Equinócio de Outono

23 de setembro de 2007

Este é o dia em que a noite e o dia têm a mesma duração.

"Os dias começam a ficar mais curtos, mais frios, a noite desperta mais cedo, a chuva começa a cair, o vento a soprar mais forte e todos nós voltamos a agasalharmo-nos com casacos mais quentinhos e a usar o guarda-chuva.

As folhas de muitas àrvores, que outrora se vestiam de verde, começam a ganhar uma cor vermelha, dourada e castanha e, por fim, caiem e cobrem o chão das ruas e dos jardins, formando tapetes fofos.

Em muitas aldeias do nosso país, prepara-se a apanha da uva, trabalho que dá pelo nome de vindimas. Mas também se colhem cereais e frutos já maduros, como as maçãs, as peras e os marmelos.

Os frutos secos como as nozes, as avelãs e as castanhas estão já prontos para serem colhidos. É a altura de se festejar o Dia de São Martinho (11 de Novembro), onde se assam castanhas e se prova o vinho.

Os céus cobrem-se de andorinhas e patos selvagens que partem para terras mais quentes (imigram), certos animais, como as formigas refugiam-se do frio nos seus formigueiros, e os esquilos e ursos, enchem as suas tocas de alimentos para o Inverno.

Por fim, marca a altura do início do novo ano lectivo, do regresso à vida escolar, do reencontro com os amigos, colegas e professores."

in, Janela do saber

este texto fez-me recordar as minhas redacções da 4ª classe :)

mais sobre as outras estações do ano aqui

1 comentário:

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |