Decisões difíceis

12 de março de 2009

Eu e o pai decidimos ir entregar as inscrições para o pré-escolar, para ambos, na escola primária + jardim de infância que temos praticamente ao fundo da rua.
O jardim de infância onde eles andam fica fora da nossa área de residência. Quando ele entrar para o 1º ano do ensino básico (1ª classe), virá para esta escola e não trará amiguinhos nenhuns com ele, uma vez que moram todos na área abrangida pela escola actual, longe da nossa casa.
Se entrar em Setembro, sempre tem um ano de pré para fazer amigos que o acompanharão na transição para a 1ª classe.
Sei que será uma tentativa. É difícil ele entrar, ainda mais difícil é entrarem os dois.
Mas o não já tenho.
Hoje parei à porta da escola, para ver o que tenho de apresentar na inscrição e qual o horário de atendimento da secretaria. O Gabriel fez logo um inquérito ao pai enquanto eu estava fora do carro. Quando entrei, ele já chorava.
- mas e os meus amigos também vêm? e as minhas professoras??
Foi cá um aperto que me deu. Vêm-me logo à cabeça dúvidas de se estarei a tomar a atitude certa. Se será o melhor... Custa muito pensar retirá-los de um ambiente que conhecemos, dos braços de pessoas em quem aprendemos a confiar e a quem eles se apegaram.
Vou avançar, mas vou cheia de receios e com o coração muito apertado.

13 comentários:

  1. Ele vai sentir-se assim seja quando for que aconteça. Eu não sei nada de psicologias, mas o que disseste tem lógica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai q aperto...enfim, mas olha, custando este ano, já não custa no próximo...e é para bem deles.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. custa mesmo muito tomarmos estas decisões... onde eles estão também tem primária miga?

    ResponderEliminar
  4. Em Setembro o Francisco vai para a pré e aqui na terra tenho, pelo menos, 4 escolas para escolher e também penso como tu: e os amigos? Ele tem um amigo que adora, na creche e sei que vai ser complicado quando se separarem. O meu marido, mais realista, talvez, diz que esta não vai ser a primeira vez que passará por isto, mas pronto...

    ResponderEliminar
  5. Sei como te sentes , mas talvez estejas a tomara decisão certa, pelo menos vai já fazendo amigos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. É normal que te sintas assim, mas as crianças são mais simplistas que nós, e mesmo que ele tenha esses medos de deixar os amigos, rapidamente vai fazer amigos novos. Nós também inscrevemos os nossos já para o próximo ano lectivo numa outra escola que depois fará a transição para a primária, e também ando preocupada com a adaptação, mas faz parte não é? Eles logo se habituam! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tomaste a melhor decisão.
    Duda foi para o ciclo sozinha, sem amigos de infantário (só um, mas tinha estado com ele pouco tempo, não houve grande afectividade) restantes que a acompanharam desde berçário iriam para outras escolas dentro das suas áreas de residência. O primeiro período foi de difícil integração, mas depois correu tudo mt bem. Eles surpreendem-nos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Por norma eles adaptam-se melhor às mudanças do que nós e arranjam amigos num instante... e sim, concordo que para melhor se adaptar a um 1º ano nada melhor do que ter amigos por perto.

    Bjs e força

    ResponderEliminar
  9. Raquel, o que te posso eu dizer acerca de mudanças/adaptações?! Que custam, que doem, mas fazem parte do nosso crescimento, e do deles enquanto individuos (pequeninos).

    Não os podemos proteger do futuro, nem queremos.

    Um beijinho de quem andou às voltas com decisões dessas (e ainda anda, que a vida é mesmo assim)

    ResponderEliminar
  10. Nem me fales, Raquel! Tens acompanhado os meus receios e acabei tomando a decisão menos esperada: escola longe, privada e sem amigos... :-(((
    Mas os medos de que algo não possa correr bem foram superiores...
    Vamos ver como corre. Uma coisa é certa: fazemos sempre o que pensamos ser o melhor para os nossos filhos.
    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  11. Estou a sentir o mesmo que tu.
    Vou inscrever a Ângela e sei que ela vai sofrer com a separaração dos amigos que tem e das educadoras.
    A minha mãe fez-me ver que ao longo da nossa vida temos etapas a superar e essas etapas fazem parte da nossa vida. Ela disse-me: Pensas que não me custou quando foste para a 1ª classe e eu habituada a estar contigo e tu comigo, chorei nesse dia pelo corte do cordão umbilical e tu também sofreste por não estares comigo.
    Fiquei mais calma porque compreendi que ela não vai ter aquelas amigas mas vai fazer outras amigas,e penso que neste momento é a decisão que eu acho ser a mais correcta
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |