Já muita tinta correu sobre este assunto

30 de janeiro de 2007


São diários os debates sobre ele e eu continuo sem saber o que votar.
Não julgo quem o fez. Acho que ninguém se deve achar nesse direito. Por isso sim, não concordo que uma mulher que o pratique tenha de ser humilhada públicamente e presa. Mas também, realísticamente falando, isso, estranhamente, nunca aconteceu antes do referendo de 1998. E os abortos acontecem há muitos e muitos anos no nosso país ( e em todo o mundo).
Por outro lado, a pergunta que está a ser feita é mal formulada para a lei que se quer aprovar.
Pessoalmente só faria um aborto se existisse perigo de vida para mim (podem chamar-me egoísta) ou se a criança tivesse uma deficiência profunda, que lhe proporcionaria uma vida sem qualidade nenhuma, cuja vida representasse sofrimento tanto para a família como para ela mesma.
Mas estas duas situações a actual lei já prevê.
A favor da despenalização da mulher sim, a favor do aborto não.
E agora, em que é que fico?

13 comentários:

  1. Ontem dei comigo a pensar precisamente nessa pergunta despenalização da mulher sim, do aborto não mas ..... e agora???
    Realmente é uma pergunta muito impertinente....e também ainda não cheguei a nenhuma conclusão.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. É a mesma duvida que tenho.. Não sei mesmo para que lado me "virar".

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Pois... é que por mais que digam que a pergunta é SÓ uma pergunta, não é! Já falei disso no meu blog, consegui dividi-la em 5 perguntas! É porque não está só a perguntar se somos a favor da despenalização, como também nos pergunta se somos a favor da liberalização do aborto, por muito que os defensores do sim tentem transparecer o contrário... é evidente! também acho que a mulher não deve ser penalizada, mas não concordo que o aborto seja liberalizado! E agora? Eu pensei muito e...NÃO!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Pois ... e mesmo assim, as situações que a lei já prevê, prevê mal. A autorização para abortar em caso de deficiência grave do feto, só se consegue, por vezes, próximo das 20 semanas de gestação. Isto é justo para uma grávida? Isto é justo para o feto? Não me parece. Desculpa o tom "apaixonado", mas já estive do lado de lá e nunca mais encararei este assunto da mesma forma.

    Mas compreendo as tuas dúvidas.

    Um beijinho grande

    mocas

    ResponderEliminar
  5. Pois... é o que se pode chamar uma tricky "question" (issue, neste caso), também tenho dúvidas...
    Isto não é assim tão linear quanto parece...
    E ainda que ganhe o não, de que adianta? quem quiser fazê-lo continua a fazer...
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquel,
    Apesar de dizerem que o voto é secreto eu vou votar NAO!
    Eu posso ser um pouco antiquada, mas lembro-me de ter 12 anos e a minha vizinha do lado com a mesma idade veio contar-me que tinha engravidado e tinha feito um aborto. Fiquei em choque. Passado um ano e tal disse-me que a situação voltou a acontecer e tinha feito mais outro.
    Mas isso é assim? Opps ,fiquei grávida, não tomei as precauções, mas não faz mal faço um aborto. Agora imagina se ela tivesse liberdade para fazer os abortos que quisesse e que não tivesse necessidade de ser clandestino?
    Então nem precauções tomava!

    Bjos
    Carla

    ResponderEliminar
  7. É complicado conseguir tomar uma decisão pois o assunto é delicado.
    Se, por um lado acho que devia ser despenalizado pois, se não o for, continuarão a haver mulheres que o praticam... por outro, acho que devia continuar como está porque, por exemplo, uma adolescente que engravide, os pais poderão obrigá-la a abortar (sei dum caso que aconteceu há 18 anos). O aborto não é ummétodo anticoncepcional mas há pais que parecem não saber isso.
    Em todo o caso, acho que vou votar sim. Pelo menos não haverão tantas mortes de mulheres por abortos mal praticados, nem terão de o fazer com medo de serem apanhadas.
    Joquinhas
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Eu nao voto porque nao estou aí! Mas se estivesse votaria sim, pelo simples facto que cada deve ser livre de fazer o que quer. Nao acho que o devem banalizar, ao ponto de se tornar "normal" mas tambem nao acho certo, e porque as vezes os método anticontraceptivos nao funcionam, que crianças venham ao mundo para depois serem abandonadas e passarem o resto da vida aos pontapés... A verdade é que quem é contra é e continuará a ser livre de optar por nao o fazer, mas a liberdade de escolha é importante para qualquer um dos lados.
    Eu sou a favor de muitas liberaçoes, acho que cada um deve decidir por si mesmo e ninguem tem o direito de condenar.
    Já estou como dizia o outro "Só quem vive no convento é que sabe o que lá vai dentro!"

    ResponderEliminar
  9. Ninguem é a favor do aborto.. ninguem!!! nem as pobres coitadas que não tÊm outra solução alem de o "praticar".

    E lá por o aborto ser despenalizado, também não obriga ninguem a ir a correr faze-lo!!!

    Cada pessoa que necessita de tomar uma decisão dessas, não vai deixar de a tomar por ser ilegal/penaizado, vai fazer o aborto na mesma pq, efectivamente, nao tem outro remedio. Mas será que temos de obrigar essas mulheres a ir enfiar agulhas de crochet na casa da vizinha?!?! Ou pagar a alguem que faz negócio à custa da desgraça dos outros??

    Será que quem é a favor do não, também a favor que os hospitais públicos deixem tratar aquelas que depois de efectuar um aborto, a eles se deslocam porque o "serviço foi mal feito"?!?!?....


    VocÊs não fariam um aborto, eu seria igualmente incapaz de o fazer, mas vou(?) deixar quem quer/necessita de o fazer, optar por ele e faze-lo em condições de higiéne, saúde e segurança!!!!

    Nós temos sorte, temos maridos que nos apoiam e que desejam os nossos filhos tanto quanto nós, temos sorte ter pais e familia que, em qualquer circunstancia, nos apoiariam caso uma gravidez indesejada acontecesse. Nem todas tÊm a mm sorte.

    Por estas razões e mais algumas, vou votar SIM!!!

    ResponderEliminar
  10. Eu vou votar SIM, porque uma criança deve vir ao mundo para ser amada, cuidada e não abandonada, maltratada e morta, como infelismente acontece tantas vezes, para segurança das mulheres que o pretendem fazer, porque devem ser livres para poder escolher se querem ou não ter um filho. Não concordo que se faça do aborto um método anticoncepcional, nem pensar, mas acho que a mulher deve ser livre para decidir sem penalizações ou risco para a sua saúde. Eu pessoalmente não o faria a não ser por questões de risco para mim ou para o bébé, mas acho que deve haver liberdade para escolher.

    ResponderEliminar
  11. A tua questão Raquel é tb a minha. A pergunta é se concordo com a despenalização (fim da prisão). A isso digo SIM.

    ResponderEliminar
  12. estou sem cabeça para responder...

    (mas vocês acham que alguém é a favor do aborto, pá?!)

    eu juro que queria responder mas vai ter que ficar para depois..

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |