Nós, ontem ,a propósito do Livro de Reclamações que passa no fim do Telejornal da Sic

27 de março de 2007

O tema era "Adolescentes e as saídas à noite".
Eu era toda ouvidos. Ponho, no entanto, a minha melhor cara de espanto quando na parte das entrevistas aos/às adolescentes só me aparecem miudinhas de 12 anos. Hã?? Mas não era sobre adolescentes?? A adolescência não começa aí, tipo, 15 anos??
ok...
À frente. Estabelecemos etapas...só para nos irmos preparando. Afinal já só [ainda] faltam aí uns 13 anos. Temos [muito] pouco tempo.
Lá para os 12 saem à tarde para ir à praia com um grupo de amigos e cinema só à tarde e tem de ser à sessão das 16h.
Lá para os 14 a sessão de cinema pode passar a ser a das 21h só umas 4 vezes por ano.
Aos 15 têm ordem para sair à noite, mas dependerá, e muito, da maturidade que nos forem mostrando. E mesmo assim até aos 18, lamento, mas só indo levar e combinar hora para ir buscar...
E isto fomos só nós a jogar conversa fora...nunca é inútil ter um plano. Não vá ficarmos desprevenidos sem saber o que fazer.
Afinal...os 15 anos estão quase aí.

14 comentários:

  1. Eu nem quero pensar... mas se sairem à mãe (o pai também não foi de grandes "cowboiadas" mas teve as suas saídas) posso ficar descansada.
    Mas espero que gozem mais hehe
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. hmmmmmm...

    os meus com 12 anos não vão a lado nenhum sem ser acompanhados por um adulto de confiança.

    mas, em contrapartida, aos 17 já vão poder sair sózinhos!

    ;o)

    (isto somos nós a dizer...a ver vamos!)

    ResponderEliminar
  3. essa é a sorte de morar numa terrinha pequena..
    Aqui, se eles pisarem o risco, no dia a seguir eu já sei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O meu tem 13 e ainda não sai à noite sózinho, e nem sequer nunca pediu para o fazer. Mesmo à tarde, ainda não entrou na fase de marcarem encontros para se juntarem.

    Mas não deve faltar muito ;o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente, até comentei com o meu marido.

    Jocas grandes

    ResponderEliminar
  6. lol... deve ser, deve... aos 12 apresentam-te a namorada (e o namorado), dizem-te que vão só ali ao quarto e já voltam... e depois dizem-te que têm um jantar de anos, com ida ao garage ou ao loft e que não precisas de te preocupar porque regressam no 1º comboio, que é tipo... às 5h. chegam a casa a cheirar (muito) a tabaco e no dia a seguir estão com cara de enterro, culpa dos 3 vodkas que beberam sem ninguém lhes perguntar nada...

    (ou então deixas aqui a tia levá-los a sair, com o compromisso de que se portam bem, não fumam, não se embebedam e não andam aos beijos a desconhecidos encostados a paredes!)

    ResponderEliminar
  7. A adolescência é uma etapa complicada. Sabes, fui muito privada de a poder gozar como deve ser. Muitas proibições de sair à noite, muitas festas de amigos que faltei. E eu tinha maturidade, juizo, mas os meus pais não eram fáceis. Muitas vezes ficava a chorar no quarto por não poder sair. Muitas vezes jurei a mim mesma que quando tivesse filhos não seria assim. Eu vou deixa-los ir, não antes dos 15 (à noite) mas aí, se tiverem maturidade e juizo, deixo. Combino uma hora, se respeitarem, se portarem bem, o limite de aumenta. E sempre assim. Vou ensinar-lhes que podem sempre ganhar mais se cumprirem tudo à risca e não fizerem disparates.
    Mas vou deixa-los sair, viver, gozar a vida, fazer aquilo que eu não consegui fazer muito, gozar a adolescência!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ola!
    eu saí pela 1ª vez aos 13 anos (foi em Agosto, e fazia 14 em Outubro) fui com o meu tio a minha tia e 2 primas(mais velhas). entrei em casa as 8.30 da manha com um sorriso enorme!
    bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  9. É muito mais complicado gerir adolescentes, que bebés e crianças. É dificil portegê-los. Tenho bastantes primos e primas adolescentes (daqueles bem "atirados para a frente") e sei o que passam os pais: as constantes negociações, os namorados, as namoradas, as mentirinhas para se pirarem à noite ... enfim .... e pior ... lembro-me da minha adolescência ...

    Ainda nos espera uma grande prova de fogo ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Esse é um tema que me preocupa imenso principalmente porque contacto com jovens todos os dias e sei que agora tudo se faz muito cedo e isso arrepia-me. As meninas nem sequer têm maturidade e cabeça para andarem a fazer o que andam a fazer... mentem aos pais, os pais não querem saber, andam por aí ao deus dará à noite com este e aquele... os rapazes igualmente... e eu, só penso que brinquei com bonecas até aos meus 14 anos e que sempre que saí à noite os meus pais me iam levar e buscar mesmo depois de fazer 18 anos era assim... e sempre sabiam onde eu estava e com quem... este tema é algo que me deixa muito preocupada porque tenho uma filha, porque sei que não falta assim tanto, porque sei que tudo passa a correr... e porque não sei se vou ser capaz de educar da forma que considero mais correcta...

    ResponderEliminar
  11. nos la por casa...falamos no mesmo!
    bjs

    ResponderEliminar
  12. adoro este programa... ando para escrever sobre ele há um tempão.

    O que me chocou, foi eles com os tais doze anos já sairem até às quatro da matina!

    Eu sou muito old fashion está visto...

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa e na brincadeira o pai diz que so saem depois dos 18 e com hora marcada!!!!eh eh eh !!!
    Mas sinceramnte acho que aos 12 anos é demasiado cedo!!!

    Bjs

    Carla

    ResponderEliminar
  14. tambem vi essa rteportagem mas chocou-me mais tipo a miuda de 12 a dizer " ah o que eu gostava mesmo era de poder sair a noite e beber um bocado""" tipo eu com 12 anos nem sabia o que era sei la ser adulta??? lol
    se isto hoje esta assim nem quero pensar daqui a uns anos, mas que nem pensem que vou ser assim tao liberal fogo 12 anos???
    lol
    jinhos grandesss

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |