Vacinas

20 de janeiro de 2008

Em conversa com uma amiga, sobre as vacinas dos 15 meses (uma das quais é a VASPR - sarampo, papeira e rubéola), fiquei a saber que a ela lhe fizeram a recomendação de não deixar a filha entrar em contacto com grávidas que pudessem não estar imunes à rubéola, durante um período de 15 dias.
Eu desconhecia por completo este procedimento. No centro de saúde é picar e andar. Só me alertaram para o facto de ela poder fazer febre. Nunca me avisaram de tal coisa. Nem do Gabriel tive tal cuidado.
Será que é assim em todo o lado, ou é mesmo só no meu que não dizem nada?

10 comentários:

  1. Como te disse a menina cá da casa é vacinada no privado, após as consultas, pelo que o sistema de vacinação é todo "cócó" - temos uma reunião prévia secante com a enfermeira antes de cada vacina. A informação sobre as grávidas pareceu-me importante. Mas era desnecessária toda a restante sobre os "efeitos secundários possíveis" de cada vacina que leva, porque saio sempre de lá com a sensação de que é um "perigo" vacinar a miúda... além de que (esta não te disse) me "obrigam" a esperar 1/2 hora após a vacina para ver se não faz nenhuma reacção imediata potencialmente indesejável!!!
    O irmão era vacinado no Centro de Saúde e era picar e andar.
    As minhas cunhadas estão grávidas, não imunes à rubéola, uma delas com um gravidez ainda pouco visível vai vacinar a filha no público daqui a dois meses... sempre quero ver se a alertam para isto!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. A mim tb não me alertaram tb a vacino no centro de saúde. Mas mesmo o pediatra, que é particular e bem cuidadoso nunca me avisou de tal facto... é a 1ª vez que estou a ouvir.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. A menos que o teu centro de vacinação seja o mesmo que o meu, digo-te já que no meu é como no teu. Pica e já tá. E se possivel ainda fazem um comentário estúpido porque nos atrasámos na data ou assim. Mesmo que lhes avisemos que a criatura esteve doente ou internada, como já aconteceu, eles nem querem saber. Parece que picar é que é importante e lá quando lhes dá jeito e mais nada.
    Enfim. É tipo robot.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa...bolas

    ResponderEliminar
  5. Eu sabia de nada mas até faz sentido não é?....

    ResponderEliminar
  6. No meu centro de saúde também n unca me alertaram para tal coisa, foi a primeira vez que ouvi falar nisso. Mas é sempre bom saber :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. eu acho que frequentamos o mesmo centro de saúde (a sério).

    quanto às vacinas, nunca me disseram nada e eu estava bem grávida quando a Joana fez 15 meses e foi vacinada. nem a pediatra nem a enfermeira. e estou convencida que também não me perguntaram se já tinha tido a doença (embora seja natural que a pediatra tivesse isso lá no históriico)

    ResponderEliminar
  8. No centro de saúde onde vou com a Joana nunca mencionaram nada de semelhante...

    ResponderEliminar
  9. Não perguntam nada e explicam ainda menos. É em série. Tenho mto medo das vacinas. Mas acho que os pais precisam de saber certas coisas. Bj. Luz

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |