As férias de Verão da minha infância

19 de abril de 2007

Bélver
[Bélver - distrito de Portalegre]

Era quando as férias duravam 3 meses e chegávamos mesmo a ter saudades da escola. Quando não dormíamos na noite anterior à viagem de ida. Quando nos custava tanto ter de dizer adeus e vir embora.
Era o mês das cigarras e das tardes quentes. Era o mês de ir à horta, tirar água do poço com as cabaças e regar os legumes. Eram os fins de tarde abafados, já depois do banho tomado no tanque ou de mangueira. Era irmos espreitar, ao pôr do sol, a chegada do pastor com as suas cabras, que se faziam anunciar com os seus guizos ao pescoço desde muito longe.
Era o trilho de caganitas a perder de vista. Eram as romãs. Eram os sapos nos tanques. Eram os banhos no Tejo. Eram as brincadeiras no miradouro. Era despejar a sanita com um cântaro. Era ir buscar água à fonte.
Era ir buscar os ovos às galinhas. Era a pele macia e enrugada da minha bisavó. Era desfazer as sobras do almoço para dentro de um balde para ir dar às galinhas.
Era o cheiro a terra, as árvores, o calor, os insectos.


E a pena que eu tenho que os meus filhos não vão ter nada disto...
Mais ainda por saber que a casa que me acolheu é hoje um monte de tijolos a ruir. Que não tenho dinheiro para reconstruir as minhas memórias tão queridas. Que não posso fazer durar realmente aquilo que ainda guardo dentro de mim. Que quando eu já cá não estiver o que ali existiu acabou.




11 comentários:

  1. Tiveste uma infância tão feliz!!!

    Todas as crianças deviam ter direito a uma infância assim...

    Mil beijocas

    ResponderEliminar
  2. E é tão bom recordar os belos momentos da infância...
    que belas imagens...
    Beijosss

    ResponderEliminar
  3. Realmente essa vida sabia muito bem. As férias da minha infância não foram muito diferentes, variaram apenas no local... eu passava em Mértola (alentejo) e Algarve (Vila Real Stº António) e também tive todo esse contacto com a natureza, com as coisas boas da vida... até cheguei a ordenhar vaquinhas e ovelhitas :) e lembro-me bem de ferver o leite e tirar com uma colher de pau a camada enorme de natas que se formavam e andar a "guerrear" com os meus primos porque todos gostavamos daquilo e todos queriamos comer :) coisas de putos... depois tudo foi desaparecendo... a casa ainda existe, mas já não tem todas as pessoas e a magia já não é a mesma.
    Rita - momentosaoluar

    ResponderEliminar
  4. Os teus filhos não têm necessariamente que passar pelas mesmas experiências vivenciadas por ti... por isso n fikes com pena. Quem tem pena é galinha ;) bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi linda

    que espectaculo - amei as paisagens!!

    A minha foi passada no NORTE..e ainda hoje lá vou..
    Acho qu enos marca para todaa vida

    beijocas grandes
    yami

    ResponderEliminar
  6. Deves ter recordações maravilhosas desses tempos. Eu também tenho umas guardadas na minha memória que nunca poderei proporcionar igual ás minhas filhas porque já não existem.
    Vamos tentar proporcionar outras igualmente boas não é?

    PS. Raquelita, como é que colocas no teu blog as etiquetas? Eu quando faço o post já menciono mas como é que posso fazer aparecer no blog?

    Beijinhos e bfs
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Que lindas imagens!
    As nossas férias são, de facto, uma recordação a manter... parece que hoje já não é a mesma coisa!
    Já nem há aquelas noites de Verão insuportáveis em que mesmo só de cuecas a malta tinha calor, lembras-te? hehe
    Beijocas
    (essa das férias terem 3 meses e até chegarmos a ter saudades da escola é bem verdade!!)

    ResponderEliminar
  8. O texto está lindo e sereno. Tb fico muito nostálgica qdo vejo o presente a engolir o passado. Terás de lhes arranjar alternativas parecidas, para que um dia recordem e escrevam umas linhas com saudade da sua infância.

    ResponderEliminar
  9. Também tive tudo isso...era tão bom...que saudades! Eu ainda acrescento...as vindimas, a matança do porco, os passeios de bicicleta em que não falhávamos uma poça de lama (agora é um perigo andar de bicicleta por aquelas estradas com carros a alta velocidade)...
    Os meus filhos também já não vão passar por mais de metade dessas experiências...apesar de poderem regressar ao local de férias da minha infãncia (Pombal) já nada é como era!

    ResponderEliminar
  10. Tocou-me muito, muito o que escreveste. Sinto exactamente o mesmo.

    Um beijinho muito grande

    Mocas

    ResponderEliminar
  11. Belver? Eu também passava férias por essa zona.. Em Mação! E era exatamente como tu dizes!

    Beijinhos
    Cristina Venturini

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |