Viajar em Tempo de Pandemia

30 de dezembro de 2021

Já tinha saudades de vir aqui escrever um texto, e não apenas publicar as minhas leituras no Goodreads.
Talvez em 2022 deva investir mais aqui, mas não faço promessas, porque sou uma procrastinadora nata e já sei como funciono com compromissos de passagem de ano.
Adiante. Pensava que 2021 seria mais um ano sem viagem alguma. Não é que adore andar de avião, e até é conveniente que me esqueça entre um voo e outro...
Mas depois de muitas peripécias e imprevistos, cancelamentos, reembolsos e vouchers, decidimos num impulso ir a Barcelona.
Chegámos dia 27 ao fim do dia, fizémos check-in no hotel, fomos jantar e dar uma volta e depois, descansar.

O dia 28 foi o mais cansativo. Andámos quilómetros e quilómetros. O Bairro Gótico e a Ciutat Vella são zonas maravilhosas, cheias de personalidade e recantos encantadores. A antiguidade da grande parte das fachadas de lojas e outros estabelecimentos foi preservada e mantida.
Tapeámos muito e comemos o tradicional "xocolat amb xurros". 🤤
Conhecemos o motorista de autocarro mais antipático e fomos ao Park Guell. Gaudí foi um fora de série. Que privilégio contemplar um pouco daquilo que povoava a sua imaginação.

Comprámos, online, e com antecedência, um passe para 48h, que contam a partir do momento em que é ativado. Chegados ao aeroporto, foi só ir à máquina, colocar o código e retirar os passes.

Fomos do aeroporto para o centro de metro. A cidade é muito bem servida de transportes.

Na última manhã de estadia, fomos à Casa Batlló, a Barceloneta e a Camp Nou.

Foi curto, mas intenso.

Intensos foram também os preparativos burocráticos. Quem tem certificado de vacinação ou de recuperação não precisa de teste negativo para entrar em Espanha.
Mas tivémos de preencher o formulário de controlo sanitário
Para voltar a entrar em Portugal, quem tem certificado de vacinação tem de apresentar na mesma um teste negativo, ou PCR (feito há 72h) ou antigénio (feito há 48h). Quem tem certificado de recuperação, não precisa. O que é necessário, antes de embarcar, é apresentar também o código QR gerado pelo preenchimento do Passenger Locator Card. Tive de ajudar um senhor mais velho, que viajava com o neto, e que ficou visivelmente aflito quando lhe pediram este documento. Para quem não sabe e não domina as tecnologias, pode ser complicado navegar por este mar de papéis digitais.

Ou seja, antes de irem para qualquer lugar, o melhor é irem ao site do aeroporto e pesquisar tudo o que é preciso para o destino desejado. Surpresas à boca da porta de embarque é que não.

Em Espanha, em 99% dos restaurantes/bares tivémos de apresentar o certificado de vacinação (ou de recuperação). Quem não tem, não entra.

Se foi trabalhoso? Foi. Se valeu a pena? Sempre.

Amei Barcelona.

Livro 10 - 2021

25 de outubro de 2021

The Four WindsThe Four Winds by Kristin Hannah
My rating: 5 of 5 stars

Ainda estou a fungar impiedosamente.
Este é um livro incrível sobre o poder nefasto que o desamor dos outros pode ter na forma como nos vemos a nós mesmos. Mas também é um livro que nos mostra a coragem apesar do medo. O amor apesar da desilusão, a esperança apesar do desespero. Acima de tudo, é a história do amor imenso de uma mãe pelos seus filhos.
Só leiam.

Livro 9 - 2021

25 de outubro de 2021

O Clube Jane AustenO Clube Jane Austen by Natalie Jenner
My rating: 3 of 5 stars

Para quem é fã de Austen, como eu, é uma boa leitura.
Durante a primeira metade do livro avancei de forma lenta e muito mastigada. E depois a segunda metade li-a de enfiada, num desejo sôfrego de ver as peças todas do puzzle, cujo encaixe já tinha vislumbrado, no seu devido lugar.

Livro 8 - 2021

O Pecado de Porto NegroO Pecado de Porto Negro by Norberto Morais
My rating: 5 of 5 stars

Sinto que inspirei devagarinho nas primeiras páginas, sustive a respiração durante todo o tempo em que li sofregamente o resto do livro e soltei o ar, como quem chega ao fim de uma contração das fortes, na página 429.
Só leiam.

Livro 7 - 2021

Almoço de DomingoAlmoço de Domingo by José Luís Peixoto
My rating: 4 of 5 stars

Contar a história de uma vida que não se viveu deve ser coisa difícil.
Mas nestas páginas encontramos sensibilidade, delicadeza, poesia.
Movimentamo-nos com o personagem principal, entre passado e futuro.
Percorremos memórias e sentimentos, lições aprendidas, sabedoria compartilhada, connosco leitores, dos seus 90 anos bem vividos.
Foi o meu primeiro livro de José Luís Peixoto, e não podia ter ficado mais agradada com a sua forma de escrever.
É, sem dúvida, uma bela homenagem em vida a esta figura de destaque no nosso país. Um testamento de valores e princípios que nunca passam de moda.

Livro 6 - 2021

A TrocaA Troca by Beth O'Leary
My rating: 4 of 5 stars

Não é uma obra prima da literatura, mas era o livro que eu precisava neste momento.
Doce, leve, talvez até previsível, mas que nos lembra que a família é o mais importante e que as perdas podem causar dor e sofrimento mas podemos sobreviver-lhes e encontrar o caminho para a felicidade novamente.
E o amor... Ah, o amor...

Livro 5 - 2021

A Dança das EstrelasA Dança das Estrelas by Emma Donoghue
My rating: 4 of 5 stars

Será que mudámos assim tanto, ou um século depois, o essencial continua a ser exatamente o mesmo?
Imaginem passar por uma pandemia com menos de metade dos recursos e conhecimentos que temos hoje, no meio do flagelo de uma guerra mundial.
Imaginem que a ausência de saneamento básico e a pobreza é a realidade da maioria da população.
Adicionem umas colheradas de superstição popular e preconceito religioso.
É um livro muito bonito, que fomenta a nossa empatia, compaixão e amor pelo próximo.