela já diz que não se sabe portar bem, que só se sabe portar mal. Onde anda a voz da consciência da garota?? Aquela que desde criança me anda a avisar do que é certo e errado? Será que ela não lhe dá ouvidos vez nenhuma? A sério. Estou cansada desta mãe que passa a vida a repreender, a gritar mais do que deveria e a deitar-lhe a mão ao pêlo outras tantas vezes sem que nela se veja pingo de evolução. Ontem disse que não queria comer o iogurte, após o jantar. Disse-lhe que tinha de o comer, uma vez que não queria fruta. Saímos da mesa e ela ficou. Apareceu, demasiado depressa, a dizer que já tinha comido, pelas minhas contas e vi-me obrigada a ir inspeccionar o caixote do lixo. Não me enganei. Lá estava o iogurte, intocado, com tampa e tudo. Foi a parede do quarto que manchou com um tubo de cola em stick, as unhas pintadas com canetas feltro, um monte de brinquedos que enfiou nas gavetas da roupa, limpa e engomada. Ando saturada. As primeiras vezes a gente desculpa, avisa, mas depois, com a repetição, já não dá para desculpar. Ela está a caminho dos 5 anos. Já tem de ter outra noção das coisas. Digo eu, digo eu, que estou pelas costuras.

9 comentários:

  1. Amiga, estou como tu mas em relação ao André.. ele até anda mais calmo em termos de birras mas quando lhe dão as venetas não há volta a dar...
    Também penso, muitas vezes, que falhei e falho e estou muito cansada desta Mãe que ralha e dá palmadas´e sei lá mais o quê.
    É certo que é maravilhoso ser Mãe, que os amamos mais que a vida mas caramba, eu acho que já percebem bem que devem portar-se de certa maneira e não o querem simplesmente fazer.
    Estou tão, mas tão cansada...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Se há coisa que aprendi com a minha infância foi: Se atirares o jantar pela sanita, nunca te esqueças de puxar o autoclismo!

    ResponderEliminar
  3. Ah, em relação ao resto são fases... acho que não te deves preocupar, essas asneirolas que ela faz fazem parte das experiências de conhecimento! Lembro-me de ter feitas imensas e ficar de castigo por isso, mas depressa tinha nova ideia!

    ResponderEliminar
  4. Olha a mim parece-me chamadas de atenção... O Guga faz isso quando lhe dou menos atenção... é uma ideia...

    ResponderEliminar
  5. Epá! Isso parece a Anna quando está cansada e anda de um lado para o outro a procurar maldades para fazer. Quando ela está assim, nós chegámos à conclusão que o melhor é ir dar uma volta. Costuma ser, como diz a Célia, quando não lhe estamos a dar atenção suficiente, quando precisa de dormir e quando tem muita fome.

    Também não sei como castigar/educar ou lá o que quiserem chamar para modificar certos comportamentos dela. Ela já tem idade para perceber o que está a fazer e nós conversamos muito com ela, mas enfim...

    Beijinhos, amiguinha, há dias assim. Felizmente não são todos ;-)

    ResponderEliminar
  6. a diana é o meu D. ainda agora qd fez 5 anos eu disse que já tinha idade para começar a ser responsável e deixar se de asneirada.
    mas não, leva-nos a nós e educadoras ao limite. Hoje nova queixa dele na escola. Ando tão farta. è a boa da palmada, castigo, ouvidos moucos... nada funciona!!!

    essa de deitar no lixo a comida, o meu tb já fez e já comeu o que deitou no lixo. isso é coisa q n admito.
    ainda ontem embirrou que a história q o pai contava e escolhida por ele e irmão,embirrou a meio q não queria. começou logo com os atrofios e a dizer que n gostava que a história era porca. foi se deitar sem ouvir o resto... tb ando cansada. grito, barafusto, falo a be, tento compreender e nada.....

    ResponderEliminar
  7. Bem, a tua Diana vai-te dar muito trabalhinho, vai... As coisas de que ela se lembra, hein?
    Eu por vezes fico chateada comigo por gritar com eles, mas é-me muito dificil compreender e aceitar alguns comportamentos. Nele, é mais as birras tolas, sem qualquer razão e o choro sem razão. Nela, é o querer ser "adulta" e depois presentear-me com acções dignas de 4/5 anos... enfim!...

    Ser Mãe/Pai não é tarefa fácil não...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Deitar a comida para o lixo - fiz tanta mas tanta vez, ora porque não gostava, ora porque não me apetecia, mas principalmente porque fome era coisa que não tinha. Prefiro não andar a obrigar ninguém a comer, e já obrigo muito ao gabriel que ele é lingrinhas e nunca quer comer nada.
    Se já comeu um minimo, não obrigo mais - no limite explico que se não quer comer tudo bem, não come, mas tem bola vermelha!
    Parede do quarto - não lhe perguntaste o que estava ela a tentar colar? ou desenhar? Nem vale a pena contar-te a quantidade de atrocidades que fiz às paredes do meu quarto em pequena, pois não?
    Unhas pintadas com canetas de feltro - oh mãe desnaturada, não arranjas um verniz à rapariga? Depois ela tem de dar asas à criatividade e arranjar outra forma de fazer as coisas. ;)
    Os brinquedos na gaveta - rapariga esperta hein? Vê lá tu como foi tão rápida a arrumar os brinquedos! A roupa ficou amachucada é verdade mas duvido muito que ela a deixe de vestir por isso.
    Enfim, muita coisa, muita maluqueira e se fosse eu também já tinha gritado muito e quem sabe até aquecido o rabo, mas se pararmos um bocadinho para pensar como eles não é nada de extraordinário, pois não?
    É continuar em frente, castigar e mandar um berro sempre que for caso disso e tentar não pensar muito no assunto, eles vão acabar por crescer e compreender. ***

    ResponderEliminar
  9. há-de mudar um dia... são fases. como digo há momentos no crescimento deles que nos deixam a cabeça em água, depois acalmam um pouco e depois, assim do nada, voltam ao mesmo e há sempre crianças assim, com uma personalidade mais marcada e forte, mais rabitesas... há-de passar Raquel e nesse dia, talvez vás sentir saudades de algumas destas maluqueiras dela. é sempre assim, sempre será... e educar não é tarefa fácil para ninguém... é mesmo muito dificil... beijinho grande amiga... respira fundo e espairece um pouco, costuma ajudar nestas alturas afastarmo-nos um bocado, irmos tratar de qualquer coisa só nossa e depois, então mais calmas, conversarmos já com a mente mais aberta e menos atrita a palmadas...

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |