Saudade

18 de dezembro de 2009

Tenho tanta pena de não ter fotografias tiradas com os meus avós, como os meus filhos têm oportunidade de ter com os meus pais...
Este ano a consoada vai ser aqui em casa, nesta casa, na casa que foi dos meus avós maternos.
Lembro-me bem de algumas das consoadas que aqui passámos. Dos filmes na TV, do cheiro a bacalhau cozido com couves, das filhoses que a minha avó deixava a levedar no alguidar.
Do cheiro do cachimbo do meu avô. Sempre detestei o cheiro dos cigarros, mas gostava do cheiro daquele tabaco que ele punha no cachimbo. De passar por detrás do sofá do meu avô e abraçá-lo, sentir a sua barba de 3 dias picar-me a cara, da sua boina, do aroma aconchegante da lenha a queimar nos fornos dos vizinhos, do frio, do cieiro, da ansiedade de abrir os presentes, do calor familiar. Éramos as únicas crianças. Eu e a minha irmã. Mas era bom.
Este ano a casa deles vai encher-se de crianças. 2 netas e 1 neto, 3 bisnetos nascidos e mais um a caminho. A minha mãe regressa a esta casa, pelo Natal. Vou lembrar-me deles muitas vezes com carinho.

1 comentário:

  1. Que bonito Raquel. até eu senti os cheiros e o calor. tb tenho saudades dos meus avós e quase não tenh fotos de consoadas com eles.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |