Countdown

20 de dezembro de 2016

Estamos em contagem decrescente para a consoada. Hoje é dia de consulta para mim (detesto!!! Citologia cervical. 😩Bah!) e de vacinas para ela. A minha drama queen já anda há uma semana a maldizer o seu destino, mas eu já lhe disse que não há volta a dar. 
Amanhã, sem falta, vai ser noite de embrulhar presentes de empreitada. Na quinta-feira já prometi aos miúdos que fazemos bolachas de natal e sexta já estou de férias, mas basicamente vai ser o dia todo na cozinha. Yay! 


Semana 50/52

16 de dezembro de 2016

Foi uma semana meio bipolar. Chuva, frio, sol, nevoeiro, sol outra vez e hoje chuva de novo.
O inverno está quase aí, assim como o Natal. A minha ansiada semana de férias antes do ano novo também. Felizmente tenho estado melhor estes dois últimos dias. Hoje é o último dia de aulas do primeiro período. Parece-me que não vão haver negativas. 🎇
Ando numa fase em que só me apetece enrolar-me na minha concha. Ainda não comprei os frutos secos, a farinha e os ovos, o açúcar e a canela, o fermento de padeiro fresco, as laranjas, o ananás, as cerejas cristalizadas. Não há presentes embrulhados debaixo da árvore. 
Ontem encontrei no comboio o meu ex namorado. Logo no dia em que não tinha maquilhagem e parecia morta viva com olheiras daqui até ao Japão...a malta não quer reconquistar ninguém, obrigadinha, estou muito bem, mas gostamos de estar no nosso melhor, ou sou só eu?
Então tudo bem? - perguntou ele. Tudo maravilhoso claro. Ia lá agora desenrolar o rol de maleitas que me têm atingido. Ia parecer a minha avó. Enfim...
E depois, cereja no topo do bolo, já não bastava a minha crua consciência a acusar-me do meu aspeto zombie, quando chego ao pé do respectivo, diz-me ele com aquele ar amoroso, condescendente: - estás cá com umas olheiras, rapariga! Estás velha, amor. 😞 Obrigadinha, ó meu. 
Hoje levantei-me e toca de artilhar a fronha. Ela foi creme hidratante, BB cream, sombra, risco preto, rímel. Sim, isto já é o auge de maquilhagem, para mim. Estou cansada e "morta" na mesma, mas devo disfarçar melhor.

Do mundo

15 de dezembro de 2016

Hoje acordei e a minha única preocupação com os meus filhos é que levem tudo o que precisam para a escola, se agasalhem e comam tudo ao almoço. Logo estaremos juntos outra vez e vão contar-me como foi o dia. Hoje, em Aleppo, há pais a pedir autorização para matar as filhas, esposas, irmãs, mães...para evitar que sejam violadas e mortas à sua frente pelo exército invasor. Dizer que estou devastada e com um sentimento de impotência dentro do peito é pouco, muito pouco. 😟


Fazer amor

14 de dezembro de 2016

2 da manhã. Pensei que ia dar os meus últimos suspiros nesta terra. Sim, senti-me assim tão mal. O ardor e a pressão no peito intensificavam-se. Contorci-me na cama até que me levantei. Sentei-me na sanita e quando pensei que o coração ia parar e os suores frios tomavam conta de mim, vomitei. No chão. Pés descalços no mosaico frio da casa de banho. Um espetáculo nada bonito. O meu marido veio e limpou tudo. Fez-me festas. Perguntou se precisava de ir ao hospital. Fez-me um chá. Adormeci. A mão dele, quentinha e disponível, ali. ♥

Do fim-de-semana em fotos

13 de dezembro de 2016

Porque hoje não estou virada para as palavras...
Às vezes gasto-as em demasia. Outras vezes perco-as. De vez em quando fogem-me. Amiúde, baralho-as. Volta e meia, consigo arrumá-las e dizê-las. Hoje não.


Não estou nada preparada para isto

12 de dezembro de 2016


O Gabriel teve um jantar de aniversário no sábado à noite. Sim, isso. Leram bem. 
No meu tempo, com 12 anos as festas ainda eram com a família toda reunida e um punhado de colegas de escola que não excediam os 4 ou 5. 
Fomos levá-lo às 20h e depois fomos buscá-lo às 23h. Os pais da aniversariante estiveram sempre presentes, claro. Valha-nos isso, senão também não ia, óbvio. 
À laia de conclusão. As miúdas de 12 anos de hoje em dia são, regra geral {deixa ver como posso dizer isto de forma simpática}, peneirentas. Praticamente todas tinham maquilhagem ON, you name it, ou risco preto nos olhos, ou rímel, ou batom garrido, unhas pretas também por lá vi. 
O facto incontornável é o de parecerem ser as irmãs mais velhas dos colegas rapazes, com a mesma idade. E depois posso referir o "à vontadinha", ou a falta de bom senso. Cadê a vergonha, o pudor, os olhares marotos envergonhados? Qual quê? Chega a hora de vir embora, e mesmo comigo e com o meu marido ali ao lado, quase que me engoliam o rapaz com beijos e abraços. Às duas de cada vez. 

Alto aí, vá...não estraguem a mercadoria. Menos! Help!

Semana 49/52

9 de dezembro de 2016

Sexta-feira. Finalmente. Esta semana, ainda assim, tivemos uma benesse, porque ontem foi feriado. Mas também é verdade que isso ainda torna mais difícil não fulminar o relógio que nos acorda às 6h15 da matina do dia seguinte.
Não querendo agoirar, parece-me que as minhas dores de estômago amainaram. Pelo menos ontem passei melhor o dia...aguardemos.
Uma hora antes do pôr-do-sol rumámos a Lisboa e fomos espreitar o MAAT. Aproveitar que a euforia da novidade já passou (e até porque o passeio marítimo de Belém já era apelativo antes do museu lá estar). Não desiludiu. O pôr-do-sol de Lisboa, à beira rio é esplendoroso. E a vista do terraço do museu vale a pena. Estava (e tem estado) uma temperatura estranhamente amena e agradável para o mês de Dezembro e fomos espreitar parte das iluminações de natal da cidade. Os miúdos comeram pela primeira vez comida mexicana no Mez Cais. Espreitem, vale a pena!
Agora é aguardar pelo fim-de-semana para descansar, respirar fundo, agradecer.




O difícil equilíbrio entre a justiça e o amor

7 de dezembro de 2016

Entre a educação e a misericórdia. Entre a firmeza e a longanimidade. Entre disciplina e condescendência.
Ando por aqui, a fazer equilibrismo. A ver se não caio.
Se os filhos viessem com manual de instruções e os pais já nascessem ensinados...

Dias especiais ♥

5 de dezembro de 2016

Este foi um sábado duplamente especial.
O Gabriel completou mais um ano de vida. 12 anos 💕.
Teve também o privilégio de trocar de lenço na cerimónia de investiduras e sou agora a orgulhosa mãe de um Desbravador.



Agradeço a Deus pela vida do nosso filho e espero que ele continue a crescer com os valores que tem aprendido.

Semana 48/52

2 de dezembro de 2016

Novembro acabou. A minha barriga continua a recusar-se a dar-me dias normais. Não consigo comer e o intestino também resolveu fazer greve. Têm sido dias maravilhosos...só que não. Os miúdos estão em semana de testes, tem chovido, o estendal partiu-se, a roupa está acumulada e os dias sucedem-se comigo meio que a arrastar-me como posso.

Ontem foi feriado e eu passeio-o no quentinho da minha casa, pena que sem grande ânimo. Durante todo o dia comi uma canja e bebi uma caneca de chá. Mesmo assim cumpri a tradição de ver as "Mulherzinhas" com a Diana e o ponto alto do dia foi o meu filho oferecer-se para fazer o jantar. Fê-lo com a ajuda das minhas instruções, claro, mas saiu-se muito bem e é bom ver que tem gosto pela cozinha. (ah! e o estendal já foi arranjado graças às habilidades de um amigo do meu marido para soldar coisas. muito gratos!)


Venha o fim-de-semana! Este vai ter sabor especial.
Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |