Mais do mesmo

8 de abril de 2010

Quando falo do mau comportamento da Diana, nem sequer estou a falar de grandes asneiras. Mas as nossas manhãs começam todas da mesma forma e os dias acabam exactamente como começaram. Ela nunca aceita um pedido ou uma ordem nossa. Protelar é palavra de ordem. Coça o nariz, os olhos, ao mesmo tempo que finge que não é nada com ela. E nós à espera que ela cumpra ordens simples, como ir buscar o seu casaco, começar a comer, vir vestir-se, etc. Fala conosco de forma autoritária, como se não tivesse de pedir-nos as coisas com educação e tudo fosse mais do que garantido, do género - ó mãe, quero o baton! em vez de - mãe, podes ir buscar-me o baton? E isto é só um exemplo estúpido de que me lembrei de repente. Começamos por pedir normalmente, depois abrimos os olhos e falamos um pouco mais alto, à terceira já estamos mesmo chateados, porque é sempre assim. E satura.
A verdade é que não quero que os papéis se invertam aqui em casa. E não é propotência minha, mas a nossa autoridade é para ser exercida agora, que ela ainda pode ser moldada e ensinada. Não é depois, quando já tiver anos e anos de má educação não lapidada que vou chorar por não me ter apatecido chatear com certas coisas sem importância, que afinal teriam feito toda a diferença.
Hoje foi uma manhã igual às outras. O pai castigou-a. Até Domingo não vê televisão. E o irmão não será penalizado, por isso ela terá de ir para o quarto quando ele estiver a ver TV. E sei que vai ser outra luta, fazê-la cumprir o castigo, porque ela refila e chora e logo vai fazer de conta que já não se lembra. Mas vai ter de ser...

4 comentários:

  1. O diogo é assim.. Tal e qual como tu dizes que a Diana é!!

    E eu, acabo por fazer o mesmo que tu.. recorro à palmada.. porque muitas vezes nem assim ele obedece!!
    Se descobrires a "cura" diz me por favor!!!

    ResponderEliminar
  2. eu é como te digo, aconselhar não é fácil embora muitos pensem que é. só nós que estamos nas situações sabemos como são. segue a tua intuição, eu acho que é o melhor a fazer. da minha experiência, e no nosso caso (mas nosso) os castigos não resultam e a palmada sim, mas é como te disse, há que ver quais as situações realmente importantes para a palmada e ai, eu própria tive e tenho de pensar muito bem antes do meu instinto poder agir... mas eu percebo bem quando dizes que de manhã há pressa e todas as manhãs são iguais, isso desespera qualquer um, mesmo aquelas mentes mais pacientes e só quem não tem é que não sabe, que isso é mesmo desespero total e concordo contigo quando dizes que é agora que temos de os moldar, sem dúvida Raquel e lá em casa quem manda são vocês pais, nem outra coisa pode acontecer... ou deve acontecer. mas não tenho truques... comigo funciona assim como te falei, contigo não, não sei que te possa aconselhar...

    ResponderEliminar
  3. Como te entendo Raquel! Em tudo o que escreveste. Podia ter sido eu a escrever!!

    ResponderEliminar
  4. As nossas manhãs tb são sempre iguais e tal como dizes muito difíceis, não exactamente por desobedência, por não fazer o que lhe mandam, mas porque implica com tudo, ou são os ganchos, a roupa, os sapatos, as meias, o brinquedo que quer levar para a escola e é realmente desesperante, mesmo para os mais pacientes.

    Por aqui a palmada tb não funciona, o castigo tem (um pouco)mais efeito, mas sem dúvida que é agora a altura para os moldarmos. Tenho a certeza que vais descobrir a melhor forma de lidar com a rapariga.

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |