As rotinas

31 de janeiro de 2007

Quando foi com o Gabriel foi tudo muito pacífico. Embore fosse um bebé, que até aos 4 meses desse muito trabalho de dia (chorava muito, só estava bem ao colo, dormir inclusivé), eu não conseguia fazer nada, foi desde cedo um bebé muito autónomo a dormir à noite.
A xuxa servia para adormecer, assim como a fralda. Se a perdesse durante a noite e estivesse a dormir não dava por ela. Dormia 10 horas por noite desde os 3 meses.
Com as sestas foi igualmente fácil estabelecer uma ordem de trabalhos. A partir dos 4 meses comecei a impôr-me ao facto de ele só dormir ao colo durante o dia. Chorou nos primeiros 3 dias para adormecer na cama mas ao 3 dia a coisa deu-se sem dramas. Dormia 1 hora e meia de manhã e quase 3 à tarde.
Com a Diana tem sido difícil estabelecer uma ordem nas coisas.
Começou por dar más noites no 1º mês de vida. Depois a coisa acalmou e ela passou a conseguir dormir pelo menos nos intervalos entre biberãos (3 horas).
Aos 2 meses e meio começou a dormir 6/7 horinhas seguidas.
Durante o dia, contudo, não dormia nem dorme. Faz 15 minutos aqui, outros 20 ali...ao todo se dormir 2 horitas no dia todo, já é motivo de festa.
À noite, de há umas semanas para cá, começou a encurtar as horas de sono.
Das 6/7 passou para 5/6.
Eu passo +- duas horas (desde as 5/6 da matina) a enfiar-lhe a xuxa minuto sim minuto não, na tentativa de não lhe dar logo o leite. Fico com receio de que se se habituar a acordar àquela hora e a beber o leite nunca mais alargue de vez o período de sono.
Já para não falar no facto de que ela precisa de ter a xuxa na boca para dormir. Se acorda e não a tem reclama-a. O irmão não era assim.
Eu, na prespectiva de a mudar para o seu próprio quarto daqui a mês e pouco fico meia apreensiva porque quando ela estiver no quarto dela, eu não vou andar a subir e a descer para lhe pôr a xuxa. Já sei que lhe vou dar o leite e pronto para poder voltar a dormir.
Os filhos são mesmo todos muito diferentes.

4 comentários:

  1. Eu nem quero pensar no que me espera...
    Ainda por cima o meu quarto é mesmo ao lado do Rodrigo.. Ouve- se tudo! E embora o Rodrigo ainda beba o leite de noite ( não todas as noites) dorme bem!

    Estou tramada!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu também sinto isso, que os bebés são todos diferentes: A Mónica sempre foi óptima para dormir e dormia a noite toda desde os 2 meses (a pediatra até nos obrigou a acorda-la porque ela estava a perder peso) e agora o Afonso reguila não gosta nada de dormir e detesta chucha! E Então é bastante dificil adormece-lo!
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Acertar as rotinas dos sonos não parece uma tarefa nada fácil, eu ainda não consegui, mas o Martim também ainda só tem 2 meses e meio.
    Hoje comprei o livro do Brazelton sobre o sono para ver se aprendo qualquer coisinha.
    Boa sorte!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. NEM ME DIGAS NADA.... A B. era como o gabriel,mas o D. é como a Diana... é de loucos..

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |