Uma das regras de ouro que eu tenho

14 de janeiro de 2009

Defender em público e criticar em privado.
Ontem, quando cheguei para ir buscar o Gabriel, estavam mais duas avós a ir buscar os respectivos netos.
O meu filho viu-me e dirigiu-se a mim com um sorriso, as always, que depressa se desvaneceu quando uma das avós, vendo que eu era a mãe dele, diz isto:
- quem foi o menino que te fez isto? foi este não foi?
Meti marcha atrás e perguntei ao Gabriel o que tinha feito e porquê, dado que vi que o outro miúdo tinha um arranhadela na cara.
O Gabriel tentou explicar-se, mas tremiam-lhe as mãos de nervosismo, porque se sentiu exposto e os dedos acusadores em cima dele.
Pois que o Gabriel estava a brincar e tinha uma pedrita na mão. O outro estava a chateá-lo e o Gabriel pediu-lhe que parasse várias vezes, o que a auxiliar confirmou, e visto que o outro não desistia pôs-lhe a mão na cara e afastou-o, como tinha a pedra na mão, correu mal e fez-lhe um arranhão.
Disse-lhe que aquilo não se fazia e perguntei-lhe se já tinha pedido desculpas ao colega.
Ele disse que sim.
Detestei a atitude da avó do miúdo quase que a pôr uma auréola no neto e a provocar um mini julgamento público ao Gabriel, em frente a outros colegas e outros encarregados de educação.
Deixei claro que não é isso que lhe ensinamos, mas que são crianças, e que o Gabriel também não tem por costume reagir de forma agressiva, muito menos sem ser provocado de alguma forma.
Fiquei chateada por não ter sido mais dura com ela, mas sou sempre assim...só me vêm as respostas prontas meia hora depois de remoer no assunto.
Bahhh!

16 comentários:

  1. Eu sou igual...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu tb nao ía gostar nada da ideia!!!
    Acho que tinha dito mais qualquer coisa á avozinha!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Podia ser eu a escrever este post.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu também nunca tenho as palavras certas na hora certa.... fica uma angústia... Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Como te compreendo...
    Também só tenho as respostas depois duma hora passada e de ficar a remoer no assunto...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. É sempre assim...só depois é q me lembro q devia ter dito isto, ou aquilo...adorava ter a resposta na ponta da língua. Enfim...
    Mas fizeste bem não dares sermões ao Gabriel à frente daquela gente toda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Posso "meter" uma cunha através do teu blog? :)
    Rute Jacinto, manda-me um convite :)
    Bjs e obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Olha que realmente!
    Coitado do Gabriel, já se tinha resolvido o assunto com quem de direito, quando muito perguntava à educadora ou auxiliar não era preciso tanta histeria!!
    HUMPFF

    ResponderEliminar
  9. Pois eu também me junto ao grupo que só tem as respostas certas meia hora depois do momento. E claro que também não gostava e acho que foi um exagero da avó uma vez que estas coisas entre miudos estão sempre a acontecer, ontem o dela amanhã pode ser o teu, e se o assunto já estava resolvido e o Gabriel já tinha pedido desculpa não era necessário tanto alarido.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. eu também sou assim, na hora faltam-me sempre as palavras e os argumentos... :(

    ResponderEliminar
  11. Não te arrependas porque foste muito melhor que ela. Cá para nós, "boa, Gabriel!!! Só se perderam as que cairam!!!". O teu filho vingou-se por antecipação. Chama-se a isso atitude pro-activa!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Há pessoas que não têm muita sensibilidade, é o que é.
    E não valia a pena teres a resposta pronta, só te ias chatear.

    :*

    ResponderEliminar
  13. Não vale a pena travar essa batalha! Só podemos educar os nossos filhos... os filhos dos outros e os próprios 'outros' estão fora do nosso alcance...

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |