A comida

4 de maio de 2007

Influenciada pelos vários posts que li sobre alimentação, especialmente das crianças, decidi fazer uma reflexão sobre os nossos hábitos alimentares aqui em casa.
Confesso que tenho consciência de que estamos muito aquém do ideal desejado.
Ela ainda não tem maus hábitos, embora, por culpa minha (comodismo ou falta de tempo) coma mais boiões de fruta do que devia. Ainda não lhe dei carne na sopa ( por opção minha). Continua a comer só sopa de legumes. Por vezes junto soja ou nozes. São altamente protéicas e substituem perfeitamente o frango, a vitela ou o perú. Provavelmente introduzirei o peixe branco aos 7 meses.

Ele come mais bolachas do que deveria. Não come saladas. A única maneira de lhe dar legumes é na sopa. Come de feijão, exactamente como nós. Tudo aos bocados, couve e tudo. Come de espinafres, de grão com feijão verde. Ervilhas são as preferidas, e essas junto aos pratos. Ou no arroz, ou cozidas simplesmente e temperadas com um pouquinho de azeite.

Gosta de tudo o que tem molho de tomate, leia-se polpa e massa de pimentão, que uso nos refogados, guizados, estufados.

Não come fruta. Grave, eu sei... Dou-lhe os boiões, porque de outra maneira não sei onde ir buscar as vitaminas que ele precisa. Já experimentei de tudo. Recusa. Até morangos, pêssegos que são frutas tão apetecíveis...mesmo a banana, não gosta de nenhuma.

Sigo o raciocínio de que se não forçar e continuar a oferecer ele um dia há-de dizer que sim. Se calhar é um mau raciocínio.

Ela ainda não janta. Come o seu iogurte e a sua fruta às 18:30 e depois bebe o último leite do dia antes de ir para a cama às 22h.

Ele janta ao mesmo tempo que nós, na cozinha. Já comemos todos o mesmo.

Lanchamos algures entre o almoço e o jantar. Ele não precisa. Sei bem que quando não lancha janta muito bem e que quando lancha não come nada de jeito.

O problema é que não estando eu disciplinada, ou seja, ele vê-me comer e pede, não tenho autoridade nem motivos para lhe dizer que não pode comer uma bolacha ( ou 5, mas pronto).

Ele bebe muita água ao longo do dia. Eu, para minha vergonha, se beber um copo por dia, é muito. Grave, mais uma vez.

É raro, raríssimo comermos fritos. Sejam eles batatas, rissóis, douradinhos, etc. Os acompanhamentos variam entre a massa, a batata cozida ou assada e o arroz.

Faço tudo com azeite...de quando em vez uso um creme vegetal sem sal, próprio para culinária.

Ao almoço é sempre comida vegetariana. Uso soja, nozes, cogumelos e muitas outras coisas.

Ele é guloso, eu sou gulosa, o pai é guloso...e aposto que a mana também há-de ser. Tentamos não abusar, mas as bolachinhas com pepitas de chocolate são presença obrigatória na despensa. Ele não as come. Mas eu e o pai...ui, ui.

Concluindo, tenho que fazer sopa muito mais vezes, fazer menos snacks entre refeições, beber mais água e fazer muito mais saladas.

7 comentários:

  1. Se fizeres uma panela de sopa grande ao fim de semana, dá para irem comendo durante a semana e é sempre bom para a dieta... e se pensares bem, uma saladinha não dá trabalho nenhum, nos supermercados até já vendem a alface cortadinha e lavada, pronta a comer, por vezes com mistura de cove roxa, cenoura, milho... é questão de comprares esses saquinhos e abrires nas refeições... é assim que eu faço, posso também fazer disparates alimentares (agora que tou de dieta faço muito menos) mas sopinha e salada há quase sempre... e quanto à fruta, porque é que não fazes como eu? A Joana também não come fruta, se lha dou sem ser passada não gosta, nem sequer banana. Aquilo que faço e que não me dá muito trabalho, é abrir meia papaia, ou meia manga e juntar uma banana inteira e uma pera ou uma maçã inteiras e sumo de metade de uma laranja, depois bato com a varinha mágica num instantinho e fico com dois boiões de fruta mas feita em casa (para não ser dos de supermercado) e esses boiões dão para a sobremesa do almoço e para o jantar e olha que ela adora assim e não me dá muito trabalho... faço isso todos os dias... o do almoço levo para a minha mãe lhe dar o do jantar deixo no frigorífico à espera da noite. Quando abro o da noite, como tem banana aquilo tá um pouco escuro, oxidado, mas retiro a primeira camadinha com a colher e fica bom mas bom, achas que o Gabriel gostará?
    E quanto à carninha na sopa da piquena, eu dou à Joaninha desde os 5 meses, o pediatra disse-me para começar desde o início a dar-lhe carninha na sopa e aos seis meses já lhe punha para além do frango, peru e borrego, a vaca. Depois comecei a dar-lhe o peixe também aos 6 meses e ela adora, comecei por dar na sopa e aos bocadinhos grelhado que ela comia muito bem agora é que não... mas dava-lhe pescadinha e linguado. E também comecei a juntar-lhe gema de ovo na sopa aos 7 meses e ovo inteiro com 1 ano de idade juntamente com massinhas e arroz...
    Não sei se alguma coisa destas serviu, mas foi a minha experiência, a que tive e olha, tou a partilha-la contigo... eu também gosto que partilhem comigo estas experiências porque há alturas em que me sinto aflita e penso se será só comigo que as coisas acontecem... como agora a Joana não querer adormecer e fazer umas birras descomunais e eu, sem saber o que fazer e pedir AJUDAS!!!!
    Bjinhos - momentosaoluar

    ResponderEliminar
  2. bom eu acho que a tua filhota esta optima na alimentacao, o meu com essa idade nao comia feijao e muito mesno ervilhas ela era meio ruizinho para comer, e hoje come muito bem, sao fases.
    quanto aos potinhos acho que quanto mais tempo deres pior é porque ela vai se habituar e depois é mais chato quando for maior, eu digo isto porque fazia o mesmo com o meu e mais tarde foi dificil dar llhe a fruta mesmo a serio, e ele agora so come bananas peras ou maca cozida(muito raramente pk ele nao gsta la muio)e papaya que ele chra se,pre que nao quer.
    Os potinhos sao sempre bons para eles fazerem cocozinho ou para quando fores sair dá sempre jeito.

    beijinhs

    ResponderEliminar
  3. Odete: a minha filha não me feijão ;) quem come é o Gabriel.

    ResponderEliminar
  4. E o meu que a pouco mais de um mês de fazer 2 anos se recusa a comer comida sólida? A sopa, só passada, com carne ou peixe, como quando era bebé... Estou farta de tentar dar a volta, mas não o consigo convencer! :(
    Sugestões? (Please!)

    ResponderEliminar
  5. Com dois filhos e tanta coisa para fazer em casa é normal que nem tudo saia como gostavas. Mas de um modo geral parece-me que a vossa alimentação é boa...
    Nós cá em casa tb abusamos da sopa, legumes e verduras em geral, fruta, peixe e alguma carne. Raramente comemos fritos e poucos doces. Eu faço uma panela de sopa que congelo e dá para a semana inteira e a salada tb tento ter já lavada no frigorífico. Ao teu filho só falta realmente a fruta e a salada crua...mas eu compreendo que quando eles não querem comer deve ser complicado impôr!Mas tal como fazes com a fruta o melhor é procurar alternativas e contornar a situação. Falar é fácil, vamos ver como é que eu me vou sair...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. raquel fui eu que li mal,estava ja a pensar que a tua filhota era mesmo uma maquina de comer,heheheh.
    eu acho que o gabriel tem uma boa alimentacao, tambem ando a tentar que o meu coma salada e mais algumas frutas, mas ele recusa. Acho que é uma questao de tempo,eles mais cedo ao mais tarde vao sempre comendo algo.
    O que intressa é que ele coma a sopinha que faz muito bem e tem muitas vitaminas.
    á certas frutas que da para por na sopa, é uma opcao.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |