Como se explica a deficiência a um miúdo de 3 anos?

17 de fevereiro de 2008

Ontem, ao entrarmos numa loja para ver uns sapatos, o Gabriel, como sempre, afastou-se um pouco e explorou sozinho as redondezas (sempre debaixo de olho, claro).
Sem mais nem porquê veio, super assustado, ter connosco, a dizer que queria embora e que tinha medo. Tentei perceber o porquê e vi que o olhar dele se dirigia na direcção de um rapaz, que eu, adivinho, devia ser já adolescente, com deficiência.
O Gabriel estava cheio de medo dele. Tentei dizer-lhe que há meninos que nascem com problemas e que não são como ele, que teve sorte em nascer saudável. Que o menino era amigo e que não fazia mal. Que a maneira estranha como abanava a cabeça ou a forma esquisita de falar era especial, mas que não havia motivo para receios.
Senti-me, ao mesmo tempo, constrangida pela forma como o Gabriel olhou vezes sem conta para trás...pela família do rapaz, que em tantas outras alturas deve passar por isto. Pela estranheza e olhares dos outros.
:(

11 comentários:

  1. ainda no outro dia do nada veio me isso à cabeça. e se surgir esses comentarios mesmo na frente da respectiva familia???

    n sei mesmo....

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que agiste bem, ao explicar. E é natural que o Gabriel, pequenino como ainda é, lhe faça confusão...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também não te sei responder. Não me parece que haja mais alguma coisa para dizer para além da tua explicação. Agora é dar-lhe tempo para assimilar.

    ResponderEliminar
  4. O meu cunhado tem paralisia cerebral e este Natal veio passar uns dias cá em casa.Tambem achei que o Francisco ia estranhar.No inicio olhava para ele meio desconfiado e até um pouco assustado,mas depois agiu com bastante naturalidade.Dá tempo ao Gabriel,ele se calhar ainda nao tinha dado conta que existem meninos que nao sao como ele.Eu acho a reacao dele completamente normal para a idade dele.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Tiveste muito bem eu faria o mesmo. Além disso nós mães temos sempre uma grande capacidade de explicar tudo aos nossos filhos.Mesmo por vezes não sabermos como... beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  6. tivémos há pouco tempo uma situação muito chata cá em casa, uma amiga nossa qu evemos poucas vezes não tem uma mão e a Maria tinha receio de se aproximar dela. ainda hoje fala disso com apreensão. não é fácil eles entenderem.

    ResponderEliminar
  7. agora, com a nova política de inclusão de crianças com deficiência nas escolas tudo vai mudar. Daqui a uns anos ele vai compreender o que significa ser diferente e porque é que acontece. E mais vale ele ter ficado assustado do que ter começado a rir e a gozar... como eu fazia :) LOL

    ResponderEliminar
  8. Tu fizeste o que podias/devias, agora dá-lhe tempo. Já se sabe que tudo/todos o que é/são um pouquinho diferentes demoram um pouquinho mais a ser aceites, sobretudo pelas crianças. Luz

    ResponderEliminar
  9. qualquer criança estranha e pergunta... é normal... aos poucos habituam-se à diferença, importa é ensinarmos a respeitar e a mimar porque afinal de contas, apesar de diferentes, também são crianças e olha que as crianças ditas "normais" quando ensinadas acabam por se tornar afectivas e meigas com quem é diferente e necessita de mais atenção, têm é de ser preparadas e educadas para isso... mas é um facto que uma família com um filho assim deve sofrer muito... por todos os motivos, eu penso que deve ser uma dor muito forte por tudo... Deus nos abençoe sempre e nos livre destes males, é sempre o que penso...
    agiste bem com o pequeno! momentosaoluar

    ResponderEliminar
  10. HUm..., o Miguel por acaso ainda não fez desses comentários...e já passou por agumas pessoas com dificiencia, acho que não percebe a diferença, acha normal.
    a ver vamos quando se deparar um dia com a diferença mesmo.

    jocas

    ResponderEliminar
  11. Complicado, mas acho que estiveste bem, sabes como são as crianças!

    Parabéns pelos 12 anos de namoro contínuo...que Deus vos abençoe!
    Este ano tb faço 10....

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |