Doce para entrar no novo ano

31 de dezembro de 2012

Bolacha Maria molhada em café, mousse de chocolate aromatizada com menta, natas batidas e polvilhadas com canela e pepitas de chocolate.
Intercalei uma camada de bolacha com outra de mousse. Gastei 3 pacotes de bolacha. No final cobri com a mousse que sobrou. Levei ao frigorífico para a mousse ficar mais espessa e depois bati as natas e coloquei por cima com a ajuda de um saco pasteleiro com um bico frisado. 
Servir bem fresco.

Hora do chá

30 de dezembro de 2012

[bolachas caseiras de canela e chá de camomila]

A noite foi péssima, com muitas dores nas articulações do pescoço. Volta e meia é isto. Torcicolos a vulso. Já é o segundo este mês. Fico quase sem me poder mexer, pois apanha-me os movimentos do ombro.
Tomei um anti-inflamatório, um banho demorado com água bem a escaldar e um chá a seguir. Não fiquei boa, é verdade, mas pelo menos estou mais reconfortada.

Dinner's on the table!

28 de dezembro de 2012


Para nós.


Para os miúdos.

E às vezes são estas ditas refeições simples que nos confortam a alma. Sopa de feijão com os ovos estrelados perfeitos. Com alho picado.
Para eles grelhei umas salsichas de soja, batata palha, um resto de feijão guisado e cozi rapidamente uns brócolos, que eles adoram.

Gostos meus (ou melhor...material dreams...)

28 de dezembro de 2012


via [weheartit]

Um Smeg e uma Kitchenaid na minha cozinha. Sou pobrezinha a sonhar... :)

Faltam 5 dias

28 de dezembro de 2012

Para regressar ao trabalho.
Depois de 14 dias a acordar entre as 9:30 e as 10h vai-me custar horrores voltar a levantar-me às 6:30 do costume, voltar aos regressos a casa já bem de noite, voltar à rotina de preparar roupas e lancheiras para o dia seguinte.
Que bênção foram estes dias com os meus filhos...
Eles também o sentiram assim, verbalizando este prazer muitas vezes. Avizinha-se um ano difícil, com contas ainda mais magras do que aquelas que temos tido, que nos obrigarão a medidas ainda mais extremas para sobrevivermos, mas há que encher o peito e erguer os olhos ao céu, buscando sabedoria e alento para o que aí vem. 
Deixa-me aproveitar os 5 dias que faltam, porque não há nada pior que sofrer por antecipação.

Sol de Inverno

27 de dezembro de 2012



E que bem se estava ao pé da praia. Mesmo calor.
Acordámos a horas indecentes e, por isso, o almoço foi já pela tarde dentro junto ao mar.

Filhoses da Beira Baixa

27 de dezembro de 2012


A minha bisa Hermínia já as fazia, depois passaram a ser feitas pelos meus avós, entretanto a minha mãe continuou a receita e hoje foi uma emoção para mim, fazê-las pela primeira vez. 
Ainda não as provei, mas de aspecto, deixam-me contente. 

Que bem que se está no campo

26 de dezembro de 2012


O pai já andava a acusar algum sentimento de culpa por causa dos excessos gastronómicos, próprios desta época, e lá fomos ao parque para que ele e o mano pudessem correr e jogar à bola.
Ela levou as suas inseparáveis Pin y Pons e ambos colheram azedas. O sol brilhou e estava-se muito bem.

Doçaria pronta

24 de dezembro de 2012


Tarte do Advento, Bolo Rainha e Cakepops. Tudo feito por mim. Este ano a consoada é com a família do pai e são estas a iguarias que vamos levar para partilhar.

Flour, eggs, sugar, cutters and chocolate

23 de dezembro de 2012





Eles divertiram-se com as sobras da massa das bolachas de canela e eu fiz mais cakepops, desta vez para a nossa mesa da consoada e para grande alegria dos meus filhos.
Repeti os azevinhos, que acho amorosos e estreei-me nas árvores de Natal. Acho que ficam uma delícia, para o paladar e para a vista, que os olhos também comem.




Baking and other stuff

21 de dezembro de 2012


Há coisas que "namoramos" bastante tempo, até conseguirmos finalmente tê-las. Estas loiças do Continente são a minha perdição. Ainda me hei-de perder mais...


Os meus Cakepops de Natal ficaram mesmo como eu queria. Não me canso de olhar para eles. 

Dia dedicado aos bolos

20 de dezembro de 2012


Não sinto os pés. Doem-me as costas. Mas o sentimento de dever cumprido é daquelas coisas que me deixam tranquila e de bem comigo. Amanhã ainda farei cupcakes e cakepops. Espero depois colocar aqui as fotos. :) 

Aqui ficam as de hoje. UFA!



Wanna grab a bite???

20 de dezembro de 2012


Tartes de cogumelos e de soja. Cheira tão bem na minha cozinha...

Flocos de Neve e azevinho

18 de dezembro de 2012


A secarem, para depois decorarem uns lindos cakepops natalícios.



Enquanto isso, as raparigas divertem-se a vestir e despir bonecas virtuais, o rapaz joga futebol na PS e eu estou a moer a cabeça para descobrir o que farei para o almoço.

A simplicidade das crianças

18 de dezembro de 2012

Gabriel a fazer uma ficha de Estudo do Meio, sobre o corpo humano:
- mãe, quais são as funções que asseguram a nossa vida?
- é fácil, Gabriel! Deus! 
:)

Incontornável...

17 de dezembro de 2012

Estes últimos dias foram de grande comoção para mim, que continuo a sentir um choque imenso, uma dor excruciante, ao receber as notícias do massacre de Newtown, Connecticut, E.U.A.. Ver as fotos das 20 crianças mortas, repetidamente na televisão e nos jornais. O esmiuçar do perfil do jovem assassino. 
Tenho dois filhos com as mesmas idades daqueles meninos e meninas. Impossível não me colocar no lugar daqueles pais...
Estamos à mercê da loucura dos outros. Estes pais não puderam proteger os seus filhos. Outros adultos perderam a vida a tentar fazê-lo. A maldade e a injustiça são uma consequência da acção do diabo neste mundo. Não compreendo o que levou aquele jovem a cometer este acto hediondo, que me causa horror, só de pensar. Estou, de coração e em pensamento, a orar por aqueles pais e mães, que estão neste momento a lidar com a irremediável perda dos seus meninos numa época festiva que vai agudizar, ainda mais, a sua já tão grande dor. 

Presentes embrulhados

17 de dezembro de 2012



Pelo menos a maioria. Ainda tenho mais duas prendas para comprar. 
Este papel custou 0.99€, no IKEA. A ráfia já a tenho há uns três anos, já é o 3º Natal em que a utilizo.
As etiquetas foram feitas por mim. 1 cartolina A4 vermelha e outra branca. As simple as that.

Aqueles brinquedos que só dão trabalho...ao pai

14 de dezembro de 2012


O Gabriel aprende e ajuda, o pai tenta, a todo o custo, perceber as instruções. A Diana semeia a confusão.
Supostamente, vai sair dali uma vigia. 

A pedido de algumas famílias

14 de dezembro de 2012


Sugar Cookies com aroma de limão

[receita adaptada das Sugar Cookies do blog Sweet Sugar Belle]

Ingredientes:

230 g de margarina
175 g de açúcar em pó
1 ovo
sumo e raspa de 1 limão
1 c de chá de sal
1 c de chá de fermento em pó
450g de farinha (tipo 55)

Preparação:

1. Bater a margarina e o açúcar.
2. Adicionar o ovo e o sumo do limão. Misturar bem.
3. Envolver a farinha, o fermento, o sal e a raspa do limão. Adicionar de seguida à mistura anterior até estar tudo bem incorporado. Deixe repousar alguns minutos.
4. Com a ajuda do rolo estender a massa e cortar as bolachas, polvilhando sempre com farinha, quer o rolo quer a base onde está a estender a massa.
5. Cozer as bolachas a 180º por 10 minutos até a parte de cima estar seca. Não deixar cozer até ficarem demasiado tostadas.

Tarte do Advento

14 de dezembro de 2012

Já faz parte da nossa mesa de Natal há muitos anos, pela mão da minha mãe. Eu fi-la apenas uma vez, no 1º Natal do meu filho, tinha ele 15 dias de vida. Este ano vou fazê-la duas vezes. Hoje, para o concurso gastronómico de Natal que vamos ter na igreja, amanhã, e depois para a noite da consoada. 



Ingredientes
6 rodelas de ananás em calda
50 g de passas
50 g de pinhões (facultativo)
5 ovos
o mesmo peso dos ovos em açúcar
metade do peso dos ovos em farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó (facultativo)
75 g de manteiga
sumo e raspa de uma laranja pequena

Preparação
Unte com margarina e polvilhe com açúcar um tabuleiro de alumínio ou, de preferência, de pirex com as dimensões aproximadas de 30x21 cm. Abra a lata de ananás, escorra a calda para um tachinho, junte 2 ou 3 colheres de açúcar e faça-a ferver até ficar em geleia. Em seguida, coloque as rodelas espalhadas no fundo do tabuleiro; nos intervalos coloque os pinhões e as passas. Agora, a massa: primeiro misture a farinha como fermento; à parte, ponha a manteiga a derreter. Deite o açúcar num recipiente, junte as gemas, mexa e bata muito bem com o sumo, a raspa da laranja  e 1 colher de sopa  da calda do ananás. Bata sas claras em castelo firme. Junte ao batido metade da farinha, mexa, junte-lhe depois a manteiga derretida, torne a mexer, adicione metade das claras, depois o resto da farinha e, por fim, o resto das claras; ligue tudo bem com muita delicadeza. Deite o preparado no tabuleiro, alise e leve a cozer em forno bastante quente (200 a  250º) cerca de 30 a 45 mn .  Ao servir, pinte com a geleia de ananás.  

Férias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

14 de dezembro de 2012

Só mais 3 horas e meia e lá vou eu descansar uns dias. 
Este tempinho é que era escusado. Hoje pensei que voava...

A boa aluna que existiu em mim, assim como a adolescente parvítica

11 de dezembro de 2012

Este fim de semana a minha mãe entregou-me o meu dossier de fichas de avaliação da escola primária. Uma relíquia, senhores! 
O meu filho, perante os Bons e os Muito Bons só perguntava:
- então e quando é que aparecem os errados??
Eu sei que o ditado diz que "Presunção e água benta cada um toma a que quer", mas a verdade é que eu era boa aluna, gostava da escola, naqueles que foram os tempos áureos em que eu ainda pescava de Matemática. 
- não há errados, filho. - respondi-lhe, perante o seu ar incrédulo.
A acrescentar a esta preciosidade veio outra, não tão preciosa, pelo menos na riqueza do conteúdo. As cartas de amigas e os bilhetes trocados nas aulas entre mim e as minhas melhores amigas. Oh, céus! A decadência da conversação adolescente é uma coisa...com uma única diferença, que tem de ser realçada, o português rico e imaculado, mesmo em bilhetes parvinhos é inquestionável. Primavamos pela excelência gramatical, mesmo a debitar tolices e impropérios. 
Enfim, tenho de guardar aquilo a sete chaves até a minha filha ser maior de idade. :) As séries do Disney Channel ao pé daquilo são desenhos animados para bebés.

Gostos meus

11 de dezembro de 2012




Gostar de cozinhas (especialmente no Natal)

11 de dezembro de 2012




Out of this world

11 de dezembro de 2012

Os meus filhos lutam, literalmente, por mais uma garfada de salada. Não deixam de ser gulosos, e também lutariam pelo último bombom da caixa mas, no outro dia estava eu a preparar a minha marmita e chegou a vez de acondicionar os bróculos no tupperware.
- tchiii!!! vais comer bróculos!!! G'anda sorte!!! - disse o meu filho com o ar mais desconsolado desta terra.
Ontem fiz peixe cozido para o jantar (com batatas, cenoura e ... BRÓCULOS). Coloquei os verdinhos em quantidades generosas, porque o rapaz às vezes pede para repetir só os ditos. 
A irmã, que até se recusaria facilmente a comê-los acaba por ser influenciada por ele e põe-se a dizer que são uma delícia e tal, em género de auto mentalização, mas o que é certo é que marcharam todos.
:)

Day_9_Satisfaction

9 de dezembro de 2012


Partilhar um almoço com amigos, conversas, gargalhadas. Sabe muito bem. Agradecemos à C. o convite.

Hats & high heels

9 de dezembro de 2012


Os chapéus (e boinas) são paixão antiga, tenho um de bombazina verde que comprei com os meus 16 anos e que uso até hoje. Os saltos altos são um gosto, mas um que choca com o meu desejo maior de conforto...até calçar estes. 

Day_8_Craving

9 de dezembro de 2012


O que vale já não tenho de esperar muito tempo para lhes deitar o dente. O Natal está já ao virar da esquina.
A minha mãe tem de me passar a receita, pois é coisa que não se pode perder, as filhoses da Beira Baixa.
Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |