Do Gabriel (desenvolvimento aos [quase] 4 anos)

22 de outubro de 2008

Desenvolvimento Físico
• Grande actividade motora: corre, salta, começa a trepar escadas, pode começar a andar de triciclo; grande desejo de experimentar tudo; (oh sim!)
• Embora ainda não seja capaz de apertar os atacadores, veste-se sozinho razoavelmente bem; (correcto)
• É capaz de comer sozinho com uma colher ou um garfo; (correcto)
• Faz puzzles simples; (já consegue fazer puzzles com 25-30 peças)
• Copia figuras geométricas simples; (sinceramente não sei...círculos ele faz...agora o resto...tenho de perguntar à Educadora)
• É cada vez mais independente ao nível da sua higiene; é já capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia); (há um ano que se baniram as fraldas em todas as frentes)

Desenvolvimento Intelectual
• Compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos; (adoro as conversas dele)
• Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis; (de uma forma maravilhosa)
• Compreende o conceito de "dois"; (sim)
• Sabe o nome, o sexo e a idade; (correcto)
• Repete sequências de 3 algarismos; (já conta até vinte sem se enganar)
• Começa a ter noção das relações de causa-efeito: (sim...)
• É bastante curioso e inquiridor; (muito!)

Desenvolvimento Social
• É bastante sensível aos sentimentos dos que o rodeiam relativamente a si próprio; (bastante)
• Tem dificuldade em cooperar e partilhar; (tem de ser muito convencido)
• Preocupa-se em agradar aos adultos que lhe são significativos, sendo dependente da sua aprovação e afecto; (sim)
• Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres; (correcto)
• Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em actividades de grupo com outras crianças; (já gosta muito)

Desenvolvimento Emocional
• É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo; (dependendo do sítio e das pessoas com quem fica)
• Começa a desenvolver alguma independência e auto-confiança; (absolutamente)
• Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro; (sim)
• Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda; (muitas vezes)
• Imita os adultos; (curiosamente, ou não, no que eles têm de pior)

Desenvolvimento Moral
• Começa a distinguir o certo do errado; (perfeitamente)
• As opiniões dos outros acerca de si próprio assumem grande importância para a criança; (completamente!)
• Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressivo; (às vezes)
• Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo "Eu mato-te!", sem ter noção das suas implicações; (sobretudo a brincar com os bonecos)

4 comentários:

  1. Isso é da escola ou é da tua autoria? Está um bom resumo de um gajinho giro e feliz! Luz

    ResponderEliminar
  2. Luz: meus só mesmos os comentários a itálico.

    ResponderEliminar
  3. Ele está muito desenvolvido! E eu adoro quando falas (com tanto orgulho) das conversas dele e da imaginação dele. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |