Rabinho assado

29 de novembro de 2006

(...) de um momento para ou outro o seu filho pode surpreendê-la ao mudar-lhe a fralda, com o rabinho muito vermelho. A este problema a que vulgarmente se chama de "rabinho assado", pode o médico denominar de eritema da fralda. Nem sempre haverá necessidade de consultar o pediatra desde que o eritema seja ligeiro. Por isso, antes de ir ao médico verifique bem a zona lesada. Se o eritema for superficial não apresentará bolhas ou borbulhas e o rabinho apresentar-se-á apenas muito vermelho na zona da fralda. A zona avermelhada não deverá atingir as pregas da coxa nem os órgãos genitais ou o tecido à volta do ânus. Se o eritema não for superficial deverá consultar o pediatra, não esquecendo de lhe prestar as seguintes informações:

O que o pediatra deve saber:

• Quando notou o eritema

• Qual o seu aspecto inicial

• Se usa fraldas descartáveis, se mudou de marca de fralda

• Se usa fraldas de pano, se mudou o detergente com que lava a roupa

• Mudou de marca de sabonete com que lhe dá banho

• Mudou de marca de creme de protecção (Levar o nome do creme de protecção)

• Mudou de marca de toalhitas

• Mudou a esponja com que lhe lava o rabinho

• O eritema apareceu depois de alguma mudança de leite (fórmula)

• O eritema surgiu após a toma de algum medicamento

• Se o bebé é amamentado, a dieta da mãe teve alguma alteração brusca

• Como se apresentam as fezes (consistentes, moles, aguadas, com muito mau cheiro, qual a cor)

• Qual o número de fraldas que utiliza diariamente.

Conselhos úteis:

Nunca coloque uma fralda limpa sem anteriormente ter lavado o rabinho do bebé e ter secado muito bem toda a zona. Sempre que possível utilize um creme protector rico em óxido de zinco. A higiene e a manutenção do rabinho seco são fundamentais para o sucesso terapêutico. Sempre que esteja fora de casa, utilize para a sua higiene toalhitas descartáveis.

A minha Diana está assim... :(
E não é superficial...tá cheia de borbulhas e não é só na zona à volta do pipi....
Não sei que fiz. Mudo a fralda sempre q ela mama (de 3 em 3h) ou quando faz cocó.
A única coisa que mudou nos últimos dias foi o gel de banho.
Mudei do Oleoban para um da Johnsons....será que foi disso??
Uma amiga recomendou-me o Lutsine Eryplast para barrar o rabinho. Já comprei. E estou a lavá-la a cada muda com o D'Aveia TPM...
Espero que passe. Ela não se queixa, mas dói-me a mim só de olhar.

ps: afinal acho que é sapinhos...pior ainda....

8 comentários:

  1. Sim, pode ter sido dessa mudança, mas a minha Mariana também já esteve assim, sem razão aparente, solução: Eryteal da Klorane. Não sei se é melhor que esse Lutsine, mas que é tiro e queda, é, pelo menos com ela resultou!
    O pediatra disse, para quando o rabinho deles assar, deixar as toalhitas e passar a limpar o rabinho com um pano macio, molhado.
    Beijos e as melhoras dela

    ResponderEliminar
  2. O meu filho já teve uma coisa assim... foi horrivel... sabes o que era ter o rabinho todo, mas eu digo todo vermelho, até sangue deitava, através de umas bolhinhas que teve. Qd liguei á pediatra para que ela me pudesse atender ela não ligou muito, mas qd viu quase que lhe dava uma coisa má.
    Ele ganhou isso através de alergia á diarreia. Qd fazia cocó começava logo a berrar.
    Eu já não sabia o que fazer, até na farmácia me aconselharam uma pomada que é tiro e queda (sem dizer mal das outras)... Chama-se Micolisin (acho que é assim - é um tubo branco com riscas azuis).

    Só espero que a tua filha não esteja assim. Não deixes piorar.
    Deixa de lhe limpar o rabinho com as toalhitas, limpa antes com um paninho molhado.

    Desculpa o testamento, mas como com meu filho foi terrivel, espero que a tua filha não chegue nem a um terço. Ainda por cima assim tão pequenina.

    Bjs. e as melhoras para a Diana

    ResponderEliminar
  3. Tadinha :(
    Felizmente nunca aconteceu a nenhum dos meus (mas ainda não estou livre, pelo menos que aconteça ao André) mas deve custar tanto...
    Pode ter sido mesmo o Gel de banho (se bem que a Johnson's é das melhores marcas para os babies).
    Beijocas e as melhoras

    ResponderEliminar
  4. AH, já me esquecia: o Lutsine é EXCELENTE.

    ResponderEliminar
  5. o eryplaste é excelente, sim! e porque não lhe lavas o rabinho só com água? às vezes é o melhor...

    dá um dia ou dois e depois, se não vires melhoras, fala com o pediatra dela!

    beijinho!!

    ResponderEliminar
  6. Os produtos da Johnson são muito irritantes, o oleoban é muito melhor. Já puzeste as toalhitas de parte? O meu filho esteve assim e só quando comecei a limpá-lo com discos desmaquilhantes de algodão e água morna é que melhorou. Apliquei tb o bepanthene unguento que é mais cicatrizante. As toalhitas têm todas alcool (por isso é que secam tão rápido!) e são muito irritantes. Beijos e as melhoras

    ResponderEliminar
  7. Espero que passe rápido. Dói o coração quando os nossos filhotes têm algo fora do normal (mesmo quando não se queixam).
    Joquinhas
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Muito comum, querida, muuuuito mesmo! Um anti-micótico qualquer e a coisa resolve-se em 2 dias. Pode ser o Canesten (não requer receita) ou outro qualquer. Deves continuar a usar o D'Aveia TPM, sim, que é também anti-micótico.

    Não uses a pomada anti-micótica mais do que 2 vezes ao dia - sugiro o levantar e ao deitar.

    Beijos e melhoras rápidas.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |