Mordida de novo

21 de julho de 2008

De tal ordem que eu até sei que quem a mordeu tem 10 dentes.
Eu sei que acontece, mas já é a 2ª vez e desta feita ela disse o nome da menina que o fez...são as vantagens de já saber falar.
Tento pensar que são crianças, mas chateia um bocado. A 1ª vez foi nas costas, ficou negro e com um alto, agora no braço...
Há coisa de uma semana encontramos a dita amiguinha no forum, no parque. Ela ignorou a miúda. Fiquei a observar e por muito que se queira ser imparcial, o facto é que a menina esteve o tempo todo a deitar tudo abaixo e a levantar a mão a tudo o que era criancinha, mesmo aqueles que tinham o dobro do tamanho dela. A culpa não é dela, eu sei...e isto é só um desabafo.

É em ocasiões como esta que compreendo o porquê de Educadoras e professores não poderem ter os seus filhos na sala onde trabalham.

Seria, ainda que inconscientemente, demasiado fácil e natural pôr um elemento do grupo de parte em deterimento do filho.

11 comentários:

  1. Se há coisa que eu detesto é isso...mordidelas é horroroso!
    Mas se calhar devias tomar uma atitude junto das educadoras.Afinal estao lá tambem para isto e se a miuda é mesmo assim,deviam estar mais atentas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Elizabete: eu tenho a vantagem de já ter estado do lado de lá...sei que estas coisas, na maior parte das vezes não se conseguem evitar. Eles fazem-na pela calada. Quando se dá por isso já o mal foi feito. Não tenho nada a apontar às profissionais que tomam conta da Diana, são óptimas. O máximo que podem fazer é mesmo conversar com os pais da criança que fez a maldade.
    Claro que, infelizmente, pode sempre voltar a acontecer...

    ResponderEliminar
  3. Minhas amigas, as dentadas, são uma maneira de a criança conhecer e contactar com mundo, é claro que esta fase é própria desta idade. Hoje uma é mordida amanhã é ela que morde. Não se trata de estar desatenta, estas coisas acontecem em segundos. Se em casa, às vezes acontecem coisas mesmo diante dos nossos olhos imaginem numa sala onde estão 14 bebés, da que pensar não... não é de todo correcto colocar à margem a criança que morde,pois assim pode criar revolta e ser ainda pior, mas fazer ver à criança que morder não é a melhor maneira de resolver os conflitos. E falar com os pais, que adianta, se a criança está nesta fase o mais que se podem fazer é falar com ela,ya, ok, passados 1 minuto ela já nem se lembra do que aconteceu. Eu também sou Mãe e para além de Mãe sou Educadora, e acreditem minhas amigas que são situações muito conplicadas, principalmente quando encontramos pais que até de "cães" chamam aos miúdos que mordem, é revoltante. O bonito da coisa é quando acontece nós dizermos que desta vezes foi o filho deles que mordeu...é lindo ver a cara dos pais, e é nessas alturas que eles percebem que esta fase nesta idade é muito frequente e normal.

    jocas

    ResponderEliminar
  4. Pois... é mesmo muito chato! Também já aconteceu ao Gabriel. E às vezes parece que os miúdos resolvem "atacar" sempre os mesmos. Ainda bem que tens consciência que as educadoras não fazem milagres... Não se podem pôr açaimes nas crianças!

    Quanto à questão de os professores e educadores poderem beneficiar os filhos... a experiência diz-me o contrário. Para não se ser injusto para as outras crianças, acaba-se por ser exigente de mais com os próprios filhos. Acho que essa situação não beneficia ninguém!

    Já agora... onde fica aquele parque tão giro das fotos lá de baixo? :)

    ResponderEliminar
  5. Sara:É o Parque de Stº António, na Costa da Caparica.

    ResponderEliminar
  6. Quando uma criança faz mal ao meu filho tenho que respirar trinta vezes para me lembrar que é outra criança... Mas acho que é o instinto animal de protecção.

    ResponderEliminar
  7. É normal sim, é uma fase sim!
    Mas é uma fse mais comprida numas crianças do que em outra, e quando a vitima é sempre um filho nosso chateia!!!

    Mas tal como disseste estiveste a "ver" a criancinha e pelos vistos ela também levanta a mãe facilmente, o que me parece é que há casos e casos!Há casos em que a fase de morder é só uma fase, outros há porém que é má educação aliada á permissão dos papás!!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Uma vez passei-me com uma miúda pequenita que se lembrou de começar a bater na minha (que nunca na vida bateu, mordeu ou se virou),
    Nada de especial mas fui topar depois dela se queixar e quando vi fui direita a ela, abri muito os olhos e disse "se voltas a fazer mal à Luísa ou aos outros meninos vou dizer à tua Mamã para te levar embora para casa e não brincas mais, não se bate".
    Foi mesmo só naquela de lhe dizer alguma coisa, claro.
    Mas pelo menos não bateu mais :D
    C'a nervos!

    ResponderEliminar
  9. Eu sofri muito com isso quando foi da Mónica: veio várias vezes mordida. E, apesar de saber que é normal e próprio da idade (em algumas crianças), o que é certo é que por vezes me apetecia "esganar" a criança que a mordia.
    Agora que tenho um rapazote reguila e que já por 2 vezes me mordeu (por acaso, foi sem querer, mas levou um ralhete na mesma!) já perguntei várias vezes no infantário se ele tinha alguma vez mordido alguém. Ao que parece, ainda não o fez. Espero que assim continue.
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. as dentadas são complicadas mesmo e dificeis de resolver. fazem parte nestas idades... tinha o meu priminho, no ano passado que mordia a todos... e, no entanto, é uma criança muito meiga e muito educada, mas gosta de beijar tudo quanto são meninas, elas não vão à bola com isso e ele, tb não vai de modas... dentadas onde der. as educadoras faziam queixas diárias aos meus primos e diziam que o punham constantemente de castigo... nada resultou, foi um ano mau... acabou por lhe passar com o tempo... mas acredito que te deva moer, a mim certamente, tb me vai moer a partir de Setembro...
    bjinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |