Metade de se ser pai ou mãe

22 de março de 2011

É estar presente. 
É uma ideia "roubada" à serie televisiva Uma família Moderna, mas é totalmente verdade. Hoje ligaram da escola para me dizerem que o Gabriel tinha caído dentro de uma poça considerável de lama, no recreio e que estava demasiado molhado e sujo para se sentir confortável para a parte da tarde. Como sabem que estou em casa, perto, pediram-me que lhe fosse levar roupa limpa. Fui. O que é certo é que ele estava de tal maneira que precisava de um banho. Veio comigo, tomou um duche e vestiu roupa lavada. Fui levá-lo ainda a tempo de brincar o último quarto de hora antes das aulas da tarde. 
E é isto. O grande privilégio de poder estar presente, sempre que é preciso. Compensa o futuro incógnito e todas as interrogações sobre o caminho a seguir. 
- mãe, é mesmo fixe estarmos perto da escola, senão não podias trazer-me a roupa.
- não filho. o fixe é a mãe estar em casa, porque se estivesse a trabalhar fora, hoje ias ficar cheio de lama até às 17:30.
E hoje, pela primeira vez, perguntou o porquê de eu não estar a trabalhar e eu expliquei. O que é ser despedido. O porquê de agora fazer bolos. De como a vida e o conforto dependem do dinheiro. Hoje ele vislumbrou um pouco da responsabilidade que é ser adulto e sobretudo que nada cái do céu e que o importante é podermos cuidar da família.

13 comentários:

  1. :) que bom, Raquel!

    E sim, tens toda a razão em tudo o que escreveste do principio ao fim. beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Tão bom ter perto a mamã, e tu estás a trabalhar ainda que em casa estás a trabalhar. E ele(s) vai te dar sempre muito valor por isso vais ver!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. É sem dúvida alguma um previlégio para ti e para ele(s) estares em casa neste momento, com todos os receios futuros que isso possa implicar, claro.

    É muito bom! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. é um enorme previlégio mesmo! e essas conversas Raquel são muito necessárias. lá em casa tento passar à Joana muitas vezes o porquê de eu precisar de trabalhar porque na turma dela, temos algumas mães desempregadas que deixam as crianças mesmo às 9 e que às 16h30 já as foram buscar. ela questiona porquê que não lhe faço o mesmo e explico. já expliquei muitas e muitas vezes. vai entrando qualquer coisa, mas noto que ainda não entrou a 100% e ela vai puxar o tema ainda muitas vezes! felizmente o problema do sujar-se não tenho. lá no colégio exigem-nos três mudas de roupa por criança que ficam num saco pendurado em cada cabide (mesmo na primária exigem uma muda) e existe duche em cada casa de banho :) e a minha já os usou... por duas vezes quando se vomitou toda... deu jeito até conseguir sair e ir busca-la... muito jeitinho :) beijinhos querida!

    ResponderEliminar
  5. É verdade..
    Eu apesar de ter tomado uma decisão completamente diferente da tua, e nem sequer ponderar ficar em casa por inúmeros motivos, sei que tenho a minha mãe junto á escola delas para qualquer eventualidade e dá-me muito conforto saber que ela pode ajudar. Se um dia for algo mais grave tb largo tudo e venho ao socorro delas
    Bjos
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Eaposto que lhe deste a melhor resposta...

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. É disso que eu tb tenho sorte, de estar logo ali para as minhas filhas...qualquer coisa a mãe pode resolver, é bom, gratificante.
    E são essas conversas (explicações) que eles nos proporcionam, que são simplesmente fantásticas.

    ResponderEliminar
  8. Eu compreendo-te perfeitamente e sempre achei que toamste a decisão certa.
    Felizmente tenho um emprego que me permite ter uma flexibilidade incrível (numa situação destas não teria qualquer problema em fazer o fizeste, ir à escola busca-lo, dar-lhe banho e voltar a leva-lo), mas sei que sou uma privilegiada. Começa logo por ter uma chefa com duas crianças mais pequenas que o meu...
    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Ó querida, adoro ler-te, a forma com que transmites aos teus filhos as tropelias da vida, é linda e sóbria. Requer uma sabedoria que nem todos temos!
    Mas uma mãe devia poder estar sempre presente, não apenas pela "fatalidade" do desemprego.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente a situação que te colocou presente é triste, mas o exemplo que estás a dar aos teus filhos [e não só] é o melhor. Estás aí para explicar, acompanhar e demonstrar como não paraste perante a adversidade. Um grande exemplo, mesmo!

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!

Proudly designed by | MLEKOSHI PLAYGROUND |