A festa de anos

10 de novembro de 2006

Daqui a sensivelmente 3 semanas o Gabriel fará 2 anos.
O ano passado como ele ainda era pequeno, fiz uma coisa muito familiar, sem crianças (tirando o primo) mesmo no apartamento.
Sinto que hoje em dia há uma enorme pressão (que acabamos por ser nós a exercer sobre nós mesmos) para o que se faz e não se faz numa festa de aniversário. É o bolo, são as decorações a condizer, mais os brindes para os convidados, mais o lanche em si...
A verdade é que não estamos com dinheiro para tanta coisa . Fico um pouco triste, porque eu própria gostava de lhe poder proporcionar tudo isto.
Depois ele já tem muitos amiguinhos e a casa é pequena para que tudo corra com o mínimo de organização e conforto. E, mais uma vez, não há €uros para fazer a festa fora, num espaço apropriado para o efeito.
Isto para não falar no facto de ter a Diana, que nem 2 meses terá, e que não tenho vontade de ficar com tudo sujo e desarrumado, porque não sou a super mulher e o tempo já não me sobra para muita coisa.
Vai acabar por ser apenas um lanche com alguns balões à mistura, ...e alguns amiguinhos que terei de seleccionar da longa lista que tinha feito.
(Filho...para o ano há-de ser melhor vais ver...)
E espero que ainda assim ele dê valor e se divirta.

14 comentários:

  1. e vai ser muito agradável...2 anos...ai mae como o tempo passa...
    daqui a menos 2 meses sou eu...

    ResponderEliminar
  2. vai ser muito bom na mesma tenho a certeza.
    Se quiseres posso arranjar-te as decorações mais baratas do que há nas casas das festas. É só dizeres.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Compreendo-te perfeitamente; a Luísa fez 4 aninhos e também pelas razões que enumeras fizemos um lanchinho cá em casa com os 2 priminhos e um dos melhores amigos.
    Ela ADOROU!
    Vais ver que corre tudo bem, não te sintas culpada, não tens porque fazê-lo ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. vou ser muito sincera: acho ridículo todo o trabalho que se tem com as festas de anos de miúdos de 1 (!), 2, 3 anos...

    o diogo no ano passado nem festa teve: almoçámos na minha mãe, lanchámos com os meus sogros e pronto. o meu pai, infelizmente, não pôde estar com ele ou ficaria para o jantar.

    para o ano não sei como será...mas podes ter a certeza que não me vou andar a esfalfar durante semanas para organizar um festarão!

    junta os amigos do miúdo, dá-lhes um lanchinho e pronto.

    ;)

    ResponderEliminar
  5. Tens que fazer mediante a tuas possibilidades e as condiçoes que tens.
    Acho que para já, ele não deve ligar muito... ou seja saber entre o que é uma boa festinha e uma festa mais reservada.

    Bjs. e Bom FDS

    ResponderEliminar
  6. Não te preocupes muito com o assunto. nesta idade basta-lhe um dia diferente com alguns amigos e já fica feliz.
    E aproveita... Porque daqui a uns anitos é ele que já "exige" uma festa assim ou assado, e depois é que é complicado dar a volta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não fiques triste pois quando forem maiores é que vão querer festa! E se tudo correr bem, lá poderàs fazer a festa desejada.
    Para o meu piolhito nunca fizémos grande festa, no 1° ano soprou a vela comigo, papà e avó! No 2°, fizemos na casa da avó um lanche simples para a "velharia" toda, mais como forma de lhes agradecer as prendas e carinhos que sempre deram ao piolhito e para avisar que apartir desse ano a festa será feita na escolinha com os colegas! As festas são optimas mas eles cansam-se muito, o melhor para eles (na minha opinião)é serem príncipes por um dia na escolinha com os amiguinhos(mesmo que nesse dia não tenha escola);
    (é verdade que a minha familia está toda em portugal, mas se estivesse aí faria sempre algo simples,pois ainda são muito pequeninos); Mais terde faremos a festa que ele desejar...
    Mas compreendo-te bem.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. A Inês disse tudo!!

    Não te preocupes!HÁ coisas tão mais importantes!!

    :)

    (Ana Sousa)

    ResponderEliminar
  9. Nem com esta idade , nem mais velhos. Acho um desperdicio de dinheiro e (vou ser frenca) um excesso que é cometido nos últimos anos essas coisas de convidar os amigos todos, sitio todo xpto e lembranças para os convidados.
    Cada vez mais um aniversario de uma criança se assemelha a um casamento!?!?
    Sempre tive festinhas modestas quando era criança e sempre adorei! Ainda hoje adoro fazer anos! Será que as crianças de agora são tão diferentes de nós? Não me parece.
    Faz o que puderes fazer e vais ver que ele vai adorar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. olha a festa da B no primeiro e segundo ano sempre foi igual.. um lanchinho. ela adorou!!!

    ResponderEliminar
  11. Há duas semanas fiz a festinha de aniversário (3) do meu enteado lá em casa. Andámos atarefadíssimos a planear tudo e ficámos orgulhosos da mesa linda que apresentámos com rissóis, empadas, triângulos de fiambre, bôla de carne, brigadeiros, tarte de maracujá... (um exagero!) Foi quase tudo feito por nós, até o bolo de aniversário (se quiseres, dou-te a receita, é óptimo!), o problema é que nos esquecemos de avisar que se tratava de um lanche-ajantarado e, por isso, no final, estava quase tudo intacto. Para não ficar com as coisas a estragar-se em casa, optei por dividi-las pelos convidados. Correu bem, não faltou nada, mas, para o ano, já sei! É bolinho, champanhe e pouco mais. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Claro que ele se vai divertir e muito vais ver.

    Como tu mesma disseste essa pressão somos nós e a sociedade em que nos inserimos que a faz e isso para ele AINDA não existe, aproveita eheheh.

    Beijinhos :o)

    ResponderEliminar
  13. Este ano tambem n fiz nenhuma festa para o francisco,fez 1 ano e sinceramente nao dava valor.Acho que pelo menos até aos 3 anos n compreendem muito bem o que se passa.Ficam felizes se estivermos felizes e se as pessoas k ele realmente gosta tambem lá estiverem.

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Eu com o Miguel fui muito, muito parvinha, começou no 1.º ano, amigos meus e filhos de amigos, mais familia, uma confusão, o miudo nem ligou nenhuma, só achava piada aos papeis de embrulho e até se assustou com o barulho das palminhas, perfeitamente desnecessário.

    No 2.º ano achei que desta é que era, e fiz uma festa idêntica à do 1.º ano, não valia mesmo a pena.

    No 3.º e 4.º ano, sim, uma mesa cheia: batatas fritas, gomas, gelatinas, um mousse de chocolate e um salame e os coleguinhas da mesa dele do colégio (convidei cerca de 10). Ele divertiu-se imenso e achei (pela primeira vez) que tinha valido a pena. Os presentes de lembrança em vez de doces foram:
    3.º ano: um animal daqueles das lojas dos 300 (o tema era esse, no bolo)
    4.º ano: um lenço para porem à pirata (tema da festa)

    À noite vieram os tios e os avós jantar. Não misturei e não me arrependi.

    Acho que nos 5 anos vou manter o estilo ;o)

    Para o frederico de certeza que não vou cair no mesmo erro, com o dinheiro que se gasta dá para pagar 2 ou 3 consultas de pediatra.

    Beijinhos e boa festa

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |