Tarefas

21 de julho de 2010

Tenho sido negligente no que diz respeito a pedir-lhes para contribuirem nas tarefas domésticas. Normalmente só estão encarregues de manter os quartos arrumados e pouco mais. Incentivamos sempre a independência dos dois. Na higiene deles já fazem grande parte sozinhos. Lavar os dentes e despirem-se sozinhos para tomar banho já conseguem os dois. O Gabriel já limpa o rabo sozinho (ela também quer mas ainda não me fio). 
Hoje foi dia de fazerem algumas tarefas e penso seriamente em instituir um quadro para eles visualizarem o que cada um pode fazer para ajudar. O Gabriel limpou o pó dos quartos deles enquanto a Diana pôs a mesa para o jantar. Aquilo que estava em móveis altos tirei eu e ela foi à bancada buscar tudo para por no sítio certo. Em relação aos talheres fez tudo sozinha e sabia bem quantas colheres pôr e onde (hoje a janta foi canjinha, pão e melancia). Às vezes penso que os substimo.

9 comentários:

  1. ora muito bem, cá em casa também todos ajudam.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. a Joaninha põe a mesa muitas vezes e é ela que me tira a roupa da máquina e me dá para estender no estendal, se usar o estendal interior, gosta ela de estender (à moda dela claro!). tb se despe sozinha e já se veste e calça sozinha tb e ultimamente, deixo-a tomar banho tb sozinha e depois, faço eu a geral nos sitios mais importantes :) têm de se preparar para a vida! é mesmo assim! arrumar o quarto é que não é com ela, e eu ai peco, porque ela não faz, vou eu fazer... beijinho grande. nós amanhã já seguimos de férias! despedi-me no blog mas não sabia se ias lá ler ou não, por isso,fica um bj a todos.

    ResponderEliminar
  3. Acho que estás a fazer o correcto...Aqui sou bastante exigente com a Sofia. Só os preparamos para a vida e contribuimos para um crescimento melhor, e incutir responsabilidades é optimo.
    Além disso eles só têm que ajudar, somos Mães não somos escravas...lol

    jinhos

    ResponderEliminar
  4. Pensei mais ou menos a mm coisa esta manhã, enquanto eles faziam a cama (puxavam as orelhas) deles.

    ResponderEliminar
  5. aqui é o mesmo.... com 3 n é fácil e todos cooperam, só os dentes é que sou eu que escovo(foi o dentista que me disse p eu escovar sempre, pois com eles é tudo ás 3 pancadas),até no outro dia a mais velha aspirou o quarto dela e temos de aproveitar enquanto eles ainda acham piada a fazer estas coisas. há de chegar o tempo em qua vão fazer obrigados:P

    ResponderEliminar
  6. Rita, eu estou sempre presente quando eles escovam e se não ficar bem, depois de elogiar o que fizeram digo que vou só dar mais uma escovadela para ficar mesmo bem ;) mas tem sido bom permitir que o façam sozinhos.

    ResponderEliminar
  7. O Rodrigo tb já vai ajudando e fazendo sozinho. Toma banho muito bem sozinho, mas eu tenho que estar à coca, caso contrário dá barraca e gasta-me um garrafão de gel lol. quanto aos dentes, ele escova de manhã (e sei que escova mais ou menos mal) e eu ou o pai escovamos à noite (muito bem). mas é muito calão, o meu filho. tenho que estar sempre a puxar por ele ... e cansa

    ResponderEliminar
  8. Estas na hora certa para lhes incutir os bons hábitos. E mal ou bem é bom eles colaborarem desde cedo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |