Dor

17 de maio de 2008

Eram mais um casal de estrangeiros que vinham em busca de uma vida melhor. Integraram-se muito bem na nossa comunidade. Tinham um filhote bebé. Um doce.
Vimos, mais tarde, chegar o 2º rapaz e depois a menina. Uma família muito simpática.
Há dois anos dissemos adeus à G. e aos filhos, que partiram para a sua terra natal. S. Tomé e Prícipe.
Ficou para trás um pai saudoso, que tentava arduamente mandar sustento para eles lá longe.
Há algum tempo, acolhemos com tanta alegria a notícia de que vinha mais uma menina, uma semente de amor que o A. lá tinha deixado plantada nas férias, e que deu fruto a semana passada. Surpresa das surpresas, afinal era um rapaz.
Esta manhã, durante os serviços na igreja, foi anunciado que a G. estava a ter dificuldades em recuperar porque o J., o filho mais velho, logo após ela ter dado à luz, teve um acidente na escola.
Um colega tinha dado uma queda muito violenta e tinha aterrado em cima do J.
Ele não se queixou de nada, até que há um dia ou dois vieram as queixas. Ela, frágil, andava ansiosa e preocupada. Tinha ido com ele ontem para o hospital, que estava para lá de lotado.
Ele ficara num quarto, simplesmente a soro.
Pediam-nos que orássemos por eles. O A. estava presente e agradeceu.
Nem 40 minutos depois, assim que terminou o culto, uma vizinha veio transmitir a pior notícia de todas. Recebeu um telefonema de lá a informar que o J. tinha morrido.
O A. tremia. Ficamos todos em estado de choque.
Os porquês. A dor. As lágrimas. A garganta seca.
Como confortar um pai que perde um filho. Um filho que não via há meses. O seu primogénito.
O que dizer, quando nós mesmos estamos estraçalhados por dentro.
10 anos...
10 anos!
Os meus olhos ardem. A mente não se consegue desligar da última imagem que tenho dele.
Era um menino doce, calmo, tão inteligente.
Penso naquela mãe, que ainda há dias acolheu um novo bebé e agora vê a morte arrancar-lhe um filho.
A morte é incompreensível.
O meu filho ficou inquieto com o meu choro incontido. Abraçou-me. O que tens?? Porque é que estás a chorar?
Como explicar...
Agarrei-me a ele e pensei no J. Na G.
Que Deus vos dê forças.
Que vos ajude a encaixar aquilo que as nossas mentes finitas não podem atingir.

9 comentários:

  1. Lamento muito! A dor de perder um filho deve ser algo horrível! Senti um aperto no peito e um terror enorme só de ler... Vivi há dois anos de perto a perda de um primo e os pais nunca mais foram os mesmos! Deus abençoe a família e os amigos e lhes dê forças.

    ResponderEliminar
  2. Que Deus os ajude...

    ResponderEliminar
  3. Ai Raquel...que triste. Não há tristeza maior neste mundo. Naqueles países onde a saúde é uma miragem, às vezes morre-se da cura. Fico-me pela tua última frase. Conforto para esse pobre homem e para a mãe que deve estar devastada. Luz

    ResponderEliminar
  4. uma dor inconsolàvel...
    bjs de coragem

    ResponderEliminar
  5. Tão triste...é nestas alturas que eu pergunto: "onde está Deus??"

    Abraço apertadinho para esse PAI e MÃE.

    ResponderEliminar
  6. Ai amiga.... estou entalada!

    Que Deus conforte os pais e os ajude a superar esta dor tão profunda :(

    ResponderEliminar
  7. Não consigo imaginar a dor...meu deus...

    ResponderEliminar
  8. Lamento muito... Um beijinho de apoio.

    ResponderEliminar
  9. Ai amiga...até eu estou a chorar...que coisa!

    Um beijo grande e que Deus ampare essa familia!

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |